Custom Sidebars

Escrito por em 08/07/2023

O que são Custom Sidebars?

Custom Sidebars são áreas personalizadas que podem ser adicionadas a um site ou blog WordPress para exibir conteúdo específico em diferentes páginas ou seções. Essas áreas podem ser criadas para substituir as barras laterais padrão do tema ou para adicionar barras laterais adicionais em locais estratégicos do site.

Com os Custom Sidebars, os proprietários de sites têm a flexibilidade de exibir diferentes widgets, anúncios, formulários de inscrição, conteúdo promocional ou qualquer outro tipo de informação em diferentes partes do site. Isso permite uma experiência de usuário mais personalizada e direcionada, além de melhorar a organização e a navegação do site.

Por que usar Custom Sidebars?

O uso de Custom Sidebars pode trazer uma série de benefícios para um site ou blog WordPress. Aqui estão algumas razões pelas quais você pode considerar a utilização de Custom Sidebars:

1. Personalização: Com Custom Sidebars, você pode personalizar a aparência e o conteúdo exibido em diferentes partes do seu site, tornando-o mais relevante e atraente para os visitantes.

2. Destaque de conteúdo: Ao criar barras laterais personalizadas, você pode destacar conteúdo específico, como posts populares, produtos em destaque, depoimentos de clientes ou qualquer outro tipo de informação que você queira destacar.

3. Melhor organização: Custom Sidebars permitem que você organize melhor o conteúdo do seu site, agrupando informações relacionadas em áreas específicas. Isso facilita a navegação e a localização de informações relevantes para os visitantes.

4. Direcionamento de anúncios: Se você exibe anúncios em seu site, Custom Sidebars podem ser usados para exibir anúncios específicos em diferentes páginas ou seções, aumentando a relevância e a eficácia dos anúncios.

5. Aumento da conversão: Ao exibir formulários de inscrição ou chamadas para ação em barras laterais personalizadas, você pode aumentar a taxa de conversão e capturar mais leads ou vendas.

Como criar Custom Sidebars?

A criação de Custom Sidebars em um site WordPress pode ser feita de várias maneiras. Aqui estão algumas opções:

1. Usando um plugin: Existem vários plugins disponíveis no repositório do WordPress que permitem criar e gerenciar Custom Sidebars de forma fácil e intuitiva. Alguns dos plugins populares incluem o “Custom Sidebars” e o “Widget Logic”.

2. Editando o código do tema: Se você tem conhecimentos em programação, pode criar Custom Sidebars editando o código do tema WordPress. Isso requer um pouco mais de habilidade técnica, mas oferece maior controle e flexibilidade.

3. Usando um construtor de páginas: Alguns construtores de páginas, como o Elementor ou o Divi, possuem recursos integrados para criar Custom Sidebars. Essa opção é ideal para usuários que preferem uma abordagem visual e arrastar e soltar.

Como otimizar Custom Sidebars para SEO?

Se você deseja que seus Custom Sidebars sejam encontrados pelos motores de busca e rankiem bem no Google, é importante otimizá-los para SEO. Aqui estão algumas dicas para otimizar seus Custom Sidebars:

1. Pesquisa de palavras-chave: Realize uma pesquisa de palavras-chave relacionadas ao conteúdo que você pretende exibir nos Custom Sidebars. Use essas palavras-chave de forma estratégica em títulos, descrições e conteúdo dos widgets.

2. Conteúdo relevante: Certifique-se de que o conteúdo exibido nos Custom Sidebars seja relevante para a página em que estão sendo exibidos. Isso ajudará a melhorar a experiência do usuário e a relevância do seu site para os motores de busca.

3. Links internos: Adicione links internos relevantes nos Custom Sidebars para direcionar os visitantes para outras páginas do seu site. Isso ajuda na navegação e na distribuição de autoridade entre as páginas.

4. Velocidade de carregamento: Certifique-se de que os Custom Sidebars não afetem negativamente a velocidade de carregamento do seu site. O tempo de carregamento é um fator importante para o SEO e a experiência do usuário.

5. Responsividade: Verifique se os Custom Sidebars são responsivos e se adaptam corretamente a diferentes dispositivos, como smartphones e tablets. Isso é importante para oferecer uma experiência de usuário consistente em todos os dispositivos.

Custom Sidebars são uma ótima maneira de personalizar e otimizar a experiência do usuário em um site WordPress. Com a capacidade de exibir conteúdo específico em diferentes partes do site, você pode melhorar a relevância, a organização e a eficácia do seu site. Ao otimizar seus Custom Sidebars para SEO, você também pode aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca e atrair mais visitantes qualificados. Experimente criar Custom Sidebars em seu site WordPress e aproveite todos os benefícios que eles podem oferecer.