O que é: Edição de rodapé

Escrito por em 05/07/2023

O que é: Edição de rodapé

A edição de rodapé é uma prática comum na criação de conteúdo para websites, que envolve a adição, remoção ou modificação de informações no rodapé de uma página. O rodapé, também conhecido como footer, é a área localizada na parte inferior de um site, abaixo do conteúdo principal. Ele geralmente contém informações adicionais, como links para páginas importantes, informações de contato, direitos autorais e políticas de privacidade.

Benefícios da edição de rodapé

A edição de rodapé pode trazer diversos benefícios para um website. Primeiramente, ela permite que os visitantes encontrem informações importantes de forma rápida e fácil, sem a necessidade de navegar por todo o site. Além disso, um rodapé bem elaborado pode melhorar a experiência do usuário, tornando a navegação mais intuitiva e agradável.

Outro benefício da edição de rodapé é a oportunidade de otimizar o site para os motores de busca, como o Google. Ao adicionar links relevantes e palavras-chave no rodapé, é possível melhorar o rankeamento do site nos resultados de pesquisa, aumentando a visibilidade e atraindo mais tráfego orgânico.

Elementos comuns em um rodapé

Existem diversos elementos comuns que podem ser encontrados em um rodapé de um website. Alguns exemplos incluem:

• Links para páginas importantes, como a página inicial, sobre nós, produtos/serviços, blog, entre outros;
  • Informações de contato, como endereço, telefone e e-mail;
  • Links para as redes sociais da empresa;
  • Políticas de privacidade e termos de uso;
  • Informações de direitos autorais;
  • Links para páginas de suporte ou FAQ;
  • Links para os principais parceiros ou clientes;
  • Links para políticas de devolução ou troca;
  • Links para páginas de carreiras ou oportunidades de emprego;
  • Links para páginas de imprensa ou releases;
  • Links para páginas de eventos ou promoções;
  • Links para páginas de depoimentos ou avaliações de clientes;

Como otimizar o rodapé para SEO

Para otimizar o rodapé de um website para os motores de busca, é importante seguir algumas práticas recomendadas de SEO. Aqui estão algumas dicas:

• Use palavras-chave relevantes nos links do rodapé;
  • Evite o uso excessivo de links no rodapé, pois isso pode ser interpretado como spam pelos motores de busca;
  • Garanta que os links do rodapé sejam relevantes para o conteúdo do site;
  • Evite duplicar links que já estão presentes no menu principal do site;
  • Utilize texto âncora descritivo nos links do rodapé;
  • Evite o uso de links de baixa qualidade ou não relacionados ao conteúdo do site;
  • Atualize regularmente o rodapé com informações atualizadas;
  • Utilize tags HTML corretamente para estruturar o rodapé;
  • Evite o uso de texto oculto ou invisível nos links do rodapé;
  • Garanta que o rodapé seja responsivo e se adapte a diferentes dispositivos;
  • Teste o rodapé em diferentes navegadores para garantir a compatibilidade;
  • Monitore o desempenho do site após a otimização do rodapé para avaliar os resultados.

Exemplos de rodapés bem elaborados

Existem diversos exemplos de websites que possuem rodapés bem elaborados e otimizados para SEO. Aqui estão alguns exemplos:

• O site da empresa XYZ possui um rodapé com links para as principais páginas do site, informações de contato, links para as redes sociais e uma política de privacidade bem detalhada;
  • O site de comércio eletrônico ABC possui um rodapé com links para as categorias de produtos, informações de contato, links para as redes sociais, políticas de devolução e depoimentos de clientes;
  • O site de notícias GHI possui um rodapé com links para as principais seções do site, informações de contato, links para as redes sociais, uma política de privacidade e uma seção de carreiras;
  • O site de uma agência de marketing JKL possui um rodapé com links para os serviços oferecidos, informações de contato, links para as redes sociais, uma política de privacidade e uma seção de depoimentos de clientes.

Em resumo, a edição de rodapé é uma prática importante na criação de conteúdo para websites. Ela permite adicionar informações relevantes, melhorar a experiência do usuário e otimizar o site para os motores de busca. Ao seguir as práticas recomendadas de SEO e utilizar elementos relevantes no rodapé, é possível obter resultados positivos em termos de rankeamento e visibilidade. Portanto, é essencial dedicar tempo e atenção à edição de rodapé em um projeto de criação de websites.