O que é: Knowledge base article (Artigo da base de conhecimento)

Escrito por em 06/07/2023

O que é: Knowledge base article (Artigo da base de conhecimento)

Um Knowledge base article, ou Artigo da base de conhecimento, é um recurso valioso para empresas e organizações que desejam fornecer informações e suporte aos seus clientes. Trata-se de um documento detalhado e abrangente que contém informações sobre produtos, serviços, processos, procedimentos e outras informações relevantes para os usuários.

Esse tipo de artigo é geralmente encontrado em uma base de conhecimento online, que é uma coleção de documentos e recursos organizados de forma lógica e acessível. A base de conhecimento pode ser acessada pelos clientes por meio de um portal de autoatendimento ou por meio de uma pesquisa no site da empresa.

Um Knowledge base article é projetado para responder às perguntas mais comuns dos clientes e fornecer soluções para problemas comuns. Ele pode incluir instruções passo a passo, guias de solução de problemas, dicas e truques, exemplos de uso, informações técnicas e muito mais.

Esse tipo de artigo é extremamente útil para os clientes, pois fornece respostas rápidas e precisas para suas perguntas, sem a necessidade de entrar em contato com o suporte ao cliente. Além disso, um Knowledge base article pode ajudar a reduzir o volume de chamadas e tickets de suporte, economizando tempo e recursos para a empresa.

Para as empresas, um Knowledge base article é uma ferramenta poderosa de marketing e suporte ao cliente. Ele pode ajudar a aumentar a satisfação do cliente, fornecendo informações úteis e relevantes. Além disso, um Knowledge base article pode melhorar a reputação da empresa, mostrando seu conhecimento e expertise em determinado assunto.

Além disso, um Knowledge base article pode ser otimizado para SEO (Search Engine Optimization), o que significa que ele pode ser projetado para aparecer nos resultados de pesquisa do Google e de outros motores de busca. Isso pode aumentar a visibilidade da empresa e atrair mais tráfego qualificado para o site.

Para criar um Knowledge base article eficaz, é importante seguir algumas diretrizes. Primeiro, o artigo deve ser escrito de forma clara e concisa, usando uma linguagem simples e acessível. Isso garantirá que os clientes possam entender facilmente as informações fornecidas.

Além disso, o artigo deve ser organizado de forma lógica e estruturada. Isso pode ser feito usando sub-tópicos e cabeçalhos para separar as diferentes seções do artigo. Isso facilitará a leitura e a navegação para os clientes.

Também é importante incluir exemplos e ilustrações sempre que possível. Isso ajudará os clientes a visualizar as informações e entender melhor como aplicá-las em suas próprias situações.

Outra dica importante é manter o artigo atualizado. À medida que novas informações e atualizações surgirem, é importante revisar e atualizar o artigo para garantir que ele continue relevante e preciso.

Por fim, é fundamental promover o Knowledge base article para garantir que os clientes saibam que ele existe. Isso pode ser feito por meio de campanhas de marketing, links em outros recursos e comunicação direta com os clientes.

Em resumo, um Knowledge base article é um recurso valioso para empresas e organizações que desejam fornecer informações e suporte aos seus clientes. Ele pode ajudar a responder perguntas comuns, fornecer soluções para problemas e melhorar a satisfação do cliente. Além disso, um Knowledge base article pode ser otimizado para SEO e ajudar a aumentar a visibilidade da empresa nos resultados de pesquisa. Seguindo algumas diretrizes, é possível criar um artigo eficaz que beneficie tanto os clientes quanto a empresa.