O que é: Link externo nofollow

Escrito por em 06/07/2023

O que é: Link externo nofollow

Um link externo nofollow é um tipo de link que possui um atributo HTML chamado “nofollow”. Esse atributo é adicionado ao código do link para informar aos mecanismos de busca que eles não devem seguir esse link ao rastrear o site. Em outras palavras, quando um link externo possui o atributo nofollow, ele não passa autoridade de página para o site de destino.

Esse tipo de link é muito utilizado por webmasters e proprietários de sites para controlar a forma como os mecanismos de busca interpretam os links externos em suas páginas. Ao adicionar o atributo nofollow a um link, eles podem indicar aos mecanismos de busca que não desejam que aquele link seja considerado como uma recomendação ou endosso para o site de destino.

Existem várias razões pelas quais um webmaster pode optar por utilizar links externos nofollow. Uma delas é evitar a transferência de autoridade de página para sites que não são confiáveis ou de baixa qualidade. Ao adicionar o atributo nofollow a esses links, eles podem evitar que os mecanismos de busca interpretem esses links como uma recomendação para o site de destino.

Outra razão para utilizar links externos nofollow é evitar penalidades de SEO. Os mecanismos de busca podem penalizar um site se ele estiver vinculado a sites considerados spam ou de baixa qualidade. Ao adicionar o atributo nofollow a esses links, os webmasters podem evitar que seus sites sejam penalizados por associação com sites indesejáveis.

Além disso, os links externos nofollow também podem ser utilizados para controlar o fluxo de PageRank dentro de um site. O PageRank é um algoritmo utilizado pelo Google para determinar a relevância e importância de uma página. Ao adicionar o atributo nofollow a certos links externos, os webmasters podem direcionar o fluxo de PageRank para outras páginas dentro do site, aumentando sua relevância nos mecanismos de busca.

É importante ressaltar que os links externos nofollow não são completamente ignorados pelos mecanismos de busca. Embora eles não passem autoridade de página para o site de destino, eles ainda podem ser rastreados e indexados pelos mecanismos de busca. Isso significa que eles ainda podem contribuir para a visibilidade e indexação do site de destino, mesmo que não afetem diretamente seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

Para identificar se um link externo possui o atributo nofollow, basta inspecionar o código-fonte da página. Se o link tiver o atributo rel=”nofollow”, significa que ele é um link externo nofollow. Além disso, alguns navegadores também possuem extensões ou plugins que destacam os links nofollow em uma página, facilitando sua identificação.

Em resumo, um link externo nofollow é um tipo de link que possui o atributo HTML nofollow, indicando aos mecanismos de busca que eles não devem seguir esse link ao rastrear o site. Esse tipo de link é utilizado para controlar a forma como os mecanismos de busca interpretam os links externos em uma página, evitando a transferência de autoridade de página para sites indesejáveis e direcionando o fluxo de PageRank dentro do site.