O que é: Linkagem externa

Escrito por em 06/07/2023

O que é Linkagem Externa?

A linkagem externa, também conhecida como link building, é uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) que consiste em obter links de outros sites para o seu próprio site. Esses links são chamados de backlinks e são considerados um dos principais fatores de ranqueamento nos motores de busca, como o Google.

Por que a Linkagem Externa é Importante?

A linkagem externa é importante porque os motores de busca, como o Google, consideram os backlinks como votos de confiança para o seu site. Quanto mais backlinks de qualidade você tiver apontando para o seu site, maior será a sua autoridade e relevância aos olhos dos motores de busca. Isso pode resultar em um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa e, consequentemente, em mais tráfego orgânico para o seu site.

Como Funciona a Linkagem Externa?

A linkagem externa funciona da seguinte maneira: quando um site A faz um link para o seu site B, o site A está essencialmente recomendando o seu conteúdo para os seus próprios visitantes. Isso indica aos motores de busca que o seu site é relevante e confiável o suficiente para ser mencionado por outros sites. Quanto mais sites relevantes e confiáveis linkarem para o seu site, maior será a sua autoridade e relevância nos motores de busca.

Tipos de Backlinks

Existem diferentes tipos de backlinks que podem ser obtidos por meio da linkagem externa. Alguns dos principais tipos incluem:

Backlinks de Domínios de Referência

Os backlinks de domínios de referência são aqueles provenientes de sites que são considerados autoridades em seu nicho. Esses backlinks são altamente valorizados pelos motores de busca, pois indicam que o seu site é confiável e relevante o suficiente para ser mencionado por sites de renome.

Backlinks de Conteúdo Relacionado

Os backlinks de conteúdo relacionado são aqueles provenientes de sites que abordam temas semelhantes ao seu. Esses backlinks são importantes porque indicam aos motores de busca que o seu site é relevante para determinados assuntos e pode fornecer informações úteis aos usuários.

Backlinks de Mídias Sociais

Os backlinks de mídias sociais são aqueles provenientes de compartilhamentos de conteúdo em plataformas como Facebook, Twitter e LinkedIn. Embora esses backlinks não tenham o mesmo peso que os backlinks de domínios de referência, eles ainda podem contribuir para o aumento da visibilidade e do tráfego do seu site.

Como Obter Backlinks de Qualidade?

Obter backlinks de qualidade requer um trabalho consistente e estratégico. Algumas maneiras eficazes de obter backlinks de qualidade incluem:

Criação de Conteúdo de Qualidade

Produza conteúdo relevante, útil e de alta qualidade que seja digno de ser compartilhado por outros sites. Quanto mais valioso for o seu conteúdo, maior será a probabilidade de outros sites linkarem para ele.

Guest Blogging

Escreva artigos como convidado em outros sites relevantes para o seu nicho. Isso não apenas permite que você obtenha backlinks, mas também aumenta a sua visibilidade e autoridade no seu mercado.

Parcerias e Colaborações

Estabeleça parcerias com outros sites e influenciadores do seu nicho. Isso pode incluir a colaboração em projetos conjuntos, a troca de conteúdo ou a participação em eventos e webinars. Essas parcerias podem resultar em backlinks de qualidade e em um aumento da visibilidade do seu site.

Monitoramento e Análise de Backlinks

Monitore regularmente os backlinks que apontam para o seu site e analise a qualidade e relevância desses links. Isso permitirá que você identifique oportunidades de melhoria e tome medidas para remover ou desautorizar backlinks de baixa qualidade que possam prejudicar a sua estratégia de linkagem externa.

A linkagem externa é uma estratégia essencial para melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca. Ao obter backlinks de qualidade, você aumenta a sua autoridade e relevância, o que pode resultar em um aumento do tráfego orgânico e da visibilidade do seu site. Portanto, invista tempo e esforço na criação de uma estratégia de linkagem externa eficaz e acompanhe regularmente os resultados para garantir o sucesso contínuo do seu site.