O que é: Meta atributos

Escrito por em 07/07/2023

O que é: Meta atributos

Os meta atributos são elementos HTML que fornecem informações adicionais sobre uma página da web. Eles são inseridos no código-fonte da página e não são visíveis para os usuários. Os meta atributos desempenham um papel importante no SEO, pois ajudam os mecanismos de busca a entender o conteúdo e a relevância de uma página.

Meta atributos e SEO

Os meta atributos são uma parte essencial de uma estratégia de SEO eficaz. Eles fornecem informações importantes para os mecanismos de busca, como o Google, sobre o conteúdo da página e como ela deve ser indexada. Os meta atributos também podem influenciar a forma como os snippets de pesquisa são exibidos nos resultados do mecanismo de busca.

Existem vários tipos de meta atributos que podem ser usados para otimizar uma página para SEO. Alguns dos mais comuns incluem o meta título, a meta descrição, as meta palavras-chave e o meta robots. Cada um desses meta atributos desempenha um papel específico na otimização de uma página para os mecanismos de busca.

Meta título

O meta título é um dos meta atributos mais importantes para o SEO. Ele define o título da página que aparece nos resultados do mecanismo de busca. O meta título deve ser relevante para o conteúdo da página e conter palavras-chave relevantes. É recomendado que o meta título tenha entre 50 e 60 caracteres para garantir que ele seja exibido corretamente nos resultados de pesquisa.

Meta descrição

A meta descrição é outro meta atributo importante para o SEO. Ela fornece uma breve descrição do conteúdo da página nos resultados do mecanismo de busca. A meta descrição deve ser atraente e persuasiva para incentivar os usuários a clicarem no link. É recomendado que a meta descrição tenha entre 150 e 160 caracteres.

Meta palavras-chave

As meta palavras-chave costumavam ser um meta atributo importante para o SEO, mas hoje em dia elas têm menos relevância. As meta palavras-chave são uma lista de palavras-chave relevantes para o conteúdo da página. No entanto, os mecanismos de busca, como o Google, não levam mais em consideração as meta palavras-chave na classificação das páginas. Portanto, seu uso não é mais tão importante quanto costumava ser.

Meta robots

O meta robots é um meta atributo que controla como os mecanismos de busca rastreiam e indexam uma página. Existem várias diretivas que podem ser usadas no meta robots, como “index”, “noindex”, “follow” e “nofollow”. A diretiva “index” instrui os mecanismos de busca a indexarem a página, enquanto a diretiva “noindex” instrui os mecanismos de busca a não indexarem a página. Da mesma forma, a diretiva “follow” instrui os mecanismos de busca a seguirem os links na página, enquanto a diretiva “nofollow” instrui os mecanismos de busca a não seguirem os links.

Outros meta atributos

Além dos meta atributos mencionados acima, existem outros meta atributos que podem ser usados para fornecer informações adicionais sobre uma página. Alguns exemplos incluem o meta autor, o meta viewport, o meta charset e o meta refresh. O meta autor é usado para especificar o autor da página, o meta viewport é usado para controlar a forma como a página é exibida em dispositivos móveis, o meta charset é usado para especificar o conjunto de caracteres da página e o meta refresh é usado para redirecionar automaticamente os usuários para outra página.

Os meta atributos desempenham um papel importante no SEO, pois fornecem informações adicionais sobre uma página da web para os mecanismos de busca. Eles ajudam os mecanismos de busca a entender o conteúdo e a relevância de uma página, além de influenciar a forma como os snippets de pesquisa são exibidos nos resultados do mecanismo de busca. Os meta atributos mais comuns incluem o meta título, a meta descrição, as meta palavras-chave e o meta robots. É importante otimizar esses meta atributos para garantir uma melhor classificação nos mecanismos de busca.