O que é: Meta keywords

Escrito por em 07/07/2023

O que é: Meta keywords

As meta keywords são um elemento importante no campo do SEO (Search Engine Optimization) e referem-se a um conjunto de palavras-chave que são inseridas no código HTML de uma página da web. Essas palavras-chave têm como objetivo fornecer aos mecanismos de busca informações sobre o conteúdo da página, ajudando-os a entender do que se trata e a indexá-la corretamente nos resultados de pesquisa.

Importância das Meta keywords

Antigamente, as meta keywords eram amplamente utilizadas pelos mecanismos de busca para determinar a relevância de uma página em relação a determinadas palavras-chave. No entanto, com o passar do tempo, os algoritmos dos mecanismos de busca se tornaram mais sofisticados e passaram a dar menos importância a essa meta tag.

Atualmente, os principais mecanismos de busca, como o Google, não levam em consideração as meta keywords para determinar o posicionamento de uma página nos resultados de pesquisa. Isso ocorre porque muitos sites abusavam dessa prática, inserindo palavras-chave irrelevantes ou repetitivas apenas para tentar enganar os mecanismos de busca e obter uma classificação mais alta.

Uso correto das Meta keywords

Embora as meta keywords não tenham mais um impacto direto no SEO, ainda é recomendado incluí-las no código HTML de uma página. Isso ocorre porque alguns mecanismos de busca menores ou diretórios especializados ainda podem considerar essas palavras-chave ao indexar o conteúdo.

Além disso, as meta keywords podem ser úteis para fins de organização interna do site. Ao incluir palavras-chave relevantes no código HTML, é possível categorizar e agrupar as páginas de um site de forma mais eficiente, facilitando a navegação para os usuários e melhorando a experiência geral.

Como escolher as Meta keywords corretas

Ao escolher as meta keywords para uma página, é importante levar em consideração a relevância e a relação direta com o conteúdo. As palavras-chave devem ser selecionadas com base nas principais informações e tópicos abordados na página, de forma a refletir com precisão o seu conteúdo.

É recomendado evitar o uso de palavras-chave genéricas ou muito amplas, pois isso pode resultar em uma competição maior nos resultados de pesquisa. Em vez disso, é preferível escolher palavras-chave mais específicas e direcionadas, que tenham menos concorrência e maior probabilidade de atrair visitantes qualificados.

Formatação correta das Meta keywords

As meta keywords devem ser inseridas no código HTML da página, dentro da tag <head>. Elas devem ser separadas por vírgulas e não devem conter espaços entre as palavras. É recomendado utilizar apenas palavras-chave relevantes e evitar repetições excessivas.

Um exemplo de formatação correta das meta keywords seria:

<meta name=”keywords” content=”palavra-chave1, palavra-chave2, palavra-chave3″>

Considerações finais

Embora as meta keywords tenham perdido parte de sua importância no SEO, ainda é recomendado incluí-las no código HTML de uma página. Mesmo que os principais mecanismos de busca não as levem em consideração, outros mecanismos menores ou diretórios especializados ainda podem considerá-las.

Além disso, as meta keywords podem ser úteis para fins de organização interna do site, ajudando a categorizar e agrupar as páginas de forma mais eficiente.

No entanto, é importante lembrar que o conteúdo de qualidade e relevante é o fator mais importante para o SEO. Portanto, é essencial criar um conteúdo valioso para os usuários e otimizá-lo de acordo com as práticas recomendadas de SEO, em vez de depender exclusivamente das meta keywords.