O que é: Meta tags

Escrito por em 06/07/2023

O que são Meta tags?

As meta tags são elementos HTML que fornecem informações sobre uma página da web para os motores de busca e outros serviços online. Elas são inseridas no código fonte de uma página e não são visíveis para os usuários, mas desempenham um papel fundamental na otimização de um site para os mecanismos de busca.

Por que as Meta tags são importantes para o SEO?

As meta tags são importantes para o SEO porque elas fornecem informações relevantes sobre o conteúdo de uma página para os motores de busca. Essas informações ajudam os motores de busca a entender do que se trata a página e a exibi-la nos resultados de pesquisa quando os usuários pesquisam por palavras-chave relacionadas.

Tipos de Meta tags

Existem vários tipos de meta tags que podem ser usadas em uma página da web. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

Meta tag de título

A meta tag de título é uma das mais importantes para o SEO. Ela define o título da página que será exibido nos resultados de pesquisa. É recomendado que o título seja relevante, descritivo e contenha palavras-chave relacionadas ao conteúdo da página.

Meta tag de descrição

A meta tag de descrição fornece uma breve descrição do conteúdo da página. Ela também é exibida nos resultados de pesquisa e deve ser relevante, atrativa e conter palavras-chave relevantes.

Meta tag de palavras-chave

A meta tag de palavras-chave era amplamente utilizada no passado, mas atualmente tem menos importância para os motores de busca. Ela permite que os desenvolvedores incluam palavras-chave relacionadas ao conteúdo da página, mas seu impacto no ranking de busca é mínimo.

Meta tag de autor

A meta tag de autor permite que os desenvolvedores identifiquem o autor da página. Ela pode ser útil para fins de atribuição de crédito e autoria, mas não tem impacto direto no SEO.

Meta tag de idioma

A meta tag de idioma especifica o idioma principal da página. Isso pode ser útil para os motores de busca exibirem os resultados de pesquisa no idioma correto para os usuários.

Meta tag de viewport

A meta tag de viewport é usada para controlar a forma como a página é exibida em dispositivos móveis. Ela permite que os desenvolvedores ajustem a largura e a escala da página para uma melhor experiência do usuário em dispositivos móveis.

Como otimizar as Meta tags para SEO?

Para otimizar as meta tags para SEO, é importante seguir algumas práticas recomendadas, tais como:

1. Pesquisar palavras-chave relevantes

Antes de criar as meta tags, é importante pesquisar palavras-chave relevantes para o conteúdo da página. Essas palavras-chave devem ser incluídas no título, na descrição e em outros elementos da página.

2. Escrever títulos e descrições atrativos

Os títulos e descrições devem ser escritos de forma atrativa e relevante para os usuários. Eles devem conter palavras-chave, mas também devem ser persuasivos o suficiente para atrair cliques nos resultados de pesquisa.

3. Evitar duplicação de meta tags

Cada página deve ter meta tags únicas e relevantes para o seu conteúdo. Evite duplicar meta tags em várias páginas, pois isso pode confundir os motores de busca e afetar negativamente o ranking.

4. Manter as meta tags atualizadas

As meta tags devem ser atualizadas regularmente para refletir as mudanças no conteúdo da página. Isso ajuda os motores de busca a entenderem que o conteúdo está sendo atualizado e pode melhorar o ranking da página.

Em resumo, as meta tags desempenham um papel importante na otimização de um site para os motores de busca. Elas fornecem informações relevantes sobre o conteúdo da página e ajudam os motores de busca a exibirem os resultados de pesquisa de forma mais precisa. Ao otimizar as meta tags para SEO, é possível melhorar o ranking de uma página nos resultados de pesquisa e atrair mais tráfego orgânico para o site.