O que é: Otimização de breadcrumbs estruturados

Escrito por em 07/07/2023

O que é Otimização de breadcrumbs estruturados?

A otimização de breadcrumbs estruturados é uma técnica de SEO (Search Engine Optimization) que visa melhorar a experiência do usuário e a visibilidade nos mecanismos de busca, por meio da organização e estruturação dos breadcrumbs em um site. Os breadcrumbs são uma forma de navegação secundária que mostra a hierarquia de páginas, permitindo que os usuários saibam onde estão dentro do site e como chegaram lá.

Benefícios da otimização de breadcrumbs estruturados

A otimização de breadcrumbs estruturados traz diversos benefícios para um site, tanto em termos de usabilidade quanto de SEO. Alguns dos principais benefícios incluem:

Melhor experiência do usuário

Com os breadcrumbs estruturados, os usuários podem navegar facilmente pelo site, entender sua estrutura e voltar para páginas anteriores com apenas um clique. Isso melhora a usabilidade do site, tornando a navegação mais intuitiva e reduzindo a taxa de rejeição.

Melhor indexação pelos mecanismos de busca

Os breadcrumbs estruturados permitem que os mecanismos de busca entendam melhor a estrutura do site e como as páginas estão relacionadas entre si. Isso facilita a indexação e o entendimento do conteúdo pelo Google e outros motores de busca, o que pode resultar em uma melhor classificação nos resultados de pesquisa.

Melhor visibilidade nos resultados de pesquisa

Quando os breadcrumbs são exibidos nos resultados de pesquisa, eles fornecem aos usuários uma prévia da estrutura do site e da localização da página em relação ao restante do site. Isso pode aumentar a taxa de cliques (CTR) nos resultados de pesquisa, pois os usuários têm uma ideia melhor do que esperar ao clicar em um determinado link.

Como otimizar breadcrumbs estruturados

A otimização de breadcrumbs estruturados envolve algumas práticas recomendadas que podem melhorar sua eficácia. Aqui estão algumas dicas para otimizar seus breadcrumbs:

Use palavras-chave relevantes

Inclua palavras-chave relevantes nos breadcrumbs para ajudar os mecanismos de busca a entenderem o conteúdo da página e sua relevância para determinadas consultas de pesquisa. Isso pode ajudar a melhorar a classificação nos resultados de pesquisa.

Use uma estrutura hierárquica clara

Organize seus breadcrumbs de forma hierárquica, mostrando a relação entre as páginas e a estrutura do site. Isso ajuda os usuários a entenderem onde estão dentro do site e como podem navegar para outras seções.

Use links clicáveis

Os breadcrumbs devem ser links clicáveis que levam os usuários de volta às páginas anteriores. Isso facilita a navegação e permite que os usuários voltem rapidamente a uma página específica, se necessário.

Evite breadcrumbs confusos

Evite usar breadcrumbs que sejam confusos ou difíceis de entender. Eles devem ser claros e concisos, fornecendo informações relevantes sobre a localização da página dentro do site.

Teste e otimize

Realize testes para verificar a eficácia dos seus breadcrumbs e faça ajustes conforme necessário. Monitore o desempenho nos mecanismos de busca e a taxa de cliques nos resultados de pesquisa para identificar oportunidades de melhoria.

A otimização de breadcrumbs estruturados é uma técnica importante para melhorar a usabilidade do site, a indexação pelos mecanismos de busca e a visibilidade nos resultados de pesquisa. Ao seguir as práticas recomendadas e otimizar seus breadcrumbs, você pode melhorar a experiência do usuário e aumentar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca.