O que é: Otimização de dados estruturados

Escrito por em 07/07/2023

O que é: Otimização de dados estruturados

A otimização de dados estruturados é uma estratégia de SEO que envolve a marcação de informações específicas em um site para que os mecanismos de busca possam entender melhor o conteúdo e exibi-lo de forma mais relevante nos resultados de pesquisa. Essa marcação é feita por meio de código estruturado, como o Schema.org, que fornece um vocabulário comum para descrever diferentes tipos de dados.

Benefícios da otimização de dados estruturados

A otimização de dados estruturados oferece uma série de benefícios para os sites que a implementam corretamente. Um dos principais benefícios é a melhoria da visibilidade nos resultados de pesquisa. Ao marcar corretamente as informações relevantes, como nome, endereço, avaliações e horário de funcionamento de um negócio local, por exemplo, os mecanismos de busca podem exibir essas informações diretamente nos resultados de pesquisa, aumentando a visibilidade e a taxa de cliques.

Além disso, a otimização de dados estruturados também pode melhorar a experiência do usuário. Ao fornecer informações mais detalhadas e relevantes nos resultados de pesquisa, os usuários podem tomar decisões mais informadas sobre qual site visitar. Isso pode levar a um aumento na taxa de conversão e satisfação do usuário.

Como implementar a otimização de dados estruturados

Para implementar a otimização de dados estruturados em um site, é necessário seguir algumas etapas. Primeiro, é preciso identificar quais informações são relevantes para o seu negócio e que podem ser marcadas. Isso pode incluir informações como nome, endereço, avaliações, horário de funcionamento, preços, entre outros.

Em seguida, é necessário escolher a melhor forma de marcar essas informações. O Schema.org fornece uma ampla variedade de tipos de dados estruturados que podem ser usados, desde informações sobre produtos e eventos até informações sobre pessoas e organizações. É importante escolher o tipo de marcação mais adequado para cada informação.

Depois de escolher o tipo de marcação, é necessário adicionar o código estruturado ao site. Isso pode ser feito manualmente, adicionando o código diretamente ao HTML das páginas, ou por meio de plugins ou extensões específicas para a plataforma do site, como WordPress.

Erros comuns na otimização de dados estruturados

Apesar dos benefícios da otimização de dados estruturados, é comum cometer erros durante o processo de implementação. Um dos erros mais comuns é a marcação incorreta das informações. É importante seguir as diretrizes do Schema.org e garantir que a marcação seja feita corretamente, caso contrário, os mecanismos de busca podem não entender as informações corretamente.

Outro erro comum é a falta de atualização das informações marcadas. É importante manter as informações atualizadas, especialmente no caso de informações como horário de funcionamento e preços, que podem mudar com frequência. Se as informações marcadas estiverem desatualizadas, isso pode levar a uma experiência negativa para os usuários.

Exemplos de otimização de dados estruturados

Existem diversos exemplos de otimização de dados estruturados que podem ser implementados em um site. Alguns exemplos incluem:

– Marcação de informações sobre produtos, como nome, preço, avaliações e disponibilidade;

– Marcação de informações sobre eventos, como data, localização e ingressos;

– Marcação de informações sobre receitas, como ingredientes e tempo de preparo;

– Marcação de informações sobre pessoas, como nome, cargo e redes sociais;

– Marcação de informações sobre organizações, como nome, endereço e telefone.

A otimização de dados estruturados é uma estratégia poderosa para melhorar a visibilidade e a relevância de um site nos resultados de pesquisa. Ao marcar corretamente as informações relevantes, os mecanismos de busca podem exibir essas informações diretamente nos resultados de pesquisa, melhorando a experiência do usuário e aumentando a taxa de cliques. No entanto, é importante seguir as diretrizes do Schema.org e evitar erros comuns, como marcação incorreta e falta de atualização das informações. Com a implementação correta da otimização de dados estruturados, um site pode se destacar nos resultados de pesquisa e atrair mais tráfego qualificado.