O que é: Query string parameter

Escrito por em 07/07/2023

O que é Query string parameter?

A query string parameter, também conhecida como parâmetro de string de consulta, é uma parte da URL que permite passar informações adicionais para uma página da web. Essas informações são geralmente usadas para filtrar, classificar ou personalizar o conteúdo exibido na página. A query string parameter é composta por uma chave e um valor, separados por um sinal de igual (=), e múltiplos parâmetros podem ser adicionados à URL, separados por um sinal de ampersand (&).

Como funciona a query string parameter?

Quando um usuário clica em um link ou envia um formulário em um site, a URL da página de destino pode conter uma query string parameter. Essa string é adicionada ao final da URL, após o sinal de interrogação (?), e contém os parâmetros e seus respectivos valores. Por exemplo, se um usuário clicar em um link para uma página de produtos de uma loja online e quiser filtrar os resultados por preço, a URL pode ser algo como “https://www.lojaonline.com/produtos?preco=asc”. Neste exemplo, “preco” é a chave e “asc” é o valor do parâmetro.

Por que a query string parameter é importante para o SEO?

A query string parameter desempenha um papel importante no SEO, pois permite que os motores de busca entendam melhor o conteúdo de uma página e indexem corretamente. Ao adicionar parâmetros à URL, é possível criar URLs únicas para diferentes versões de uma página, evitando conteúdo duplicado. Além disso, a query string parameter pode ser usada para rastrear e analisar o comportamento dos usuários, fornecendo informações valiosas para otimizar a experiência do usuário e melhorar a conversão.

Como otimizar a query string parameter para SEO?

Para otimizar a query string parameter para SEO, é importante seguir algumas práticas recomendadas. Primeiro, é essencial garantir que os parâmetros sejam relevantes e úteis para os usuários, fornecendo opções de filtragem ou classificação que sejam relevantes para o conteúdo da página. Além disso, é importante manter os parâmetros curtos e descritivos, evitando o uso de caracteres especiais ou espaços em branco.

Outra prática recomendada é evitar o uso excessivo de parâmetros na URL, pois isso pode tornar a URL longa e confusa para os usuários e motores de busca. É importante equilibrar a quantidade de informações fornecidas pelos parâmetros com a usabilidade e legibilidade da URL.

Além disso, é importante garantir que os parâmetros sejam consistentes e padronizados em todo o site. Isso facilita a indexação e o rastreamento pelos motores de busca, além de fornecer uma experiência de usuário consistente.

É recomendado também adicionar meta tags canônicas às páginas com query string parameter. Essas tags informam aos motores de busca qual é a versão preferida da página, evitando conteúdo duplicado e consolidando a relevância de todas as versões da página em uma única URL canônica.

Por fim, é importante monitorar e analisar o desempenho das páginas com query string parameter por meio de ferramentas de análise, como o Google Analytics. Isso permite identificar possíveis problemas, como URLs quebradas ou parâmetros mal configurados, e tomar medidas corretivas para melhorar a indexação e a classificação nos motores de busca.

A query string parameter é uma parte importante da URL que permite passar informações adicionais para uma página da web. Ela desempenha um papel crucial no SEO, permitindo que os motores de busca entendam melhor o conteúdo e indexem corretamente. Ao otimizar a query string parameter seguindo as práticas recomendadas, é possível melhorar a usabilidade, a indexação e a classificação nos motores de busca, proporcionando uma experiência de usuário aprimorada e aumentando a visibilidade online.