O que é: Schema Markup

Escrito por em 07/07/2023

O que é Schema Markup?

O Schema Markup, também conhecido como Schema.org ou microdados estruturados, é uma forma de adicionar informações adicionais a um site para ajudar os motores de busca a entender melhor o conteúdo. Ele utiliza um vocabulário específico para fornecer contexto e significado aos dados, permitindo que os mecanismos de busca os interpretem de maneira mais precisa.

Como o Schema Markup funciona?

O Schema Markup funciona adicionando código HTML adicional às páginas do site, que contém informações estruturadas sobre o conteúdo. Essas informações são organizadas em tipos de dados específicos, como eventos, produtos, receitas, avaliações, entre outros. Os motores de busca, como o Google, podem ler esse código e usar as informações para melhorar a exibição dos resultados de pesquisa.

Benefícios do uso do Schema Markup

O uso do Schema Markup traz vários benefícios para um site e sua visibilidade nos motores de busca:

1. Melhora a visibilidade nos resultados de pesquisa: Ao adicionar informações estruturadas ao seu site, você pode melhorar a forma como ele é exibido nos resultados de pesquisa. Isso pode incluir informações adicionais, como avaliações, preços, horários de funcionamento, entre outros, que podem atrair mais cliques dos usuários.

2. Aumenta a relevância do conteúdo: Ao fornecer informações adicionais aos motores de busca, você está ajudando-os a entender melhor o conteúdo do seu site. Isso pode resultar em uma melhor classificação nos resultados de pesquisa e maior relevância para os usuários.

3. Destaque em recursos especiais: O uso do Schema Markup pode permitir que seu site seja exibido em recursos especiais nos resultados de pesquisa, como caixas de resposta, carrosséis de imagens, gráficos de conhecimento, entre outros. Isso pode aumentar ainda mais a visibilidade e a credibilidade do seu site.

4. Melhora a experiência do usuário: Ao fornecer informações adicionais e relevantes nos resultados de pesquisa, você está facilitando a vida dos usuários. Eles podem obter as informações que precisam de forma rápida e fácil, sem precisar visitar várias páginas.

Como implementar o Schema Markup

A implementação do Schema Markup pode ser feita de várias maneiras, dependendo do tipo de site e do CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) utilizado. Aqui estão algumas opções comuns:

1. Adicionar manualmente o código HTML: Se você tem conhecimento em HTML, pode adicionar manualmente o código do Schema Markup às páginas do seu site. Isso envolve identificar os tipos de dados relevantes e adicionar as tags apropriadas ao código HTML.

2. Usar plugins ou extensões: Muitos CMS, como o WordPress, oferecem plugins ou extensões que facilitam a implementação do Schema Markup. Essas ferramentas geralmente fornecem uma interface amigável para adicionar as informações estruturadas sem a necessidade de conhecimento em programação.

3. Contratar um desenvolvedor: Se você não tem conhecimento técnico ou prefere terceirizar a implementação do Schema Markup, pode contratar um desenvolvedor ou uma agência especializada em SEO para fazer o trabalho para você.

Tipos de dados comuns no Schema Markup

O Schema Markup suporta uma ampla variedade de tipos de dados, permitindo que você forneça informações detalhadas sobre diferentes aspectos do seu site. Aqui estão alguns dos tipos de dados mais comuns:

1. Eventos: Permite fornecer informações sobre eventos, como datas, horários, localização e ingressos.

2. Produtos: Permite fornecer informações detalhadas sobre produtos, como nome, descrição, preço, avaliações, entre outros.

3. Receitas: Permite fornecer informações sobre receitas, incluindo ingredientes, tempo de preparo, instruções, entre outros.

4. Avaliações: Permite fornecer informações sobre avaliações de produtos, serviços, empresas, entre outros.

5. Organizações: Permite fornecer informações sobre organizações, como nome, endereço, telefone, horário de funcionamento, entre outros.

Considerações finais

O Schema Markup é uma ferramenta poderosa para melhorar a visibilidade e a relevância do seu site nos motores de busca. Ao adicionar informações estruturadas, você está fornecendo contexto e significado aos dados, permitindo que os motores de busca os interpretem de maneira mais precisa. Isso pode resultar em uma melhor classificação nos resultados de pesquisa, maior visibilidade e uma melhor experiência do usuário. Portanto, considere implementar o Schema Markup em seu site para aproveitar todos esses benefícios.