O que é: Share buttons

Escrito por em 07/07/2023

O que é: Share buttons

Os share buttons, também conhecidos como botões de compartilhamento, são elementos gráficos presentes em websites e blogs que permitem aos usuários compartilhar facilmente o conteúdo em suas redes sociais. Esses botões são uma forma eficaz de aumentar o alcance e a visibilidade de um site, permitindo que os visitantes compartilhem o conteúdo que acham interessante com seus amigos e seguidores.

Como funcionam os share buttons?

Os share buttons são integrados ao código do site e geralmente são exibidos ao final de um artigo, post ou página. Quando um usuário clica em um desses botões, uma janela pop-up é aberta, permitindo que ele escolha em qual rede social deseja compartilhar o conteúdo. Após selecionar a rede social desejada, o usuário pode adicionar um comentário ou legenda antes de finalizar o compartilhamento.

Benefícios dos share buttons

A inclusão de share buttons em um site traz uma série de benefícios tanto para os usuários quanto para os proprietários do site. Para os usuários, os botões de compartilhamento facilitam o ato de compartilhar conteúdo interessante com seus amigos e seguidores, sem a necessidade de copiar e colar links manualmente. Isso torna o processo mais rápido e conveniente.

Para os proprietários do site, os share buttons são uma forma eficaz de aumentar o alcance e a visibilidade do conteúdo. Quando um usuário compartilha um artigo ou post em suas redes sociais, ele está recomendando o conteúdo para seus contatos, o que pode gerar um aumento significativo no tráfego do site. Além disso, o compartilhamento em redes sociais pode ajudar a melhorar o posicionamento do site nos resultados de busca, já que o Google considera o compartilhamento social como um sinal de relevância.

Tipos de share buttons

Existem diversos tipos de share buttons disponíveis, cada um com suas características e funcionalidades específicas. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

1. Botões de compartilhamento de redes sociais

Esses são os botões mais básicos e comuns. Eles permitem que os usuários compartilhem o conteúdo em redes sociais populares, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest. Esses botões geralmente exibem o ícone da rede social correspondente e o número de compartilhamentos já realizados.

2. Botões de compartilhamento por e-mail

Esses botões permitem que os usuários compartilhem o conteúdo por e-mail. Ao clicar nesse botão, uma janela pop-up é aberta, permitindo que o usuário insira o endereço de e-mail do destinatário e uma mensagem personalizada antes de enviar o e-mail.

3. Botões de compartilhamento em aplicativos de mensagens

Esses botões permitem que os usuários compartilhem o conteúdo em aplicativos de mensagens populares, como WhatsApp e Messenger. Ao clicar nesse botão, o usuário pode escolher o contato ou grupo para o qual deseja enviar o conteúdo.

4. Botões de compartilhamento em redes sociais específicas

Além dos botões de compartilhamento para redes sociais populares, também existem botões específicos para redes sociais menos conhecidas ou de nicho. Esses botões são úteis para sites que têm um público-alvo específico nessas redes sociais.

Como adicionar share buttons ao seu site

Adicionar share buttons ao seu site é relativamente simples e pode ser feito de várias maneiras. A forma mais comum é usando plugins ou widgets disponíveis para diferentes plataformas de gerenciamento de conteúdo, como WordPress, Joomla e Drupal. Esses plugins geralmente oferecem opções de personalização, permitindo que você escolha quais redes sociais deseja exibir, onde deseja posicioná-los no site e como deseja que sejam exibidos visualmente.

Outra opção é adicionar os botões manualmente ao código do site. Isso requer um pouco mais de conhecimento técnico, mas permite um maior controle sobre a aparência e o posicionamento dos botões. Existem vários tutoriais e recursos disponíveis online que podem ajudar nesse processo.

Dicas para otimizar seus share buttons

Para garantir que seus share buttons sejam eficazes e gerem o máximo de compartilhamentos possível, aqui estão algumas dicas:

1. Posicione os botões de forma estratégica

Coloque os botões de compartilhamento em locais estratégicos do seu site, como no final de um artigo ou post. Isso facilita o acesso dos usuários aos botões e aumenta as chances de eles compartilharem o conteúdo.

2. Escolha as redes sociais mais relevantes

Nem todas as redes sociais são relevantes para todos os sites. Escolha as redes sociais que são mais populares entre o seu público-alvo e exiba apenas os botões correspondentes a essas redes.

3. Otimize a aparência dos botões

Personalize a aparência dos botões para que eles sejam visualmente atraentes e se destaquem no seu site. Isso pode incluir a escolha de cores que combinem com a identidade visual do seu site e o uso de ícones reconhecíveis.

4. Monitore os compartilhamentos

Use ferramentas de análise para monitorar quantas vezes o seu conteúdo é compartilhado nas redes sociais. Isso pode ajudar a identificar quais tipos de conteúdo são mais populares entre os seus usuários e ajustar sua estratégia de compartilhamento de acordo.

Os share buttons são uma ferramenta poderosa para aumentar o alcance e a visibilidade do seu conteúdo na internet. Ao permitir que os usuários compartilhem facilmente o seu conteúdo em suas redes sociais, você pode alcançar um público maior e aumentar o tráfego do seu site. Certifique-se de adicionar share buttons estrategicamente ao seu site e otimizá-los para obter os melhores resultados.