O que é: Shareable Content Object Reference Model (SCORM)

Escrito por em 07/07/2023

O Shareable Content Object Reference Model (SCORM) é um conjunto de padrões técnicos que permite a criação de conteúdo educacional online, especialmente para ambientes de aprendizagem virtual. Desenvolvido pela Advanced Distributed Learning (ADL), o SCORM é amplamente utilizado na indústria de e-learning para garantir a interoperabilidade entre diferentes sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS) e conteúdos de aprendizagem.

O que é o SCORM?

O SCORM é uma especificação técnica que define como os conteúdos educacionais devem ser criados e empacotados para serem compartilhados e reutilizados em diferentes plataformas de aprendizagem. Ele estabelece um conjunto de regras e diretrizes que permitem que os conteúdos sejam facilmente integrados a diferentes LMSs, garantindo que funcionem corretamente e possam rastrear o progresso do aluno.

O SCORM é baseado em uma arquitetura cliente-servidor, onde o conteúdo é dividido em pequenos objetos chamados de Shareable Content Objects (SCO). Cada SCO representa uma unidade de aprendizagem, como um módulo, uma lição ou um questionário. Esses objetos são empacotados em um pacote SCORM, que contém todas as informações necessárias para que o LMS possa exibir e rastrear o conteúdo.

Benefícios do SCORM

O SCORM traz uma série de benefícios para a criação e distribuição de conteúdo educacional online. Alguns dos principais benefícios incluem:

• Interoperabilidade: O SCORM garante que os conteúdos possam ser facilmente integrados a diferentes LMSs, permitindo que sejam compartilhados e reutilizados em diferentes plataformas.
  • Rastreamento do progresso: O SCORM permite que o LMS rastreie o progresso do aluno, registrando informações como tempo gasto em cada atividade, pontuações obtidas e respostas dadas. Isso é essencial para avaliar o desempenho do aluno e personalizar a experiência de aprendizagem.
  • Flexibilidade: O SCORM permite que os conteúdos sejam adaptados e personalizados de acordo com as necessidades de cada aluno ou grupo de alunos. Isso possibilita a criação de experiências de aprendizagem mais eficazes e engajadoras.
  • Reutilização de conteúdo: Com o SCORM, os conteúdos podem ser facilmente compartilhados e reutilizados em diferentes cursos e plataformas, economizando tempo e recursos na criação de novos materiais.

Funcionamento do SCORM

O SCORM funciona através de uma série de chamadas e respostas entre o conteúdo e o LMS. Quando o aluno acessa um conteúdo SCORM, o LMS envia uma chamada para o conteúdo, solicitando informações sobre o estado atual do aluno. O conteúdo responde com as informações solicitadas, como o progresso do aluno e as respostas dadas.

À medida que o aluno avança no conteúdo, o LMS envia chamadas adicionais para atualizar o estado do aluno. Por exemplo, quando o aluno conclui uma atividade, o LMS envia uma chamada para registrar essa conclusão. Essas chamadas e respostas permitem que o LMS rastreie o progresso do aluno e forneça feedback personalizado.

Padrões do SCORM

O SCORM é composto por uma série de padrões técnicos que definem como os conteúdos devem ser criados e empacotados. Alguns dos principais padrões do SCORM incluem:

• SCORM 1.2: Lançado em 2001, o SCORM 1.2 é a versão mais antiga e amplamente utilizada do SCORM. Ele define um conjunto de regras para a criação de conteúdos SCORM e a comunicação entre o conteúdo e o LMS.
  • SCORM 2004: Lançado em 2004, o SCORM 2004 é uma versão mais avançada do SCORM, que introduz recursos adicionais, como a capacidade de rastrear o progresso do aluno em tempo real e a possibilidade de criar sequências de aprendizagem mais complexas.

Implementação do SCORM

Para implementar o SCORM, é necessário utilizar um LMS compatível com o padrão SCORM. Existem várias opções de LMSs no mercado que suportam o SCORM, como o Moodle, o Blackboard e o Canvas. Esses LMSs permitem que os instrutores criem cursos e adicionem conteúdos SCORM, além de fornecerem recursos de rastreamento e avaliação do progresso do aluno.

Além disso, é necessário criar os conteúdos SCORM de acordo com as especificações do padrão. Isso envolve o uso de ferramentas de autoria SCORM, que permitem criar e empacotar os conteúdos de forma compatível com o SCORM. Algumas das ferramentas de autoria SCORM mais populares incluem o Articulate Storyline, o Adobe Captivate e o Lectora.

Considerações finais

O SCORM é um padrão essencial para a criação e distribuição de conteúdo educacional online. Ele garante a interoperabilidade entre diferentes sistemas de gerenciamento de aprendizagem e permite o rastreamento do progresso do aluno. Além disso, o SCORM facilita a reutilização de conteúdo e oferece flexibilidade na personalização da experiência de aprendizagem.

Para aproveitar ao máximo o SCORM, é importante escolher um LMS compatível com o padrão e utilizar ferramentas de autoria SCORM para criar os conteúdos. Dessa forma, é possível oferecer uma experiência de aprendizagem eficaz e engajadora, que atenda às necessidades dos alunos e promova o sucesso educacional.