O que é: Shareable content

Escrito por em 07/07/2023

O que é Shareable Content?

Shareable content, ou conteúdo compartilhável, é um termo amplamente utilizado no marketing digital para descrever o tipo de conteúdo que é altamente atraente e interessante para os usuários, incentivando-os a compartilhá-lo com sua rede de contatos. Esse tipo de conteúdo é projetado para ser facilmente compartilhado em plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, e pode incluir uma variedade de formatos, como artigos, vídeos, infográficos, memes e muito mais.

Quando o conteúdo é compartilhado, ele aumenta sua visibilidade e alcance, alcançando um público maior do que aquele que seria possível apenas por meio de esforços de marketing tradicionais. Além disso, o compartilhamento de conteúdo pode gerar engajamento e interação com os usuários, aumentando a conscientização da marca, construindo relacionamentos e impulsionando o tráfego para o site.

Por que o Shareable Content é importante?

O shareable content desempenha um papel fundamental na estratégia de marketing digital de uma empresa. Com a crescente popularidade das mídias sociais, o compartilhamento de conteúdo se tornou uma forma poderosa de alcançar e envolver o público-alvo. Aqui estão algumas razões pelas quais o shareable content é importante:

Aumenta a visibilidade da marca

Quando o conteúdo é compartilhado, ele é exposto a um público maior, aumentando a visibilidade da marca. Quanto mais pessoas compartilharem o conteúdo, mais pessoas serão expostas à marca e aos produtos ou serviços oferecidos.

Impulsiona o tráfego do site

O compartilhamento de conteúdo pode gerar um aumento significativo no tráfego do site. Quando os usuários compartilham um conteúdo interessante, eles também estão direcionando tráfego para o site onde o conteúdo está hospedado. Isso pode resultar em mais visitantes, leads e conversões.

Melhora o engajamento do público

O shareable content é projetado para ser altamente envolvente e interessante para os usuários. Quando o conteúdo é compartilhado, ele pode gerar comentários, curtidas, compartilhamentos e outras formas de interação. Isso ajuda a construir relacionamentos com os usuários e a aumentar o engajamento com a marca.

Constrói autoridade e confiança

Quando o conteúdo é compartilhado, ele pode ajudar a empresa a estabelecer-se como uma autoridade em seu setor. O compartilhamento de conteúdo valioso e relevante demonstra conhecimento e expertise, o que pode aumentar a confiança dos usuários na marca.

Como criar Shareable Content?

A criação de shareable content requer um planejamento cuidadoso e estratégico. Aqui estão algumas dicas para criar conteúdo que seja altamente compartilhável:

Conheça seu público-alvo

Antes de criar qualquer tipo de conteúdo, é importante conhecer bem o seu público-alvo. Entenda seus interesses, necessidades e preferências para criar conteúdo que seja relevante e atraente para eles.

Seja original e criativo

Para se destacar na multidão, é importante criar conteúdo original e criativo. Evite copiar o que já está sendo feito e pense em maneiras únicas de abordar um tópico ou assunto.

Use elementos visuais

Os elementos visuais, como imagens e vídeos, são altamente compartilháveis. Eles ajudam a transmitir a mensagem de forma mais eficaz e a capturar a atenção dos usuários.

Conte histórias

As histórias têm o poder de envolver e emocionar os usuários. Ao contar histórias em seu conteúdo, você pode criar uma conexão emocional com seu público-alvo, tornando-o mais propenso a compartilhar o conteúdo.

Seja relevante e útil

O conteúdo compartilhável deve ser relevante e útil para o público-alvo. Certifique-se de que seu conteúdo ofereça valor e ajude os usuários a resolverem seus problemas ou satisfazerem suas necessidades.

Use títulos atrativos

Os títulos são a primeira coisa que os usuários veem ao encontrar seu conteúdo. Use títulos atrativos e cativantes para despertar o interesse e a curiosidade dos usuários, incentivando-os a clicar e compartilhar.

Facilite o compartilhamento

Para incentivar o compartilhamento, facilite o processo para os usuários. Adicione botões de compartilhamento social em seu site e certifique-se de que o conteúdo seja facilmente compartilhável em diferentes plataformas de mídia social.

Monitore e analise os resultados

Após criar e compartilhar seu conteúdo, é importante monitorar e analisar os resultados. Acompanhe o número de compartilhamentos, curtidas, comentários e outras métricas relevantes para entender o desempenho do seu conteúdo e fazer ajustes, se necessário.

O shareable content é uma estratégia poderosa para aumentar a visibilidade da marca, impulsionar o tráfego do site, melhorar o engajamento do público e construir autoridade e confiança. Ao criar conteúdo compartilhável, é importante conhecer seu público-alvo, ser original e criativo, usar elementos visuais, contar histórias, ser relevante e útil, usar títulos atrativos, facilitar o compartilhamento e monitorar os resultados. Com uma estratégia eficaz de shareable content, você pode alcançar resultados significativos em sua estratégia de marketing digital.