O que é: Site navigation

Escrito por em 08/07/2023

O que é Site Navigation?

Site navigation, também conhecido como navegação do site, é o conjunto de elementos e recursos que permitem aos usuários se deslocarem e explorarem um site de forma fácil e intuitiva. É a estrutura que organiza e conecta todas as páginas e seções de um site, facilitando a navegação e a localização de informações relevantes.

A importância da Site Navigation

A site navigation bem projetada e eficiente é essencial para proporcionar uma boa experiência do usuário. Quando os visitantes conseguem encontrar facilmente o que estão procurando, eles tendem a permanecer mais tempo no site, explorar mais páginas e, consequentemente, aumentar as chances de conversão.

Além disso, uma navegação bem estruturada também é fundamental para o SEO (Search Engine Optimization). Os mecanismos de busca, como o Google, levam em consideração a usabilidade e a acessibilidade do site ao determinar sua posição nos resultados de pesquisa. Uma navegação intuitiva e organizada ajuda os motores de busca a entenderem a estrutura do site e indexarem suas páginas de forma mais eficiente.

Principais elementos da Site Navigation

A site navigation pode variar de acordo com o tipo de site e suas necessidades específicas, mas geralmente inclui os seguintes elementos:

1. Menu Principal

O menu principal é o principal ponto de partida para a navegação em um site. Geralmente é exibido na parte superior da página e contém os principais links para as seções e páginas mais importantes do site. É importante que o menu principal seja claro, conciso e fácil de entender, para que os usuários possam encontrar rapidamente o que estão procurando.

2. Submenus

Em sites maiores e mais complexos, é comum ter submenus que se desdobram a partir dos itens do menu principal. Esses submenus fornecem uma maneira adicional de organizar e agrupar as páginas do site, permitindo que os usuários acessem diretamente as informações específicas que desejam.

3. Links de Navegação

Além do menu principal, os links de navegação também podem ser incluídos no rodapé ou em outras áreas do site. Esses links podem ser usados para fornecer acesso rápido a páginas importantes, como a página inicial, a página de contato ou a página de carrinho de compras em um site de comércio eletrônico.

4. Breadcrumbs

Os breadcrumbs são uma forma de navegação secundária que mostra a hierarquia das páginas visitadas pelo usuário. Eles geralmente aparecem na parte superior de uma página e ajudam os usuários a entenderem onde estão no site e a voltarem facilmente a páginas anteriores.

5. Barra de pesquisa

Uma barra de pesquisa é um elemento essencial para sites com muitas páginas e conteúdo. Permite que os usuários pesquisem diretamente por palavras-chave ou frases específicas, facilitando a localização de informações específicas.

6. Ícones e botões de navegação

Ícones e botões de navegação são elementos visuais que podem ajudar a melhorar a usabilidade do site. Eles podem ser usados para indicar ações específicas, como voltar para a página anterior, ir para a próxima página ou abrir um menu suspenso.

7. Links relacionados

Os links relacionados são uma forma de navegação contextual que direciona os usuários para páginas relacionadas ou conteúdo relevante. Eles podem ser exibidos ao final de um artigo ou página, oferecendo aos usuários a oportunidade de explorar mais sobre o assunto.

Considerações finais

A site navigation é uma parte fundamental do design de um site. Uma navegação bem estruturada e intuitiva melhora a experiência do usuário, aumenta o tempo de permanência no site e contribui para um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Portanto, é essencial investir tempo e esforço na criação de uma site navigation eficiente e otimizada para SEO.