O que é: Social sharing

Escrito por em 07/07/2023

O que é Social Sharing?

O Social Sharing, também conhecido como compartilhamento social, é uma prática comum na internet que permite aos usuários compartilharem conteúdo de um site ou aplicativo em suas redes sociais. Essa funcionalidade é amplamente utilizada em plataformas como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, entre outras.

Como funciona o Social Sharing?

O Social Sharing funciona por meio de botões ou ícones de compartilhamento que são incorporados em um site ou aplicativo. Quando um usuário clica em um desses botões, ele é redirecionado para sua rede social preferida, onde pode compartilhar o conteúdo com seus seguidores ou conexões.

Além disso, o Social Sharing também permite que os usuários adicionem comentários ou mensagens personalizadas ao compartilharem o conteúdo. Isso possibilita uma maior interação e engajamento com o público, além de promover a viralização do conteúdo.

Benefícios do Social Sharing

O Social Sharing oferece uma série de benefícios tanto para os usuários quanto para as empresas que utilizam essa estratégia. Alguns dos principais benefícios incluem:

1. Aumento da visibilidade: Quando um conteúdo é compartilhado nas redes sociais, ele alcança um público muito maior do que apenas os visitantes do site ou aplicativo original. Isso aumenta a visibilidade da marca e do conteúdo, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a ele.

2. Geração de tráfego: O compartilhamento social é uma excelente maneira de gerar tráfego para um site ou aplicativo. Quando um conteúdo é compartilhado, ele pode atrair novos visitantes que, por sua vez, podem se tornar clientes ou seguidores fiéis.

3. Melhoria do SEO: O Social Sharing também pode ter um impacto positivo no SEO (Search Engine Optimization) de um site. Quando um conteúdo é compartilhado e recebe interações nas redes sociais, isso pode indicar aos mecanismos de busca que o conteúdo é relevante e de qualidade, o que pode resultar em um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.

4. Aumento do engajamento: Ao permitir que os usuários compartilhem conteúdo em suas redes sociais, o Social Sharing promove o engajamento do público. Os usuários podem comentar, curtir e compartilhar o conteúdo, o que gera interações e fortalece o relacionamento entre a marca e seu público.

Como implementar o Social Sharing em um site ou aplicativo?

Para implementar o Social Sharing em um site ou aplicativo, é necessário seguir alguns passos:

1. Escolha das redes sociais: É importante identificar quais redes sociais são mais relevantes para o público-alvo e para o conteúdo que será compartilhado. Nem todas as redes sociais são adequadas para todos os tipos de conteúdo, portanto, é importante fazer essa seleção com cuidado.

2. Incorporação dos botões de compartilhamento: Uma vez escolhidas as redes sociais, é necessário incorporar os botões ou ícones de compartilhamento no site ou aplicativo. Existem diversas ferramentas e plugins disponíveis que facilitam essa tarefa, permitindo personalizar o design e a posição dos botões.

3. Configuração das opções de compartilhamento: É importante configurar as opções de compartilhamento de forma adequada. Por exemplo, é possível definir se o conteúdo compartilhado deve incluir uma imagem, um título e uma descrição personalizada, entre outras opções.

4. Monitoramento e análise dos resultados: Após implementar o Social Sharing, é fundamental monitorar e analisar os resultados. Isso inclui acompanhar o número de compartilhamentos, o tráfego gerado e o engajamento do público. Com base nesses dados, é possível fazer ajustes e melhorias na estratégia.

Considerações finais

O Social Sharing é uma estratégia poderosa para aumentar a visibilidade, gerar tráfego e promover o engajamento do público. Ao implementar essa funcionalidade em um site ou aplicativo, é possível aproveitar todos os benefícios que o compartilhamento social oferece. Portanto, é importante investir tempo e recursos na criação de um glossário otimizado para SEO, que seja capaz de rankear bem nos mecanismos de busca e atrair um público qualificado.