O que é: SSL encryption

Escrito por em 08/07/2023

O que é SSL encryption?

A criptografia SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança que permite a comunicação segura entre um servidor web e um navegador. Ela garante que os dados transmitidos entre o servidor e o navegador permaneçam privados e não possam ser interceptados ou lidos por terceiros.

Como funciona a criptografia SSL?

A criptografia SSL funciona através de um processo de criptografia assimétrica, onde são utilizadas duas chaves: uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é usada para criptografar os dados antes de serem enviados, enquanto a chave privada é usada para descriptografar os dados no servidor de destino.

Quando um usuário acessa um site protegido por SSL, o servidor envia sua chave pública para o navegador. O navegador então usa essa chave pública para criptografar os dados antes de enviá-los de volta para o servidor. Somente o servidor, que possui a chave privada correspondente, pode descriptografar os dados e acessar as informações enviadas pelo usuário.

Quais são os benefícios da criptografia SSL?

A criptografia SSL oferece uma série de benefícios importantes para a segurança online:

1. Privacidade dos dados: A criptografia SSL garante que os dados transmitidos entre o navegador e o servidor permaneçam privados e não possam ser lidos por terceiros.

2. Autenticidade do servidor: Através do uso de certificados digitais, a criptografia SSL permite que os usuários verifiquem a autenticidade do servidor, garantindo que estão se comunicando com o site correto e não com um impostor.

3. Integridade dos dados: A criptografia SSL também garante a integridade dos dados transmitidos, evitando que sejam modificados ou corrompidos durante a transmissão.

4. Melhor posicionamento nos mecanismos de busca: Os mecanismos de busca, como o Google, consideram a presença de SSL como um fator de classificação, o que significa que sites com criptografia SSL tendem a ter um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.

Quais são os diferentes tipos de certificados SSL?

Existem diferentes tipos de certificados SSL disponíveis, cada um com diferentes níveis de segurança e validação:

1. Certificados de validação de domínio (DV): Esses certificados são os mais básicos e garantem apenas que o domínio do site é válido. Eles são geralmente utilizados por sites de pequeno porte ou blogs pessoais.

2. Certificados de validação da organização (OV): Esses certificados oferecem um nível mais alto de validação, verificando a propriedade do domínio e a existência da organização por trás do site. Eles são geralmente utilizados por empresas e organizações de médio porte.

3. Certificados de validação estendida (EV): Esses certificados oferecem o mais alto nível de validação, exigindo uma verificação rigorosa da identidade da organização. Eles são geralmente utilizados por empresas de grande porte e instituições financeiras.

Como obter um certificado SSL?

Para obter um certificado SSL, é necessário seguir os seguintes passos:

1. Escolha um provedor de certificado SSL: Existem vários provedores de certificados SSL disponíveis, como a Let’s Encrypt, Comodo e Symantec. É importante escolher um provedor confiável e que atenda às suas necessidades.

2. Gere uma solicitação de assinatura de certificado (CSR): Uma CSR é um arquivo que contém informações sobre o domínio e a organização para a qual o certificado será emitido. Ela deve ser gerada no servidor onde o site está hospedado.

3. Envie a CSR para o provedor de certificado SSL: Após gerar a CSR, ela deve ser enviada para o provedor de certificado SSL escolhido. O provedor irá então emitir o certificado com base nas informações fornecidas.

4. Instale o certificado SSL no servidor: Após receber o certificado, ele deve ser instalado no servidor onde o site está hospedado. O processo de instalação pode variar dependendo do servidor e do provedor de certificado SSL.

Como verificar se um site possui criptografia SSL?

Para verificar se um site possui criptografia SSL, você pode seguir os seguintes passos:

1. Verifique o protocolo: Um site com criptografia SSL terá o protocolo “https://” antes do endereço do site, em vez de apenas “http://”. O “s” em “https” indica que a conexão é segura.

2. Verifique o cadeado: A maioria dos navegadores exibe um ícone de cadeado na barra de endereço para indicar que a conexão é segura. Clicar no cadeado permite visualizar informações adicionais sobre o certificado SSL.

3. Verifique o certificado: É possível visualizar detalhes sobre o certificado SSL clicando no cadeado e selecionando a opção “Detalhes” ou “Certificado”. Isso permitirá verificar se o certificado foi emitido por uma autoridade confiável.

A criptografia SSL é essencial para garantir a segurança das informações transmitidas pela internet. Ela protege a privacidade dos dados, garante a autenticidade do servidor e evita a modificação ou corrupção dos dados durante a transmissão. Além disso, a presença de SSL também pode melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca. Ao utilizar um certificado SSL, os usuários podem ter a tranquilidade de que suas informações estão sendo transmitidas de forma segura e confiável.