O que é: Taxonomia de autor

Escrito por em 08/07/2023

O que é: Taxonomia de autor

A taxonomia de autor é uma estratégia de organização e classificação de conteúdo na internet, que tem como objetivo atribuir autoria e credibilidade aos autores de determinados conteúdos. Essa técnica é amplamente utilizada em blogs, sites de notícias e plataformas de compartilhamento de conteúdo, como o Medium.

Como funciona a Taxonomia de autor?

A taxonomia de autor funciona através da criação de perfis de autor, que são associados a cada conteúdo publicado. Esses perfis geralmente incluem informações sobre o autor, como nome, biografia, foto e links para suas redes sociais. Além disso, a taxonomia de autor também pode incluir métricas de autoridade, como o número de seguidores nas redes sociais, o número de publicações realizadas e o engajamento gerado por essas publicações.

Benefícios da Taxonomia de autor

A taxonomia de autor traz diversos benefícios tanto para os autores quanto para os usuários que consomem o conteúdo. Para os autores, a taxonomia de autor ajuda a construir uma reputação online, aumentando sua visibilidade e credibilidade. Além disso, a taxonomia de autor também permite que os autores sejam encontrados mais facilmente pelos usuários interessados em seu conteúdo.

Para os usuários, a taxonomia de autor facilita a identificação de conteúdos relevantes e confiáveis. Ao saber quem é o autor de determinado conteúdo, os usuários podem avaliar a expertise e a reputação do autor, o que influencia na decisão de consumir ou não o conteúdo.

Como implementar a Taxonomia de autor

Para implementar a taxonomia de autor em um site ou blog, é necessário seguir alguns passos. Primeiramente, é preciso criar perfis de autor para cada autor do conteúdo. Esses perfis devem conter informações relevantes sobre o autor, como nome, biografia, foto e links para suas redes sociais.

Além disso, é importante utilizar marcadores ou tags para associar cada conteúdo ao seu respectivo autor. Esses marcadores podem ser adicionados ao final de cada artigo ou post, indicando o nome do autor e linkando para o seu perfil.

Importância do SEO na Taxonomia de autor

O SEO (Search Engine Optimization) desempenha um papel fundamental na taxonomia de autor. Para que a taxonomia de autor seja efetiva, é necessário que os perfis de autor e os conteúdos associados sejam otimizados para os mecanismos de busca.

Isso significa que é preciso utilizar palavras-chave relevantes nos perfis de autor, nos títulos dos conteúdos e nas tags associadas. Além disso, é importante criar links internos entre os conteúdos relacionados de cada autor, para aumentar a relevância e a autoridade dos perfis de autor.

Exemplos de Taxonomia de autor

Existem diversos exemplos de sites e blogs que utilizam a taxonomia de autor de forma eficiente. Um exemplo é o Medium, uma plataforma de compartilhamento de conteúdo que permite que os autores criem perfis e publiquem seus textos.

Outro exemplo é o site da Forbes, que utiliza a taxonomia de autor para atribuir autoria aos seus artigos. Cada autor possui um perfil com informações relevantes e os artigos são associados aos respectivos autores.

A taxonomia de autor é uma estratégia poderosa para atribuir autoria e credibilidade aos autores de conteúdos na internet. Ao implementar a taxonomia de autor em um site ou blog, é possível aumentar a visibilidade e a reputação dos autores, além de facilitar a identificação de conteúdos relevantes e confiáveis pelos usuários. Portanto, é importante investir na taxonomia de autor e otimizá-la para os mecanismos de busca, a fim de obter melhores resultados e rankear bem no Google.