O que é: Taxonomia de menu

Escrito por em 08/07/2023

A taxonomia de menu é uma estrutura organizacional que ajuda a categorizar e organizar o conteúdo de um site de forma lógica e intuitiva. É uma parte essencial do design de um site, pois facilita a navegação dos usuários e ajuda a melhorar a experiência do usuário. Neste glossário, vamos explorar em detalhes o que é a taxonomia de menu e como ela pode ser utilizada para melhorar a usabilidade e a eficiência de um site.

O que é taxonomia de menu?

A taxonomia de menu é um sistema de classificação que organiza o conteúdo de um site em categorias e subcategorias. É semelhante a um índice ou uma tabela de conteúdos, onde os itens são agrupados de acordo com sua relevância e relação com outros itens. A taxonomia de menu é geralmente apresentada como uma lista de links ou botões que direcionam os usuários para diferentes seções do site.

Por que a taxonomia de menu é importante?

A taxonomia de menu é importante porque ajuda os usuários a encontrar o que estão procurando de forma rápida e eficiente. Quando um site tem uma estrutura de menu clara e bem organizada, os usuários podem navegar facilmente entre as diferentes seções do site e encontrar o conteúdo relevante para suas necessidades. Isso melhora a usabilidade do site e aumenta a satisfação do usuário.

Além disso, a taxonomia de menu também é importante para os motores de busca, como o Google. Quando um site tem uma estrutura de menu bem definida, os motores de busca podem entender melhor a hierarquia e a relação entre as diferentes páginas do site. Isso ajuda a melhorar o ranking do site nos resultados de pesquisa e aumenta a visibilidade online.

Como criar uma taxonomia de menu eficaz?

Para criar uma taxonomia de menu eficaz, é importante seguir algumas diretrizes e melhores práticas. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a criar uma taxonomia de menu que seja fácil de usar e otimizada para SEO:

1. Planeje a estrutura do seu site

Antes de criar a taxonomia de menu, é importante planejar a estrutura do seu site. Pense nas diferentes categorias e subcategorias que você deseja incluir e como elas se relacionam entre si. Isso ajudará a criar uma estrutura de menu lógica e intuitiva.

2. Use palavras-chave relevantes

Ao criar os links do seu menu, certifique-se de usar palavras-chave relevantes. Isso ajudará os motores de busca a entender a relevância do seu conteúdo e melhorar o ranking do seu site nos resultados de pesquisa.

3. Limite o número de itens no menu

Evite sobrecarregar o seu menu com muitos itens. Isso pode tornar a navegação confusa e dificultar para os usuários encontrarem o que estão procurando. Limite o número de itens no menu e agrupe-os de forma lógica.

4. Use uma hierarquia clara

Organize os itens do seu menu em uma hierarquia clara e lógica. Isso ajudará os usuários a entender a estrutura do seu site e navegar facilmente entre as diferentes seções.

5. Adicione links de navegação secundários

Além do menu principal, adicione links de navegação secundários para ajudar os usuários a encontrar informações adicionais. Isso pode incluir links para páginas relacionadas, categorias populares ou recursos adicionais.

6. Teste e otimize

Após criar a taxonomia de menu, teste-a com usuários reais para garantir que seja fácil de usar e intuitiva. Faça ajustes e otimize-a com base no feedback dos usuários e nas métricas de desempenho do site.

A taxonomia de menu é uma parte essencial do design de um site. Ela ajuda a organizar e categorizar o conteúdo de forma lógica e intuitiva, melhorando a usabilidade e a experiência do usuário. Além disso, uma taxonomia de menu bem definida também pode ajudar a melhorar o ranking do site nos resultados de pesquisa. Portanto, ao criar um site, certifique-se de dedicar tempo e esforço para criar uma taxonomia de menu eficaz e otimizada para SEO.