O que é: Taxonomia de projetos

Escrito por em 08/07/2023

O que é: Taxonomia de projetos

A taxonomia de projetos é uma estrutura organizacional que visa classificar e categorizar os projetos de uma empresa de forma sistemática e padronizada. Ela permite que os projetos sejam agrupados de acordo com suas características e objetivos, facilitando a gestão e o acompanhamento de cada um deles.

Benefícios da taxonomia de projetos

A utilização da taxonomia de projetos traz diversos benefícios para as empresas. Primeiramente, ela permite uma melhor visualização e compreensão do portfólio de projetos, facilitando a identificação de lacunas e sobreposições. Além disso, a taxonomia auxilia na definição de prioridades e na alocação adequada de recursos, garantindo que os projetos mais estratégicos recebam a atenção necessária.

Outro benefício importante da taxonomia de projetos é a padronização dos processos e terminologias utilizados na gestão de projetos. Isso facilita a comunicação entre os membros da equipe e evita mal entendidos, contribuindo para a eficiência e eficácia do trabalho realizado.

Elementos da taxonomia de projetos

A taxonomia de projetos é composta por diversos elementos que ajudam a organizar e classificar os projetos. Entre os principais elementos estão:

Categorias

As categorias são os grupos principais nos quais os projetos são classificados. Elas podem ser definidas de acordo com a área de atuação da empresa, o tipo de projeto ou qualquer outro critério relevante. Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode ter categorias como desenvolvimento de software, infraestrutura de TI e inovação.

Subcategorias

As subcategorias são subdivisões das categorias e permitem uma classificação mais detalhada dos projetos. Por exemplo, dentro da categoria de desenvolvimento de software, podem existir subcategorias como aplicativos móveis, sistemas web e integração de sistemas.

Atributos

Os atributos são características específicas de cada projeto que ajudam a descrevê-lo e classificá-lo. Eles podem incluir informações como o objetivo do projeto, o prazo de entrega, o orçamento disponível, entre outros. A definição dos atributos é fundamental para garantir uma classificação precisa e consistente dos projetos.

Metodologia

A metodologia define os processos e as práticas utilizadas na gestão de projetos. Ela pode variar de acordo com a empresa e o setor de atuação, mas é importante que seja consistente e alinhada com as melhores práticas do mercado. A metodologia também pode incluir ferramentas e templates que auxiliam na execução dos projetos.

Desafios na implementação da taxonomia de projetos

A implementação da taxonomia de projetos pode enfrentar alguns desafios. Um dos principais é a resistência por parte dos colaboradores, que podem resistir a mudanças na forma como os projetos são classificados e gerenciados. Para superar esse desafio, é importante envolver os colaboradores desde o início do processo, explicando os benefícios da taxonomia e ouvindo suas sugestões e preocupações.

Outro desafio é a definição dos critérios de classificação. É importante que esses critérios sejam claros e objetivos, evitando ambiguidades e interpretações diferentes. Além disso, é fundamental revisar e atualizar regularmente a taxonomia, garantindo que ela continue relevante e alinhada com as necessidades da empresa.

A taxonomia de projetos é uma ferramenta poderosa para a gestão e organização dos projetos de uma empresa. Ela permite uma melhor visualização do portfólio de projetos, facilita a alocação de recursos e contribui para a eficiência e eficácia do trabalho realizado. A implementação da taxonomia pode enfrentar desafios, mas com o envolvimento dos colaboradores e a definição de critérios claros, é possível superá-los e colher os benefícios dessa estrutura organizacional.