O que é: Unpublish page

Escrito por em 08/07/2023

O que é: Unpublish page

O termo “Unpublish page” se refere a uma ação realizada em um site ou plataforma online, na qual uma página existente é removida ou desativada temporariamente, tornando-a indisponível para os visitantes. Essa ação pode ser realizada por diversos motivos, como atualizações de conteúdo, correções de erros, reestruturação do site ou até mesmo para ocultar temporariamente uma página específica.

Ao realizar a ação de “Unpublish page”, a página em questão deixa de ser acessível através de sua URL original e não aparecerá nos resultados de pesquisa. No entanto, é importante ressaltar que a página não é excluída permanentemente, apenas fica inacessível temporariamente.

Motivos para realizar a ação de “Unpublish page”

Existem diversos motivos pelos quais um administrador de um site ou plataforma online pode optar por realizar a ação de “Unpublish page”. Alguns desses motivos incluem:

1. Atualizações de conteúdo: Ao realizar alterações significativas em uma página, como atualização de informações, adição de novos recursos ou mudanças de design, é comum desativar temporariamente a página para evitar que os visitantes acessem um conteúdo desatualizado ou incompleto.

2. Correções de erros: Caso uma página apresente erros de carregamento, links quebrados ou qualquer outro problema técnico, a ação de “Unpublish page” pode ser realizada para corrigir esses problemas antes de tornar a página novamente acessível.

3. Reestruturação do site: Em alguns casos, é necessário reorganizar a estrutura de um site, alterando a hierarquia das páginas ou até mesmo removendo algumas delas. A ação de “Unpublish page” permite que essas alterações sejam feitas sem que os visitantes acessem páginas que não estão mais disponíveis.

4. Ocultar temporariamente uma página: Em situações específicas, pode ser necessário ocultar temporariamente uma página do público. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando uma promoção ou evento já encerrou, mas a página relacionada ainda está ativa. Nesses casos, a ação de “Unpublish page” permite que a página seja ocultada até que seja necessário reativá-la.

Como realizar a ação de “Unpublish page”

A forma de realizar a ação de “Unpublish page” pode variar dependendo da plataforma ou sistema utilizado para gerenciar o site. No entanto, em geral, o processo envolve os seguintes passos:

1. Acesso ao painel de administração: É necessário acessar o painel de administração do site ou plataforma online utilizando as credenciais de administrador.

2. Localização da página a ser desativada: Dentro do painel de administração, é preciso localizar a página específica que deseja desativar temporariamente.

3. Opção de “Unpublish page”: Geralmente, existe uma opção ou botão específico para realizar a ação de “Unpublish page”. Essa opção pode estar localizada nas configurações da página ou em algum menu relacionado à gestão de conteúdo.

4. Confirmação da ação: Ao selecionar a opção de “Unpublish page”, é comum que seja solicitada uma confirmação para garantir que a ação está sendo realizada intencionalmente. Após confirmar a ação, a página será desativada e não estará mais acessível para os visitantes.

Importância do “Unpublish page” para SEO

A ação de “Unpublish page” pode ter um impacto significativo na otimização para mecanismos de busca (SEO) de um site. Ao desativar temporariamente uma página, é possível evitar que os mecanismos de busca a indexem e a exibam nos resultados de pesquisa. Isso pode ser útil em situações em que o conteúdo da página não está completo ou precisa passar por atualizações antes de ser apresentado ao público.

Além disso, a ação de “Unpublish page” também pode ser utilizada estrategicamente para direcionar o tráfego para outras páginas do site. Ao desativar temporariamente uma página, é possível redirecionar os visitantes para outras páginas relevantes, aumentando a visibilidade e o engajamento com o conteúdo desejado.

Considerações finais

A ação de “Unpublish page” é uma ferramenta importante para administradores de sites e plataformas online. Ela permite desativar temporariamente uma página, tornando-a indisponível para os visitantes, enquanto realiza atualizações, correções de erros, reestruturação do site ou oculta temporariamente uma página específica.

Ao realizar a ação de “Unpublish page”, é importante considerar os impactos que ela pode ter na otimização para mecanismos de busca (SEO) e utilizar estrategicamente essa ferramenta para direcionar o tráfego para outras páginas relevantes.