O que é: URL amigável

Escrito por em 08/07/2023

O que é URL amigável?

A URL amigável, também conhecida como URL otimizada para SEO, é uma prática de otimização de sites que consiste em criar endereços de páginas da web que sejam fáceis de ler e entender tanto para os usuários quanto para os motores de busca. Uma URL amigável é composta por palavras-chave relevantes e descritivas, separadas por hifens, o que facilita a compreensão do conteúdo da página antes mesmo de acessá-la.

Ter uma URL amigável é fundamental para melhorar a experiência do usuário, aumentar a visibilidade do site nos motores de busca e, consequentemente, atrair mais tráfego orgânico. Além disso, uma URL amigável também contribui para a construção de uma estrutura de site bem organizada, facilitando a navegação e a indexação das páginas pelos motores de busca.

Benefícios de uma URL amigável

Uma URL amigável traz diversos benefícios para um site, tanto em termos de SEO quanto de usabilidade. A seguir, destacamos alguns dos principais benefícios:

Melhora a experiência do usuário: Uma URL amigável facilita a compreensão do conteúdo da página antes mesmo de acessá-la. Isso ajuda os usuários a identificarem rapidamente se a página é relevante para suas necessidades, aumentando a taxa de cliques e reduzindo a taxa de rejeição.

Aumenta a visibilidade nos motores de busca: Uma URL amigável, que contenha palavras-chave relevantes, contribui para que a página seja melhor compreendida pelos motores de busca. Isso aumenta as chances de a página ser exibida nos resultados de pesquisa quando os usuários realizam buscas relacionadas ao conteúdo da página.

Melhora a indexação das páginas: Uma URL amigável facilita a indexação das páginas pelos motores de busca, pois fornece informações claras e relevantes sobre o conteúdo da página. Isso ajuda os motores de busca a entenderem melhor a estrutura do site e a importância de cada página dentro dele.

Facilita o compartilhamento nas redes sociais: Uma URL amigável é mais fácil de ser compartilhada nas redes sociais, pois é mais curta, descritiva e atrativa. Isso aumenta as chances de as pessoas clicarem no link compartilhado e visitarem o site.

Como criar uma URL amigável?

Agora que você já entendeu a importância de ter uma URL amigável, vamos mostrar como criar uma. A seguir, apresentamos algumas dicas e boas práticas:

Use palavras-chave relevantes: Inclua palavras-chave relevantes na URL, de forma a descrever o conteúdo da página. Isso ajuda os motores de busca a entenderem do que se trata a página e aumenta as chances de a página ser exibida nos resultados de pesquisa.

Evite caracteres especiais: Evite o uso de caracteres especiais, como acentos, espaços, pontos de interrogação, entre outros, na URL. Isso pode dificultar a leitura e a interpretação da URL pelos motores de busca e pelos usuários.

Use hifens para separar as palavras: Utilize hifens para separar as palavras na URL. Isso torna a URL mais legível e compreensível tanto para os motores de busca quanto para os usuários.

Seja conciso e descritivo: Procure ser conciso e descritivo ao criar a URL. Evite URLs muito longas e confusas, pois isso pode dificultar a leitura e a compreensão da URL pelos usuários.

Evite duplicidade de URLs: Evite criar URLs duplicadas para páginas com conteúdo semelhante. Isso pode confundir os motores de busca e prejudicar a indexação das páginas.

Utilize URLs amigáveis em todas as páginas: Procure utilizar URLs amigáveis em todas as páginas do site, não apenas nas páginas principais. Isso ajuda a manter uma estrutura de site consistente e facilita a navegação e a indexação das páginas pelos motores de busca.

Em resumo, ter uma URL amigável é fundamental para melhorar a experiência do usuário, aumentar a visibilidade do site nos motores de busca e facilitar a indexação das páginas. Para criar uma URL amigável, é importante utilizar palavras-chave relevantes, evitar caracteres especiais, usar hifens para separar as palavras, ser conciso e descritivo, evitar duplicidade de URLs e utilizar URLs amigáveis em todas as páginas do site. Seguindo essas dicas e boas práticas, você estará no caminho certo para criar URLs otimizadas para SEO e melhorar o desempenho do seu site.