O que é: URL encoding

Escrito por em 08/07/2023

O que é URL encoding?

O URL encoding, também conhecido como percent-encoding, é um processo utilizado para transformar caracteres especiais em uma sequência de caracteres seguros para serem utilizados em URLs. Isso é necessário porque nem todos os caracteres podem ser utilizados diretamente em uma URL, pois podem causar erros ou interpretações incorretas pelos navegadores e servidores.

Por que o URL encoding é importante?

O URL encoding é importante porque permite que caracteres especiais, como espaços, acentos, símbolos e caracteres não-ASCII, sejam representados de forma segura em uma URL. Sem o URL encoding, esses caracteres poderiam causar problemas de interpretação e até mesmo quebrar a funcionalidade de um site.

Como funciona o URL encoding?

O URL encoding funciona substituindo cada caractere especial por uma sequência de caracteres que começa com o símbolo de porcentagem (%) seguido por dois dígitos hexadecimais que representam o valor do caractere na tabela ASCII. Por exemplo, o caractere espaço ( ) é representado como %20, o caractere acentuado á é representado como %C3%A1, e assim por diante.

Quais caracteres são codificados no URL encoding?

No URL encoding, todos os caracteres que não são alfanuméricos ou não fazem parte de uma lista específica de caracteres permitidos em uma URL são codificados. Isso inclui espaços, acentos, símbolos, caracteres especiais e caracteres não-ASCII.

Quais são os caracteres permitidos em uma URL?

Os caracteres permitidos em uma URL são os caracteres alfanuméricos (letras de A a Z, tanto maiúsculas quanto minúsculas, e números de 0 a 9), além de alguns caracteres especiais, como o hífen (-), o sublinhado (_), o ponto (.), a til (~) e o sinal de exclamação (!).

Como codificar uma URL?

Para codificar uma URL, é necessário substituir cada caractere especial por sua sequência de caracteres codificados. Isso pode ser feito manualmente, substituindo cada caractere um a um, ou utilizando uma função ou biblioteca de URL encoding disponível em diversas linguagens de programação.

Quando usar o URL encoding?

O URL encoding deve ser utilizado sempre que houver a necessidade de incluir caracteres especiais em uma URL. Isso inclui, por exemplo, a passagem de parâmetros em uma URL, a inclusão de espaços em branco em um caminho de URL, ou a utilização de caracteres acentuados em um domínio.

Quais são os benefícios do URL encoding?

O URL encoding traz diversos benefícios, como garantir a correta interpretação de caracteres especiais em uma URL, evitar erros de interpretação pelos navegadores e servidores, melhorar a usabilidade e acessibilidade de um site, e contribuir para a otimização para mecanismos de busca (SEO).

Qual é a relação entre URL encoding e SEO?

O URL encoding tem uma relação direta com SEO, pois URLs amigáveis e otimizadas para mecanismos de busca são um dos fatores considerados pelos algoritmos de busca na hora de posicionar um site nos resultados de pesquisa. Utilizar URL encoding corretamente contribui para a criação de URLs amigáveis, que contêm palavras-chave relevantes e são fáceis de serem lidas e interpretadas pelos usuários e pelos motores de busca.

Quais são as melhores práticas de URL encoding para SEO?

Para obter os melhores resultados em termos de SEO, é recomendado seguir algumas práticas de URL encoding, como utilizar palavras-chave relevantes nos URLs, evitar o uso de caracteres especiais desnecessários, manter os URLs curtos e descritivos, utilizar hífens para separar as palavras, e garantir que os URLs sejam legíveis e compreensíveis para os usuários.

Exemplos de URL encoding

Para ilustrar o URL encoding, vamos utilizar o exemplo de uma URL que contém o título de um artigo: “O que é URL encoding?”. A URL original seria algo como “https://www.exemplo.com/artigo/o que é URL encoding?”, mas para que seja corretamente interpretada pelos navegadores e servidores, ela precisa ser codificada utilizando URL encoding, resultando em “https://www.exemplo.com/artigo/o%20que%20%C3%A9%20URL%20encoding%3F”.

Em resumo, o URL encoding é um processo essencial para garantir a correta interpretação de caracteres especiais em URLs. Utilizar URL encoding corretamente contribui para a segurança, usabilidade, acessibilidade e otimização para mecanismos de busca de um site. Ao criar URLs amigáveis e otimizadas, é possível melhorar a experiência do usuário e aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa.