O que é: URL rewrite

Escrito por em 08/07/2023

O que é URL rewrite?

URL rewrite é uma técnica utilizada em desenvolvimento web para alterar a estrutura de uma URL de forma amigável aos mecanismos de busca e aos usuários. Essa técnica consiste em modificar a URL original, que geralmente é composta por números e caracteres complexos, para uma URL mais amigável, que contenha palavras-chave relevantes para o conteúdo da página. O URL rewrite é uma prática comum no SEO (Search Engine Optimization) e tem como objetivo melhorar a visibilidade e o posicionamento de um site nos resultados de busca do Google e de outros buscadores.

Como funciona o URL rewrite?

O URL rewrite é realizado por meio de regras definidas no servidor web, que são responsáveis por redirecionar as URLs originais para as URLs amigáveis. Essas regras são escritas em um arquivo chamado .htaccess, que fica localizado na raiz do site. No caso de sites desenvolvidos em outras linguagens, como ASP.NET, por exemplo, as regras de URL rewrite são definidas de forma diferente, geralmente utilizando um arquivo de configuração específico. O servidor web interpreta essas regras e redireciona as requisições para a URL amigável correspondente.

Vantagens do URL rewrite

O URL rewrite traz diversas vantagens para um site, tanto em termos de SEO quanto em usabilidade. Ao utilizar URLs amigáveis, o site se torna mais fácil de ser compreendido pelos usuários e pelos mecanismos de busca. Além disso, URLs amigáveis contendo palavras-chave relevantes podem atrair mais cliques nos resultados de busca, aumentando o tráfego orgânico do site. Outra vantagem do URL rewrite é a possibilidade de criar URLs curtas e memoráveis, facilitando o compartilhamento nas redes sociais e em outros meios.

Como implementar o URL rewrite

A implementação do URL rewrite pode variar de acordo com o servidor web utilizado e a linguagem de programação do site. No caso do Apache, por exemplo, é necessário habilitar o módulo mod_rewrite e criar um arquivo .htaccess com as regras de redirecionamento. Já no caso do IIS, é necessário utilizar o módulo URL Rewrite e definir as regras no arquivo web.config. Em sites desenvolvidos em outras linguagens, como PHP, é possível utilizar bibliotecas e frameworks específicos para implementar o URL rewrite. É importante ressaltar que a implementação do URL rewrite deve ser feita com cuidado, pois erros nas regras de redirecionamento podem causar problemas de acesso ao site.

Exemplos de URLs amigáveis

As URLs amigáveis podem ser criadas de diversas formas, dependendo do conteúdo e da estrutura do site. Alguns exemplos de URLs amigáveis são:
– www.exemplo.com/categoria/nome-do-artigo
– www.exemplo.com/produto/nome-do-produto
– www.exemplo.com/pagina/nome-da-pagina
Essas URLs contêm palavras-chave relevantes para o conteúdo da página, o que facilita a compreensão do usuário e dos mecanismos de busca sobre o que se trata o conteúdo.

Impacto do URL rewrite no SEO

O URL rewrite tem um impacto significativo no SEO de um site. Ao utilizar URLs amigáveis, o site se torna mais relevante para os mecanismos de busca, pois as palavras-chave presentes na URL são consideradas como indicadores do conteúdo da página. Além disso, URLs amigáveis são mais fáceis de serem compartilhadas e linkadas por outros sites, o que pode aumentar a autoridade e a relevância do site aos olhos dos buscadores. Portanto, o URL rewrite é uma prática essencial para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca.

Considerações finais

O URL rewrite é uma técnica poderosa para melhorar a visibilidade e o posicionamento de um site nos resultados de busca. Ao utilizar URLs amigáveis, o site se torna mais fácil de ser compreendido pelos usuários e pelos mecanismos de busca, além de atrair mais cliques nos resultados de busca. A implementação do URL rewrite pode variar de acordo com o servidor web e a linguagem de programação utilizada, mas é essencial que seja feita de forma correta para evitar problemas de acesso ao site. Portanto, se você deseja melhorar o SEO do seu site, considere implementar o URL rewrite e aproveite os benefícios que essa técnica pode trazer.