O que é: URL shortener

Escrito por em 08/07/2023

O que é URL shortener?

URL shortener, também conhecido como encurtador de URL, é uma ferramenta online que permite reduzir o tamanho de um URL longo em um URL curto e mais fácil de compartilhar. Esses serviços são amplamente utilizados na internet para facilitar o compartilhamento de links em redes sociais, mensagens de texto, e-mails e outros meios de comunicação.

Como funciona um URL shortener?

O funcionamento de um URL shortener é bastante simples. Quando um usuário insere um URL longo na ferramenta, o serviço encurta o link, gerando um novo URL curto. Esse novo URL é então associado ao URL longo original, de forma que quando alguém clica no URL curto, é redirecionado para o URL longo correspondente.

Quais são os benefícios de usar um URL shortener?

O uso de um URL shortener traz diversos benefícios tanto para os usuários quanto para os criadores de conteúdo. Alguns dos principais benefícios incluem:

Economia de espaço:

URLs longos podem ocupar muito espaço em mensagens de texto, tweets e outros meios de comunicação com limite de caracteres. Ao encurtar um URL, é possível economizar espaço e incluir mais informações relevantes.

Facilidade de compartilhamento:

URLs curtos são mais fáceis de copiar, colar e compartilhar em diferentes plataformas. Além disso, eles são mais amigáveis para os usuários, pois não precisam se preocupar em digitar URLs longos e complexos.

Personalização de links:

Alguns serviços de URL shortener permitem personalizar os links encurtados, adicionando palavras-chave relevantes ou até mesmo o nome da marca. Isso ajuda a fortalecer a identidade da marca e tornar os links mais memoráveis.

Acompanhamento de métricas:

Muitos URL shorteners oferecem recursos de rastreamento, permitindo que os criadores de conteúdo acompanhem o desempenho dos links encurtados. É possível obter informações sobre o número de cliques, a origem do tráfego e outras métricas importantes para avaliar o sucesso de uma campanha de marketing.

Quais são os principais serviços de URL shortener disponíveis?

No mercado, existem diversos serviços de URL shortener disponíveis, cada um com suas próprias características e funcionalidades. Alguns dos mais populares incluem:

Bitly:

O Bitly é um dos serviços de URL shortener mais conhecidos e utilizados. Além de encurtar URLs, ele oferece recursos avançados de rastreamento e análise de dados.

Google URL Shortener:

O Google URL Shortener foi um serviço amplamente utilizado, mas foi descontinuado em 2019. No entanto, ainda é possível encontrar outros serviços do Google que oferecem funcionalidades semelhantes.

TinyURL:

O TinyURL é outro serviço popular de encurtamento de URLs. Ele permite personalizar os links encurtados e oferece estatísticas básicas de rastreamento.

Como escolher o melhor URL shortener?

A escolha do melhor URL shortener depende das necessidades e preferências de cada usuário. Alguns fatores a serem considerados ao escolher um serviço incluem:

Recursos de rastreamento:

Se você precisa acompanhar o desempenho dos links encurtados, é importante escolher um serviço que ofereça recursos avançados de rastreamento e análise de dados.

Personalização de links:

Se a personalização de links é importante para você, verifique se o serviço permite adicionar palavras-chave ou o nome da marca nos links encurtados.

Facilidade de uso:

Opte por um serviço de URL shortener que seja fácil de usar e que ofereça uma interface intuitiva. Isso facilitará o processo de encurtamento de URLs e o acesso às métricas de desempenho.

Em resumo, um URL shortener é uma ferramenta essencial para facilitar o compartilhamento de links na internet. Com a capacidade de encurtar URLs longos em links curtos e personalizáveis, esses serviços oferecem benefícios como economia de espaço, facilidade de compartilhamento e acompanhamento de métricas. Ao escolher um URL shortener, é importante considerar os recursos de rastreamento, personalização de links e facilidade de uso. Experimente diferentes serviços e encontre aquele que melhor atenda às suas necessidades.