O que é: Validador de marcação

Escrito por em 08/07/2023

O que é um Validador de Marcação?

Um validador de marcação é uma ferramenta que verifica se o código HTML de uma página da web está corretamente estruturado e segue as diretrizes de marcação recomendadas pelos mecanismos de busca, como o Google. Essa marcação é conhecida como Schema.org, que é um vocabulário de marcação estruturada que ajuda os mecanismos de busca a entender melhor o conteúdo de uma página.

Por que a marcação é importante?

A marcação é importante porque ajuda os mecanismos de busca a entender o conteúdo de uma página da web de forma mais precisa. Isso permite que os mecanismos de busca forneçam resultados de pesquisa mais relevantes e ricos em informações, como snippets enriquecidos, que exibem informações adicionais além do título e da descrição da página.

A marcação também pode ajudar a melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa, pois os mecanismos de busca podem usar a marcação para exibir recursos especiais, como avaliações de produtos, receitas, eventos e muito mais.

Como funciona um validador de marcação?

Um validador de marcação analisa o código HTML de uma página da web em busca de erros e problemas de marcação. Ele verifica se a marcação está corretamente implementada e se segue as diretrizes do Schema.org. Além disso, um validador de marcação também pode fornecer sugestões de melhoria para otimizar a marcação e torná-la mais eficiente.

Existem várias ferramentas disponíveis para validar a marcação, como o Google Structured Data Testing Tool e o Schema Markup Validator. Essas ferramentas permitem que os desenvolvedores e profissionais de marketing verifiquem se a marcação está correta e ajuda a identificar possíveis problemas que podem afetar a visibilidade nos resultados de pesquisa.

Benefícios de usar um validador de marcação

O uso de um validador de marcação pode trazer vários benefícios para uma página da web. Aqui estão alguns dos principais benefícios:

1. Melhora a visibilidade nos resultados de pesquisa: Ao garantir que a marcação esteja correta e otimizada, uma página da web tem mais chances de ser exibida com recursos especiais nos resultados de pesquisa, como snippets enriquecidos, que podem atrair mais cliques e aumentar a visibilidade.

2. Aumenta a relevância: A marcação correta ajuda os mecanismos de busca a entender melhor o conteúdo de uma página da web. Isso pode levar a uma melhor classificação nos resultados de pesquisa e a uma maior relevância para os usuários.

3. Melhora a experiência do usuário: A marcação correta pode fornecer informações adicionais aos usuários nos resultados de pesquisa, como avaliações de produtos, receitas, horários de eventos, entre outros. Isso ajuda os usuários a tomar decisões mais informadas e melhora sua experiência geral.

4. Facilita a indexação: A marcação correta e estruturada facilita a indexação do conteúdo pelos mecanismos de busca. Isso significa que as páginas da web podem ser rastreadas e indexadas mais facilmente, o que pode levar a uma melhor classificação nos resultados de pesquisa.

Como otimizar a marcação usando um validador

Para otimizar a marcação usando um validador, siga estas dicas:

1. Verifique a marcação existente: Use um validador de marcação para verificar se a marcação existente está correta e segue as diretrizes do Schema.org. Isso ajudará a identificar possíveis problemas e erros que precisam ser corrigidos.

2. Corrija os erros de marcação: Se o validador identificar erros de marcação, corrija-os de acordo com as diretrizes do Schema.org. Isso pode envolver a adição ou remoção de tags, a correção de valores de atributos ou a reestruturação da marcação para torná-la mais eficiente.

3. Otimize a marcação: Além de corrigir erros, você também pode otimizar a marcação para melhorar sua eficiência. Isso pode envolver a adição de informações adicionais, como avaliações de produtos, ou a utilização de propriedades específicas do Schema.org para fornecer mais detalhes sobre o conteúdo da página.

4. Teste novamente: Após fazer as correções e otimizações, teste novamente a marcação usando o validador. Certifique-se de que todos os erros foram corrigidos e de que a marcação está correta e otimizada.

Um validador de marcação é uma ferramenta essencial para garantir que o código HTML de uma página da web esteja corretamente estruturado e siga as diretrizes do Schema.org. Ao usar um validador, é possível identificar e corrigir erros de marcação, otimizar a marcação para melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa e fornecer uma experiência melhor para os usuários. Portanto, é altamente recomendado o uso de um validador de marcação para garantir que sua página da web esteja otimizada para SEO.