O que é: XHTML

Escrito por em 08/07/2023

O que é XHTML?

O XHTML (Extensible Hypertext Markup Language) é uma linguagem de marcação que define a estrutura e o conteúdo de uma página da web. É uma versão mais rigorosa e limpa do HTML (Hypertext Markup Language), que segue as regras do XML (Extensible Markup Language). O XHTML combina a facilidade de uso do HTML com a sintaxe estrita do XML, tornando-o uma escolha popular para desenvolvedores web que desejam criar páginas compatíveis com os padrões da web.

Benefícios do uso do XHTML

O uso do XHTML traz uma série de benefícios para os desenvolvedores e para a experiência do usuário. Aqui estão alguns dos principais benefícios:

Compatibilidade com os padrões da web

O XHTML é projetado para ser compatível com os padrões da web, o que significa que as páginas criadas com XHTML são mais propensas a serem exibidas corretamente em diferentes navegadores e dispositivos. Isso garante uma experiência consistente para os usuários, independentemente do dispositivo que eles estão usando para acessar o site.

Sintaxe estrita

Uma das principais diferenças entre o HTML e o XHTML é a sintaxe estrita do último. O XHTML exige que todas as tags sejam fechadas corretamente e que os elementos sejam aninhados corretamente. Isso ajuda a evitar erros de marcação e torna o código mais legível e fácil de manter.

Separação de conteúdo e apresentação

O XHTML incentiva a separação de conteúdo e apresentação, o que significa que o código HTML é usado apenas para estruturar o conteúdo da página, enquanto o CSS (Cascading Style Sheets) é usado para controlar a aparência visual. Essa separação torna o código mais organizado e facilita a manutenção e atualização do site.

Suporte a acessibilidade

O XHTML é projetado para ser acessível a todos os usuários, incluindo aqueles com deficiências visuais ou físicas. O uso adequado de tags semânticas e atributos acessíveis no XHTML pode melhorar a experiência de navegação para pessoas com deficiências, permitindo que eles acessem e interajam com o conteúdo da página de maneira mais eficiente.

Compatibilidade com tecnologias futuras

O XHTML é uma linguagem de marcação extensível, o que significa que pode ser facilmente estendido para suportar novas tecnologias e recursos. Isso garante que as páginas criadas com XHTML sejam mais preparadas para o futuro e possam se adaptar às mudanças nas necessidades e demandas dos usuários e das tecnologias da web.

Como usar o XHTML

Para usar o XHTML, você precisa ter um conhecimento básico de HTML e XML. Aqui estão algumas diretrizes para começar:

1. Escolha a versão do XHTML

O XHTML tem várias versões, como XHTML 1.0, XHTML 1.1 e XHTML 5. Escolha a versão que melhor atenda às suas necessidades e requisitos.

2. Escreva o código XHTML

Escreva o código XHTML usando as tags e elementos corretos. Lembre-se de seguir a sintaxe estrita do XHTML, fechando todas as tags corretamente e aninhando os elementos corretamente.

3. Valide o código XHTML

Após escrever o código XHTML, é importante validar se ele está de acordo com as regras e padrões do XHTML. Existem várias ferramentas online disponíveis que podem ajudá-lo a validar seu código.

4. Adicione CSS para estilizar a página

Depois de ter o código XHTML válido, você pode adicionar CSS para estilizar a página. Use o CSS para controlar a aparência visual da página, como cores, fontes e layout.

5. Teste em diferentes navegadores e dispositivos

Antes de publicar sua página XHTML, teste-a em diferentes navegadores e dispositivos para garantir que ela seja exibida corretamente e que a experiência do usuário seja consistente em todos os dispositivos.

O XHTML é uma linguagem de marcação poderosa e otimizada para SEO que oferece uma série de benefícios para os desenvolvedores web. Ao seguir as diretrizes do XHTML, você pode criar páginas da web compatíveis com os padrões da web, acessíveis e preparadas para o futuro. Comece a usar o XHTML hoje e melhore a qualidade e a usabilidade do seu site.