Blog

Área de membros WordPress - Tudo o que você precisa saber

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 03/01/2017
Área de membros WordPress - Tudo o que você precisa saber
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Falaa Ninja, hoje vamos falar de um assunto que acredito que é do interesse de muitos vocês, que é como área de membros WordPress, como planejar e criar uma área de membros WordPress.

Antes de iniciar quero me apresentar, meu nome é Flávio sou especialista WordPress e nós últimos 10 anos já ajudamos centenas de clientes a terem resultados com WordPress.

Muitos alunos da Escola Ninja WP sempre me pedem para falar sobre como montar uma área de membros no WordPress, para muitos basta instalar o plugin de área de membros certos e pronto.

Em nossas consultorias de WordPress nós gostamos sempre de planejar o que será feito para depois definirmos qual plugin de área de membros usar.

Logo fica a primeira dica, antes de definir qual plugin de área de membros você irá usar, o mais importante é saber o que você irá fazer primeiro, afinal há centenas de plugins de áreas de membros para WordPress e muitos deles são bem ruins por sinal.

O que é uma área de membros?

Uma área de membros é um local exclusivo no qual os usuários podem ter acesso a algum conteúdo específico, como cursos online, videoaulas ou ebooks, geralmente usando login e senha. Você já deve ter encontrado ambientes desse tipo ao tentar acessar fóruns de discussão ou portais de notícias.

Planejamento da sua área de membros WordPress

Neste Exemplo vamos criar uma área de membros onde cada cliente terá acesso a um conteúdo diferente de acordo com o seu perfil.

O primeiro é saber qual é o seu objetivo com a área de membros, muitos só querem instalar o plugin de área de membros e pronto o grande problema disso é que depois que você instalar, vai ter a necessidade de fazer funcionalidade X ou Y e aí que começam os problemas.

Vou te dar um exemplo muito comum. O cliente que deseja Criar área de membros para disponibilizar arquivos diferentes para cada usuário.

Aqui nós já temos algumas situações bem complicadas que é:

  • O que vamos disponibilizar?
  • É um boleto? 
  • É um conteúdo premium? Um Vídeo ? 
  • O que?


O próximo passo neste exemplo seria criar um custom post type com campos personalizados para atender os requisitos do negócio.

Por exemplo:

Quais dados você quer ter no conteúdo que o cliente vai acessar? Saiba que o WordPress não possui campos extras nativamente, para isso precisaríamos usar um plugin extra como ACF ou Jet Engine.

Até aqui você já deve ter visto que nós nem escolhemos ainda o plugin de área de membros, estamos apenas na fase do planejamento.

Saber o que fazer é muito mais importante do que como fazer.

No exemplo acima nós já temos 1 plugin extra no caso aqui eu recomendo o Jet Engine para criar campos personalizados ou Post Types personalizados..

Agora que você já começou a planejar sua área de membros, o próximo passo é definirmos qual plugin usar.

Plugin de área de membros WordPress – Qual melhor Plugin para criar área de membros no WordPress ?

O plugin mais completo que nós temos no Mercado hoje para criação de área de membros no WordPress é o Ultimate membership PRO, ele sem sombra de dúvidas é o plugin mais poderoso e mais completo da categoria.

Ele possui um leque de opções que deixarão sua área de membros muito poderosa.

O ultimate Membership PRO além de ser o melhor plugin de área de membros para WordPRess, ele possuí integração com WooCommerce e com outros plugins auxiliares.

Em nosso Curso de Woocommerce você aprenderá como configurar uma área de membros usando WooCommerce.

Com o Ultimate membership PRO não haverá necessidade de compra de nenhum outro plugin adicional, assim como é com o Paid Membership PRO.

Plugin de área de membros WordPress gratuito

Atenção, se você só terá sucesso com este tipo de plugin se você estiver criando uma área de membros muito simples, sem nenhuma regra de negócio bem estruturada.

Se você tem como objetivo criar uma área de membros profissional, saiba que você pode se frustrar muito, perder tempo e não conseguir sair do lugar.

Quanto custa o Ultimate Membership PRO?

O Preço do Plugin para 1 site é $59 dólares, mas não veja apenas o preço do Plugin tente olhar todos os benefícios que ele trará para o projeto como horas de trabalho e também pela qualidade da ferramenta.

Eu Flávio nunca olho a ferramenta só pelo preço que estou pagando pois eu não estou comprando preço, eu olho todo resto como qualidade do projeto, tempo que vou economizar etc.

Como criar uma área de membros no WordPress

Agora que você já definiu o seu objetivo, já planejou o que vai fazer, vou te ensinar o passo a passo para criar uma área de membros com WordPress 

1 – Passo Planejamento

O que queremos como objetivo? 

Quais campos precisamos em nosso projeto? 

O que eu quero que o usuário faça quando ele logar em minha área de membros?

2 – Passo – Criação dos Posts Types (Se necessário)

Quais são os posts types necessários para o meu projeto?

3 – Instalação e configuração dos plugins. Neste caso vamos usar o Jet Engine + Ultimate Membership PRO.

4 – Testes

5 – Configuração de plugin de Segurança

6 – Configuração de SMTP (Se necessário)

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.