Mautic – Guia completo para iniciantes

Mautic – Guia completo para iniciantes

Do básico ao avançado, Guia completo de Mautic para você dominar a melhor ferramenta de automação de Marketing digital do Mercado.

O Mautic é sem dúvidas a melhor plataforma de automação de marketing digital do mercado. Assim como existe o WordPress como melhor CMS o mautic é o da categoria dele, é claro que muitos irão descordar desta minha afirmação e está tudo bem.

Hoje o mercado conta com dezenas de plataformas de automação de marketing digital, cada uma com suas particularidades e recursos.

O Mautic é uma delas, ele e por ser uma plataforma Open source há muitas pessoas contruibuindo diariamente para o seu crescimento. Se você ainda não conhece o mautic, leia este artigo até o final que vou compartilhar com você informações importantes sobre esta poderosa ferramenta de automação de marketing digital.

Como eu disse no início, o mautic é uma plataforma de automação de Marketing digita. Mas fica aquela pergunta no ar:

O que é a Mautic?

Mautic é uma plataforma de marketing digital de código aberto, ou seja, open source. Se você tiver conhecimentos de linguagem de programação, poderá ter total controle sobre essa ferramenta e adequá-la às necessidades da sua empresa. Mas mesmo para quem não domina esse conhecimento técnico, ela é muito bem-vinda.

A ideia é que com a Mautic qualquer empresa, independente do porte, possa ter acesso à automação de marketing para melhorar seus processos.

O Mautic esta no mercado a Muito tempo e já se tornou uma das melhores ferramentas de Automação de Marketing digital do mercado.

Se você esta começando no mundo do Marketing hoje eu recomendo que você considere utilizar o Mautic em suas estratégias.

Funcionalidades do Mautic

Veja quais são as principais funções da Mautic:

– Gerenciamento de leads: possibilita a automação de envio de e-mails, inserção de campos a serem preenchidos, de comentários e filtros, registro do histórico de contato. Com ela, os leads capturados poderão ser convertidos com maior eficiência;

– Lead tracking: com a Mautic, a empresa consegue identificar quem abriu as mensagens enviadas por e-mail e não apenas a taxa de abertura. Pode acompanhar quais páginas essa pessoa visitou e outras informações importantes sobre o percurso dele a partir da mensagem recebida;

– Landing pages: permite a criação fácil e rápida de landins pages;

– Lead nurturing: você poderá criar uma sequência de e-mails para serem disparados automaticamente para o seu banco de dados, a fim de nutrir os leads e potencializar as chances de conversão.

Além de tudo isso, a Mautic conta com o recurso de lead scoring, que identifica os leads qualificados, ou seja, aqueles que estão mais próximos da conversão. E também pode se integrar a outras plataformas, como o CRM.

O que é uma plataforma de automação de Marketing digital?

Uma plataforma de automação de Marketing digital se resume a uma ferramenta online que te permite criar estratégias automatizadas de envio de mensagens para sua audiência.

A maioria dessas ferramentas possuem recursos que permite seu usuário gerenciar os contatos, enviar e-mails, taguear usuários baseado em algum gatilho, enviar e-mails de forma recorrente, criar listas segmentadas por assuntos, criar lista segmentadas por interesse.

Vamos explorar algumas das principais funções

O que significa Enviar e-mails

Toda plataforma de Automação de Marketing também é uma plataforma de e-mail Marketing mas o contrário não é verdade. A principal função dessas plataformas é permitir o envio em massa de e-mails para um grupo de pessoas, conhecido no marketing digital como lista de e-mails ou leads.

Você pode enviar um e-mail para 1 ou para 1 milhão de pessoas, tudo vai depender do plano de envios que você tem, vamos entrar em detalhes sobre plataforma de SMTP no Mautic.

Basicamente o serviço de SMTP é quem irá controlar o quanto de e-mails você irá enviar. Todas as plataformas de automação de marketing digital utilizam um sistema de SMTP por trás.

O que é Lista de e-mails

Lista de e-mails é um local dentro da plataforma que você irá armazenar os contatos, você poderá colocar informações como: Nome, e-mail, telefone, cidade, estado e se precisar outros campos personalizados.

Os listas são criadas de acordo com o segmento como por exemplo: Curso de Mautic, este é um segmento para o nosso curso de Mautic.

Dentro do Mautic você pode ter quantas listas quiser e quantos segmentos quiser. Em algumas plataformas proprietárias dependendo do seu plano contratado você pode ser limitado a um número de listas e de contatos.

Receba 10% de desconto no nosso Curso de Mautic – Cadastre-se

O que é Segmentação?

Como foi dito Segmento é uma forma de organizar os contatos por interesse, como por exemplo: Curso de Mautic.

Esse segmento é exclusivo para pessoas que se demonstraram interessados em participar do nosso curso de mautic.

Automatização de Marketing

Automatização vem de automático ou seja é uma ação que será disparada de forma automática pelo Mautic. Um exemplo de automação é: Quando um contato se cadastra para receber um E-book ele passa a receber automaticamente e-mails com informações extras sobre o E-book, e um dado momento após a sequência de e-mails é enviada um e-mail especial contendo uma proposta para ele comprar alguma coisa.

Todos esses e-mails são criados anteriormente pelo profissional de Marketing, cada e-mail tem um objetivo, conduzir o lead através do funil de vendas, se ele não abre um e-mail ou não interage com o e-mail, outro é enviado na sequência até que o e-mail de venda seja enviado.

O que é Funil de vendas ?

Funil é um nome bonito que foi dado para quem trabalha com Marketing digital, não é difícil compreender o conceito de funil de vendas, basta você imaginar um funil, boca larga e fundo curto.

Funil de vendas a estratégia de marketing digital altamente poderosa que consiste em você atrair um grande número de leads para uma Landing Page e como no funil a boca é larga você terá muitas pessoas entrando.

No Marketing digital há um conceito que se chama (Lead qualificado e Lead desqualificado)

Lead qualificado: Um potêncial para comprar o seu produto ou serviço.

Lead desqualificado: Uma pessoa que não vai fazer negócio com você.

Agora que você já sabe o que um Lead qualificado e desqualificado vamos continuar a explicação de funil de vendas.

Após você capturar uma grande quantidade de Leads, sua plataforma de automação de Marketing devidamente configurada, fará todo trabalho automático que é enviar e-mails para todas essas pessoas.

Geralmente o funil de automação de Marketing possui algumas etapas são elas:

Captura

Aqui você irá capturar todos os Leads

Relacionamento

Após capturar os Leads você irá se relacionar com elas, criando autoridade e mostrando que você tem uma solução que eles precisam.

Conversão

Após o relacionamento você irá oferecer o seu produto ou serviço.

Com o andar da automação, mas pessoas vão sair, vão simplesmente desistir, neste caso chamamos elas de leads desqualificado, lembre-se você é responsável por transformar um Lead Qualificado em desqualificado e vice versa.

Há estratégias Hipnóticas também conhecidas como Copyriter para que as pessoas se levem pela oferta.

Algumas pessoas continuarão receber os conteúdos de relacionamento e outras irão comprar, isso é o que no Marketing chamamos de funil de vendas.

O Mautic permite que você crie facilmente um funil de vendas, mesmo que você não seja um especialista em Marketing digital.

O Mautic é gratuito?

Como foi dito o Mautic é uma plataforma Open Source logo é gratuita. Mas há uma informação que você precisa saber, o fato do Mautic ser gratuito não significa que você não terá nenhum custo para implementar uma estratégia de Marketing digital com Mautic.

Há outros custos que você precisa saber para trabalhar com Mautic são eles:

Servidor de Hospedagem para Mautic

Assim como o WordPress, o mautic precisa ser instalado em um Servidor de Hospedagem, nós recomendamos uma VPS.

O Mautic não funciona bem em servidores compartilhados pois dependendo da operação que ele estiver realizado como por exemplo: Enviar um e-mail para 10 mil pessoas, isso pode elevar o consumo do servidor fazendo com o que ele saia do ar.

Se você esta lendo e quer uma recomendação de um servidor de hospedagem para mautic, basta clicar no link abaixo.

 

SMTP para Mautic

SMTP é algo bem técnico, para facilitar quero explicar com uma analogia que eu adoro vamos la:

Imagine o seu celular agora.

Imagine ele sem internet.

Agora imagine ele sem CHIP

Para que ele serve? Acredito que você irá falar, para usar a caculadora (kkkkkkkkkkkkkk), se você não tem internet e nem CHIP ele não serve para muita coisa né?

O Mautic também é assim, sem hospedagem e sem SMTP ele também não serve para muita coisa a não ser armazenar informações no banco de dados.

O que é SMTP

De acordo com o Wikipidia.

Simple Mail Transfer Protocol é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet, definido na RFC 821. É um protocolo relativamente simples, em texto plano, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados sendo, depois, a mensagem transferida.

 

O SMTP é um protocolo de envio de mensagens, e é ele quem será o responsável por enviar os e-mails do Mautic.

Melhor plataforma de SMTP para o Mautic?

Existem dezenas de empresas que vendem serviço de SMTP. Cada empresa oferece um pacote de serviço diferente você deve analisar com muita calma.

Veremos a seguir quais as opções de Serviço de SMTP para o Mautic.

  1. SendBlue
  2. Pepipost
  3. Mailjet
  4. Amazon SES
  5. MailGun
  6. SendGrid
  7. PostMark
  8. Mandril

Todas as opções acima oferecem serviço de SMTP, no curso de mautic da Escola Ninja WP optamos pelo SendGrid, uma plataforma com interface amigável, preço justo e de fácil configuração.

Caso esteja buscando uma opção de serviço de SMTP barato, recomendo olhar a Amazon SES, esta sem dúvidas é a opção de SMTP mais em conta, no entanto você precisará ter bons conhecimentos sobre a plataforma Amazon.

Após ter definido o seu sistema de SMTP para Mautic é hora de instalarmos o Mautic, vamos ver o passo a passo como instalar o Mautic de forma fácil.

Como Instalar o Mautic

Instalar o Mautic de forma correta pode ser complicado ainda mais se você estiver usando uma VPS sem painel de controle.

Porquê é tão difícil instalar o Mautic?

A questão não é que seja difícil instalar o Mautic, a grande questão do Mautic é que para instalar de forma correta é necessário configurar vários Crons que são atividades feita de forma automática no servidor para que suas ações funcione de forma correta.

Como muitas pessoas não sabem configurar o Cron Manualmente acabam deixando isso de lado fazendo com que o mautic não consiga enviar os e-mails.

Há várias empresas de hospedagem que disponibilizam ferramenta para instalação do Mautic automatizada e com tudo configurado, isso agiliza muito.

Antes de prosseguir com nossa instalação você deve verificar se sua hospedagem possuí o instalador para o Mautic.

Veremos a seguir como instalar o Mautic na VPS utilizando o instalador da Agius Cloud.

A Agius Cloud é uma empresa que disponibiliza um painel de gestão para VPS. Vamos utilizar o Plano PLUS que conta suporte para instalação do Mautic e SSL.

Você deverá ter uma conta em uma VPS no caso da VULTR e uma conta Plus na Agius.Cloud, no entanto se você se sentir confortável de fazer a instalação manual sem contratar o plano Plus da Agius Fique a vontade.

Como Integrar a VPS com a Agius Cloud

O primeiro passo é acessar sua conta da VULTR e gerar uma API.

Mautic - Guia completo para iniciantes 1

Após clicar em API, clique em Gerar API na tela a seguir.

Mautic - Guia completo para iniciantes 2

 

Onde esta escrito DISABLE API, para você estará escrito ENABLE API. Clique neste botão.

Após isso ele irá gerar sua API, após gerar sua API vamos habilitar o IP V4 e IP V6.

Mautic - Guia completo para iniciantes 3

Clique para Habilitar o IPV 4 e IPV 6 no meu caso já estão habilitados.

Feito isso você esta pronto para configurar a Agius.Cloud

Agius Cloud Mautic

Após criar sua conta, clique em Hosts.

Mautic - Guia completo para iniciantes 4

 

Clique em nova conexão

Mautic - Guia completo para iniciantes 5

Mautic - Guia completo para iniciantes 6

Clique no logo da VULTR e insira dos Dados

Nome: Informe o nome do servidor, exemplo: SERVIDOR MAUTIC

API: Informe a API que você gerou no site da VULTR

Mautic - Guia completo para iniciantes 7

Clique em Conectar e PRONTO sua conta da Agius está conectada com a VULTR. Agora veremos como criar um servidor VPS no painel da Agius, para isso Clique no Menu da Agius Servidores

Mautic - Guia completo para iniciantes 8.

 

Clique sob o botão Criar servidor

Mautic - Guia completo para iniciantes 9

Escolha o seu servidor que está conectado.

Mautic - Guia completo para iniciantes 10

Agora você irá informar as configurações do seu servidor. Uma sugestão é você deixar como está na imagem abaixo.

Mautic - Guia completo para iniciantes 11

Após informar clique em em criar servidor e pronto. O próximo passo será instalar o Mautic no seu domínio ou sub domínio.

Instalar o Mautic no domínio ou Sub domínio?

Uma pergunta que sempre me fazer é se o indicado é instalar o Mautic no domínio ou sub domínio? A resposta é tanto faz, vai do seu gosto, optando tanto por sub quanto domínio, o importante é que ele não seja indexado pelo Google, afinal você não vai querer ninguém bisbilhotando sua instalação certo?

Meu site está em outra hospedagem posso instalar o Mautic na VPS em um sub domínio?

Sim, esta é uma situação muito comum entre usuários do Mautic. Muitos possuem sites instalados em servidores compartilhados e quando partem para o Mautic veem a necessidade de colocar o Mautic em uma VPS.

A unica coisa que você terá que fazer é Apontar na sua hospedagem compartilhada o IP da VPS apontando para o sub domínio ou seja, você irá criar um registro na tabela de DNS da sua hospedagem compartilhada apontando o tráfego do sub domínio para o IP da VPS simples assim.

Continuando a Instalação do Mautic na VPS.

Mautic - Guia completo para iniciantes 12

Clique em Sites e depois Novo site, depois selecione o seu Host.

Mautic - Guia completo para iniciantes 13

 

Selecione seu servidor que irá aparecer logo abaixo.

Mautic - Guia completo para iniciantes 14

Após clicar, escolha o sua Aplicação, no caso o Mautic

Mautic - Guia completo para iniciantes 15

Informe os dados do seu domínio ou sub na tela abaixo.

Mautic - Guia completo para iniciantes 16

Mautic - Guia completo para iniciantes 17

 

Clique em Instalar Mautic e aguarde o Processo finalizar.

Este processo já deixará o Mautic todo pronto para você, faltando apenas finalizar a instalação com mais alguns passos.

Agora você deverá clicar na URL onde instalou o Mautic para Finalizar a instalação.

Mautic - Guia completo para iniciantes 18

Clique em Next Step

Mautic - Guia completo para iniciantes 19

Nesta tela não é necessário preencher nada, todos os valores já foram preenchidos dinamicamente.

Mautic - Guia completo para iniciantes 20

Na tela aciuma você deverá informar seus dados de administrador do Mautic. Não esqueça de salvar essas informações em um local Seguro.

Muitas pessoas esquecem os dados que inseriram, e como o SMTP do mautic ainda não está pronto você não conseguira recuperar a senha.

Mautic - Guia completo para iniciantes 21

A última tela é muito importante, aqui vamos informar ao Mautic qual sistema de SMTP vamos usar e qual será o nosso nome de remetente.

No Primeiro Campo (Who Shold the email be Send As) é o Nome do remetente que está enviando o e-mail.

Se você for uma empresa, uma boa dica é inserir o nome da sua empresa.

Se você for um Empreendedor ou um Influencer digital, basta informar o seu nome.

No Segundo campo é o e-mail do remetente. Informe o e-mail vinculado ao domínio que está enviando.

No Terceiro campo (E-mail Hadling) não precisa alterar.

E a última opção é a mais importante, aqui vamos escolher o nosso sistema de SMTP que vamos utilizar para enviar.

Selecione SENDGRID, após selecionar esta opção vai aparecer 2 campos novos.

Mautic - Guia completo para iniciantes 22

Nesta tela devemos informar o USERNAME e PASSWORD da SendGrid.

Se você ainda não criou uma conta na SendGrid seria uma boa hora para fazer isso.

Como Criar uma conta na Send Grid

Acesse o site da sendgrid.com e clique no botão superior Start For FREE

Mautic - Guia completo para iniciantes 23

Selecione o plano Essentials e depois finalize com o Botão Get Start

Mautic - Guia completo para iniciantes 24

 

Preencha os dados acima e finalize o pedido com o seu cartão de crédito.

A SendGrid só aceita cartão de crédito Internacional, caso você não tenha um cartão de crédito internacional, veja as opções de cartão de crédito pré pago internacional para você utilizar na criação da sua conta da SendGrid.

Receba 10% de desconto no nosso Curso de Mautic – Cadastre-se

Qual o melhor cartão de crédito pré-pago e internacional?

1 – Cartão de crédito Internacional Mercado Pago

Uma das melhores opções é o cartão do MercadoPago, da bandeira MasterCard que é válido para sites nacionais e internacionais. O cartão não tem mensalidade, anuidade ou fatura e nem cobra para recarga ou ativação; a única taxa é a de R$ 9,90 para saques nacionais ou internacionais.

2 – Cartão de crédito Internacional PagSeguro

Outra boa opção é o cartão da PagSeguro, que também funciona como o do MercadoPago: ele não tem anuidade, tarifa de manutenção, não precisa de conta bancária e funciona com compras internacionais, tanto no exterior quanto em sites. A diferença em relação ao cartão azulzinho é que ele tem taxa de emissão de R$ 12,90 e cobra uma tarifa de saque mais barata, de R$ 7,50.

Clique aqui para acessar o site do PagSeguro

 

3 – Cartão de crédito Internacional Recarga Pay

Lançado recentemente, o cartão pré-pago do RecargaPay parece ser uma boa opção. Ele retorna 1% do valor de todas as transações de volta para o cartão, 5% em todas as compras feitas no app do RecargaPay e 10% de volta nas recargas de celular, com cashback total máximo de R$ 100 por mês.

Clique aqui para acessar o site da Recarga Pay

Agora você tem 3 opções de cartão de crédito Internacional Pré pago para criar sua conta da SendGrid.

Para finalizar nossa configuração do SMTP do Mautic vamos acessar nossa conta do Send Grid e pegar os dados de logine e senha.

Atenção os dados de login e senha são diferentes dos dados de login e senha que você usou para configurar sua conta.

Para pegar os dados de login e senha do SendGrid, primeiro faça login na sua conta do SendGrid.

Mautic - Guia completo para iniciantes 25

Clique em Setup Guide e depois clique em Integrate Using Our Web API

Mautic - Guia completo para iniciantes 26

 

Mautic - Guia completo para iniciantes 27

Escolha a opção SMTP Relay.

Na próxima tela vamos gerar os dados de acesso de SMTP do SendGrid.

 

Mautic - Guia completo para iniciantes 28

O primeiro passo é gerar uma chave de API na SendGrid para isso, insira um nome qualquer na caixa de My First API Key Name e clique em Create KEY.

Mautic - Guia completo para iniciantes 29

Username: é o seu usuário do SMTP

Password: é a API Key que você gerou na Etapa acima.

Agora basta você inserir os dados de acesso da API na caixa de Instalação do Mautic e pronto.

Veremos como inserir esta informação dentro do Mautic.

Mautic - Guia completo para iniciantes 30

Parabéns você acabou de Instalar o Mautic na VPS.

Agora veremos as principais Configurações do Mautic.

Visão Geral do Mautic

Quem está começando a usar o Mautic ao vê-lo pela primeira vez fica um pouco perdido ou abandona a ferramenta por achar ela muito complexa.

O Mautic não difícil, na minha opnião ele é uma das ferramentas de automação de Marketing digital mais fácil do Mercado.

Veremos a Seguir uma visão geral dos Menus Do mautic para você se situar e aprender como trabalhar com o Mautic.

Lembre-se que tudo isso que nós abordamos até aqui é visto em detalhes no nosso Curso de Mautic.

Mautic - Guia completo para iniciantes 31

1 – Logo do Mautic

Ao clicar no logo você voltará para o Dashboard.

2 – Dashboard

O Dashboard é o painel de gestão central do Mautic onde você encontra as métricas de envio, contatos criados entre outros

3 – Calendário

Calendário de Eventos do Mautic

4 – Contatos

Lista geral de contatos do Mautic

5 – Empresas

Aqui são os dados da sua empresa

6 – Segmentos

Segmentos são forma de organizar os contatos, como por exemplo: Clientes e Não clientes. Essas 2 categorias poderiam ser seguimentos diferentes.

7 – Componentes

Aqui podemos criar formulários, landing Pages e conteúdos dinâmicos.

8 – Campanhas

Lista de Campanhas criadas no Mautic. Entraremos em detalhes sobre o que são campanhas no Mautic e como criar uma campanha no Mautic.

9 – Canais

Aqui é a principal área do mautic é aqui que vamos clicar quando queremos enviar um e-mail marketing no Mautic.

Em canais também podemos fazer Monitoramento de redes sociais.

10 – Pontos

Aqui podemos monitorar as pontuações dos nossos Leads, quanto mais engajados os leads estiverem mais pontos eles terão.

Esta é uma parte muito interessante pois aqui sua equipe de vendas pode verificar os leads mais quentes para que possam fazer trabalho de vendas mais efetivos.

11 – Estágios

Use ações de estágio para ajustar a pontuação do estágio de um contato com base em eventos definidos. Por exemplo, dê um contato a 10 etapas se ele abrir um email de campanha.

12 – Relatórios

Relatórios Gerais do Mautic

Agora veremos o painel de configuração do Mautic

Configuração do Mautic

Veremos agora como está organizado o menu de Configurações do Mautic

Mautic - Guia completo para iniciantes 32

1 – Themes 

São os templates utilizados dentro do Mautic, template de E-mail, informações e Landig Pages.

2 – Categories

São os Grupos de categorias utilizados dentro do Mautic.

3 – Configuration

Aqui é o coração do Mautic, onde todas as configurações Gerais são Feitas. Veremos mais adiante as principais configurações do Mautic.

4 – System Info

Basicamente são as suas configurações de Servidor.

5 – Users

Caso você queira criar um Login para um membro da sua equipe é aqui que você fará isso.

6 – Roles

Esta página serve para você criar grupos de Permissões que serão usadas dentro do mautic

7 – Webhooks

Caso você queira Integrar o Mautic com algum sistema Externo, como por exemplo o WordPress você precisará criar um Webhook.

8 – Custom Fields

Caso você queira criar campos personalizados para seus Leads, você poderá usar esta página para criar campos personalizados dentro do Mautic

9 – Plugins

Conjunto de Plugins utilizados dentro do Mautic.

 

Agora que você já viu as principais opções presentes dentro do Mautic, nós vamos explorar algumas partes que são essenciais para todos que utilizam esta plataforma.

Vamos lá:

Como colocar o o Mautic em Potuguês

Para colocar o Mautic em Português clique na engrenagem no canto superior direito e depois clique em configuration. Após isso localize a opção de idioma.

Mautic - Guia completo para iniciantes 33

Selecione a opção Português Brazil e salve.

Após isso, é necessário mudar o Idioma do seu perfil de usuários, para isso clique sob o seu nome no canto superior e clique em account.

Mautic - Guia completo para iniciantes 34

Pronto, agora basta sair da sua conta e acessar novamente.

Em alguns casos é necessário aguardar o cache do Mautic reiniciar para você ter o Mautic em Português.

Como criar um Segmento no Mautic?

O primeiro passo para usarmos o Mautic é criar um Seguimento, para isso vá até o Menu Segmentos > Novo

Mautic - Guia completo para iniciantes 35No campo Nome, insira um nome para o seu Segmento, por exemplo (Leads do Blog) deixe o Seguimento como Público e Salve.

De posse deste seguimento nós podemos criar um formulário no Mautic para inserir no nosso site WordPress, quando fizermos isso toda vez que um Lead se cadastrar pelo blog, nós vamos adicioná-lo neste Segmento.

Como Criar uma Campanha no Mautic?

Campanhas é o principal pilar de automação no Mautic. As campanhas serve para automatizar processos ou seja, entregar conteúdos ou enviar e-mails de forma automática.

Vamos supor que o seu objetivo seja criar um funil de vendas e na sua estratégia de funil de vendas você resolveu criar uma Landing Page que assim que a pessoa se cadastrar ela receberá um E-Book e a partir disso ela receberá e-mails de relacionamento até está pronta para comprar da sua empresa.

Veja que nesta estratégia há vários Elementos. O primeiro deles é sua Landing Page, ela é a porta de entrada para sua estratégia.

Na sua Landing Page há um formulário que deve ser um Formulário do Mautic, logo antes de criamos uma Campanha no Mautic, devemos criar um formulário.

Neste exemplo, vou considerar que você esta criando sua Landing Page no WordPress. O WordPress é a melhor plataforma para criação de Landing Page. Caso você não domine o WordPress não se preocupe, nós temos um conteúdo Gratuito sobre Como criar Landing Page no WordPress.

Como Criar um Formulário No mautic?

Para criar um formulário no Mautic para nossa campanha, siga os passos a baixo.

1 – Clique no Menu Componentes

2 – Clique no Sub Menu Formulário

3 – Clique no botão novo

4 – Escolha a opção (Formulário de Campanha)

4 – No Campo Nome – De um nome para o seu formulário

5 – Clique na Aba campos e adicione os campos Nome (text) e E-mail (e-mail). Não esqueça de marcar os campos como obrigatório.

Pronto o seu formulário está pronto. Agora podemos dar continuidade na criação da campanha do Mautic.

O próximo Pilar é Integrar o Mautic no WordPress.

Gravamos um vídeo para te ensinar o passo a passo para criar um formulário no Mautic.

 

Como Integrar o Mautic no WordPress

Há várias formas de integrar o WordPress no Mautic, a mais fácil é via Plugin WP MAUTIC.

Siga os passos abaixo para Integrar o Mautic no WordPress.

1 – Acesse o Seu Painel do WordPress e clique em Plugins > Adicionar novo

2 – Procure o Plugin WP MAUTIC, instale e ative o mesmo.

3 – Clique no Menu Configurações > WP MAUTIC e informe os dados solicitados pelo Plugin.

4 – Copie o ShortCode Presente nesta página e insira na sua Landing Page na parte onde haverá o Formulário, lembre-se de mudar o ID 1 pelo ID do seu Formulário no Mautic. Se você não souber qual é o seu ID de formulário, basta clicar no seu formulário no Mautic e notar a URL, haverá um Numero ao Final da mesma, este número é o ID.

Após ter integrado o Mautic com WordPress, vamos continuar a criação da Campanha no Mautic.

Criando sua primeira campanha no Mautic em 12 passos fáceis

Vamos agora criar uma campanha simples no Mautic que entregue um E-book após o usuário preencher o Formulário. Para faz isso, siga os procedimentos abaixo.

1 – Clique no Menu Campanhas

2 – Clique no Menu Novo

3 – De um nome para sua Campanha

4 – Clique em abrir construtor de Campanhas

5 – Escolha a opção (Formulário de Campanhas)

6 – Escolha o Formulário criado no item acima.

7  – Clique no (+) Localizado na parte de baixo do Nome da campanha

8 – Selecione a opção do Meio (AÇÃO)

9 – Na listagem, selecione (Enviar um E-mail)

10 – Na próxima Tela que irá abrir, no campo NOME, dê um nome para esta etapa (Exemplo Entregar E-Book)

11 – Na opção (Enviar para), Você irá criar o seu E-mail que terá o Link para o E-Book. Será neste E-mail que você irá definir o Título que chegará no E-mail.

12 – Salve tudo e publique sua campanha e teste.

Pronto você acabou de criar sua Primeira Campanha no Mautic. Isso é incrível não? Há várias outras combinações, estratégias que podemos fazer no Mautic, no Curso de Mautic da Escola Ninja WP nós vamos explorar várias estratégias de Automação de Marketing. Vamos Aprender como criar uma Automação com WooCommerce, você aprenderá a criar uma automação de UpSell ou seja quando uma pessoa comprar um produto na sua loja, vamos enviar um E-mail com dicas e com informações de outros produtos que podem interessar ela. Isso é incrível.

Checklist para sua primeira campanha no Mautic

Separamos algumas dicas para você se dar bem ao criar e executar sua campanha no Mautic.

1 – Planejamento

O planejamento é o pilar mais importante em qualquer área, veja algumas perguntas que vão te ajudar a se guiar.

A – Porquê estou criando esta campanha?

B – Qual é o meu objetivo com esta campanha?

C – O que define o sucesso nesta campanha?

D – O que define fracasso nesta campanha?

E – Como o Sucesso da campanha será mensurado?

F – Quais gatilhos Mentais você irá utilizar em suas campanhas (Headline, Descrição)

G – Como será desenvolvida a Landing Page?

H – O que eu quero que os Leads façam após abir os E-mails?

I – Eu tenho um Teste A/B?

J – Já Integrei com O Google Analytics?

K – Já Integrei com o Pixel do Facebook?

L – Testou sua própria campanha?

2 – Execução

Esta é a parte que você coloca tudo em prática, antes de executar oficialmente sua campanha no Mautic, certifique-se que está tudo funcionando, uma dica aqui é você cadastrar vários e-mails com provedores diferentes, Gmail, Yahoo, Hotmail etc.

Isso vai te ajudar a entender como os e-mails estão chegando na caixa de e-mail dos seus leitores.

Faça ajuste se necessário e rode sua campanha

3 – Mensuração de resultados

Após rodar a primeira campanha é hora de analisar os dados, veja algumas perguntas que você pode se fazer

A – O Resultado foi como esperava? Se sim , o que você aprendeu com esta campanha, se não o que você acha que deu errado?

B – O que você acha que pode ser melhorado nesta campanha? Título? Descrição? Gatilhos mentais?

4 – Melhorias

Após analisar sua campanha no Mautic, vamos ver algumas possibilidades de melhorias

A – Inserir Gatilho Mental no Título

B – Mudar o Design por texto? Texto para um Layout diferenciado?

C – Inserir menos texto

D – Enviar o Lead para um vídeo ou Podcast

E – Enviar o Lead para um Grupo no WhatsApp

F – Oferecer benefícios Exclusivos (Cupons)

 

Como atualizar o Mautic

Há duas formas de atualizar o Mautic, a Forma automática e a Manual. Vamos ver cada uma delas.

Atualização automática do Mautic

Este método pode ser feito de duas formas:

Atualização pelo painel do Mautic – Assim que uma atualização do Mautic é lançada, uma notificação aparecerá no seu painel de controle, no ícone do Sino, logo basta você clicar neste ícone e executar a atualização.

Atualização Pela Hospedagem – Algumas hospedagens para Mautic possuem uma opção de atualização do Mautic, se você utiliza uma hospedagem para Mautic veja se no painel onde você instalou o mesmo há uma opção de atualização.

Como eu disse no início deste post, aqui nós usamos a Agius.Cloud com o a Vultr. A Agius possuí em seu painel de controle um botão que nós permite executar uma atualização de forma fácil.

Atualização Manual do Mautic

Se você optou por instalar o Mautic manualmente, você terá que fazer a atualização via linha de comando, este procedimento é um pouco arriscado por este motivo eu recomendo que você faça um Backup do banco de dados antes de prosseguir.

Se você já tiver realizado o Backup do Mautic, siga os passos abaixo para atualizar o mautic manualmente.

1 – Faça login no SSH

2 – Execute o comando abaixo

wget https://github.com/mautic/mautic/raw/staging/upgrade.php

Este comando irá baixar o pacote atualizado do Mautic no seu servidor

3 – Execute o Comando abaixo

php upgrade.php

Este comando fará a atualização do Mautic.

4 – Execute os comandos abaixo para ajustar as permissões

chown -R www-data:www-data .
chmod -R g+rw .

Pronto

 

Como Instalar o Mautic na Hostgator

Se você digitou no Google Como Instalar o Mautic na Hostgator e está lendo este artigo, eu não tenho uma boa notícia para você mas se você continuar lendo quero te alertar e te dar uma dica muito importante.

Muitas pessoas me perguntam Flavio Como Instalar o Mautic na Hostgator: Eu respondo, A Hostgator não atende os requisitos do Mautic, ou seja, usar O mautic na Hostgator só vai te trazer raiva, e muita raiva.

Vamos aos principais 3 principais motivos na qual você não deve instalar o Mautic na Hostgator.

1 – Os planos da Hostgator não atendem os requisitos do Mautic.

Se você ler na documentação do próprio Mautic verá que eles não recomendam que você instale o Mautic em uma hospedagem compartilhada, isso significa que vale para Qualquer hospedagem Compartilhada, seja ela Hostgator ou outra.

Isso porquê as hospedagens compartilhadas possuem poucos recursos e o Mautic é um pouco exigente neste ponto.

2 – Bloqueios constantes no Cron

Por se tratar de Hospedagem Compartilhada as Hospedagens precisam manter o uso dos recursos dentro dos parâmetros de contrato e as Tarefas CRON estão dentre essas parâmetros. Isso porquê o Mautic possuí dezenas de Crons para que ele funcione corretamente, agora imagine a seguinte situação, você está enviando cerca de 4 mil e-mails logo há várias requisições sendo feitas ao Cron para que ele envie toda essa quantidade.

O que provavelmente vai acontecer neste caso é que a Hostgator vai entender que há um excesso de atividades sendo feitas e vai começar a bloquear, com isso seu Mautic não vai funcionar corretamente.

3 – Erro 500 

Dependendo do Tamanho da sua base de leads pode acontecer o famoso erro 500 que significa que o servidor está fora do ar. Mas porquê isso acontece?

Como eu disse, dependendo da sua base de Leads, pois quanto mais leads você tiver mais processamento você vai precisar do servidor e como você esta usando um servidor compartilhado você tem Limites que precisa respeitar por contrato logo.

Logo nem tente enviar 10 mil e-mails de uma vez pois o servidor não vai aguentar.

Há vários outros motivos que eu poderia listar aqui para te alertar para não Instalar o Mautic na Hostgator, mas espero que você tenha entendido.

Eu Te falei que valeria a pena você ficar e ler, certo? Se você leu até aqui, eu quero te dar um Cupom de $50 dólares para você criar uma conta na VULTR que a empresa de VPS mais indicada para Mautic.

Para ativar o seu cupom de $50 dólares você deve clicar no link abaixo e fazer uma recarga inicial de $25 dólares.

Clique aqui para ganhar $50 dólares de bônus

Diferença entre Mautic.com e Mautic.org

Esse é um dos principais motivos que geram uma grande confusão na cabeça de quem está iniciando no mundo do Mautic. Devo começar no Mautic.com ou no Mautic.org? Há diferença entre as duas.

Sim há uma grande diferença entre as duas modalidades, não versões.

Mautic.com

O Mautic.com é a empresa Privada que vende soluções do Mautic. Nesta modalidade você estará contratando um Software como Serviço o famoso SAAS, você pagará uma mensalidade para utilizar o Mautic diretamente no servidor da empresa mantenedora.

Nesta modalidade você precisa pagar uma mensalidade, e esta vai depender de vários fatores como : Quantos Leads você tem, quantos disparos vai fazer etc.

Mautic.org

Este já é o Mautic open source que você precisa baixar Instalar e configurar.

Não há mensalidade a ser paga para ninguém todos os custos que você deverá pagar são: Servidor, SMTP.

Quais são os requisitos mínimos para o Mautic

Para te ajudar a sobre qual configuração do seu servidor Mautic deve ter, separamos uma lista dos requisitos mínimos para o Mautic dependendo da sua base de Leads.

Como você pode notar para rodar o Mautic é necessário alguns recursos que em hospedagens compartilhadas você não possuí, logo muito cuidado ao usar Hospedagem compartilhada.

Para listas com menos de 15k leads

  • 1 GB de RAM
  • 1 CPU
  • Armazenamento SSD

Para listas entre 15k e 45k

  • 2 GB de RAM
  • 2 CPU
  • Armazenamento SSD

Para listas com mais de45k

  • 4 GB de RAM
  • 2 CPU
  • Armazenamento SSD

Requisitos de Software do Mautic

  • MySQL (ou compatível)
  • PHP 7.1 ou preferencialmente PHP 7.2
  • Apache, Nginx, IIS 7.0+
  • Git
  • allow_url_fopen do php.ini configurado como true
  • Apache mod_rewrite
  • GD Library

Como Criar template de e-mail no Mautic

Por padrão o Mautic vem com alguns templates de e-mail que você pode usar a vontade. No entanto dependendo do seu seguimento talvez valha a pena criar um template com um Design diferenciado.

Existem muitos problemas relacionados a criação de e-mail marketing, leitores como (Gmail, Outlook, Hotmail entre outros) possuem regras rígidas para recebimento de e-mails, caso você quebre essas regras o seu e-mail pode não chegar.

Separamos uma dica muito legal e 100% gratuita para você não errar na hora de criar seus templates para o Mautic, que é a ferramenta – TOPOL.IO.

Esta Ferramenta te permite criar Layouts no estilo arrasta e solta, ela é super intuitiva e gera um código 100% em conformidade com todos os leitores de e-mails do mercado.

No Curso de Mautic da Escola Ninja WP, nós teremos um módulo dedicado a criação de templates de e-mail para o Mautic.

Integração do Mautic com Ecommerce  – Automação de Marketing para Ecommerce

Você já parou para pensar sobre como empresas como Amazon.com, ricardoeletro, pontofrio sabem que tipo de produto você precisa?

Toda vez que você compra um produto em uma dessas e outras empresas, você começa a receber vários e-mails com dicas, ofertas etc.  Mas como isso acontece? Como eles fazem?

Pois bem, se você é dono de um e-commerce, você precisa aplicar as estratégias de Automação de Marketing para E-commerce, essas estratégia fará você aumentar suas vendas em pelo menos 20% e isso sem depender de links patrocinados, SEO ou qualquer outra coisa, tudo isso usando o E-mail.

Há uma frase bem forte que é: É mais barato manter um cliente do que conquistar um novo. Essa frase é muito verdade. Provavelmente você possuí muitos clientes que compram de você todos os dias certo? Mas quantos compra novamente depois de um determinado tempo? De quanto em quanto tempo você se relaciona com seus clientes, seja enviando dicas via e-mail, whatsApp etc?

No vídeo abaixo eu mostro como você pode aplicar a estratégia de Automação de Marketing para E-commerce de forma fácil e descomplicada.

 

 

Estratégias de E-mail Marketing

Muitas pessoas me pedem para falar um pouco sobre estratégias de Marketing voltada para E-mail Marketing, eu particularmente adoro falar de estratégias, eu penso que estratégia faz o seu lado criativo do cérebro trabalhar com força total.

Quero compartilhar com você algumas ideias criativas que pode te ajudar a ter mais sucesso no Mautic.

1 – Planeje tudo o que for fazer

Não adianta sair criando listas, leads, segmentos, campanhas etc, excussão sem planejamento é tempo perdido, não é porquê o Mautic é Open Source e ele está no seu servidor que você fica isento de planejar, nada disso.

Logo minha primeira dica para você é, não importa o que você for fazer, tenha em mente para que você está fazendo isso e qual retorno espera.

Eu vejo muitas pessoas criando listas de e-mails para entregar e-book ou planilhas e nunca mais se relacionam com sua base, ou seja, execução sem planejamento.

2 – Crie autoridade + Relacionamento + Honestidade = SUCESSO

Eu acompanho diversos mercados, desde programação até pintura de casa, uma coisa que eu noto em quase todo mercado é que as pessoas estão ficando cada vez mais inteligentes e percebendo os padrões.

Se você parar para pensar o Mercado de hoje envia 10x mais emails que o mercado de 2 anos atrás, veja que eu peguei apenas 2 anos.

Com a quantidade absurda de e-mails enviado diariamente com todo tipo de promessa umas mais absurdas que as outras, faz com que pessoas como eu note os padrões de e-mail, logo não é de ficar assustado quando você entra em um Grupo no Facebook ou no WhatsApp e você vê as pessoas criticando fulano ou ciclano.

Essas pessoas criam o que eu chamo de Marketing do desespero, são milhões de e-mails enviados fazendo com que as pessoas se irritem.

Para isso eu criei a Minha Formula que é: Autoridade + Relacionamento + Honestidade

Autoridade = Você precisa mostrar para as pessoas que você conhece do assunto proposto e você pode ajudar elas, fazer isso é muito fácil, basta criar um blog ou um canal no youtube e criar diversos conteúdos só sobre o tema, com o passar do tempo você terá criado sua autoridade.

Relacionamento = Não tem como criar autoridade sem relacionamento, para isso além de escrever os conteúdos e postar os vídeos você vai precisar fazer umas lives, responder e-mails, WhatsApp entre outros tipos de contato.

Honestidade = Este é o pilar mais importante, a dica aqui é, não venda o que você não compraria para si, não faça com o outro o que você não gostaria que fizesse com você, seja gentil e fale a verdade.

Se você juntar tudo isso o que eu disse e aplicar nas suas campanhas de automação de Marketing eu tenho certeza que elas serão muito, mas muito mais efetivas.

Fechar Menu