Blog

Como criar uma plataforma de cursos online com WordPress

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 12/06/2019
Como criar uma plataforma de cursos online com WordPress
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

 

O Youtube hoje é o 2º site mais acessado do mundo. De acordo com várias pesquisas feitas, o youtube só perde em audiência para rede globo.

O Segundo maior categoria dentro do youtube é a categoria de conhecimento, tutoriais, aprendizagem de forma geral, ela só perde para o humor e entretenimento.

Empreender no mundo digital com cursos online não é uma tarefa fácil, para começar que as plataformas proprietárias de cursos online possuem preços elevados, isso porquê não há muita concorrência que nivele o mercado.

Diante disso empreendedores precisam recorrer a outros meios mais interessantes e um desses meios é o WordPress, criar uma plataforma de cursos online com WordPress não é mais um bicho de 7 cabeças e qualquer pessoa pode criar um negócio de cursos online para vender o seu conhecimento.

Conhecimento que vale outro

Eu tenho certeza que você assim como eu possui algum talento nato, não importa de onde você veio, você tem algo a ensinar, e há pessoas que topariam pagar pelo seu conhecimento.

Hoje o mundo esta diferente, você não precisa ter um diploma de PHD para ensinar algo as pessoas, você nem se quer precisa ter faculdade, basta ser muito bom em algo.

Um exemplo:

Vamos imaginar que você seja uma domestica que seja muito boa em preparar tortas de vários tipos, suas tornas são aclamadas por todos que as comem, você é uma referência no seu bairro e até mesmo em bairros vizinhos, as suas tornas são realmente uma obra prima.

No entanto você não consegue ter escalar o seu negócio, para escolar você precisaria de contratar mão de obra qualificada, comprar equipamentos de alta tecnologia e sem falar que mesmo assim você não conseguiria atender um número gigante de pessoas com um curto espaço de tempo.

Já na internet isso é possível. Você não irá vender suas tornas na internet, mas irá capacitar outras donas de casa assim como você os seus segredos, e com isso você estará vendendo o seu conhecimento e alcançado milhares de pessoas em todo mundo.

Essa história que narrei já é algo natural de se ver na internet, existem milhares de donas de casas empreendendo, ensinando a fazer tudo o que você imaginar, desde trico, corte e costuma, salgados, bolos etc.

E o mais incrível disso tudo é que do mesmo jeito que há pessoas ensinando, a pessoas aprendendo é um ciclo que não tem fim.

Hoje você aprende comigo amanha você ensina outros e por aí vai.

A história não é tão românica assim….

A historia narrada acima parece tirada de um conto de fadas, mas eu sei que a realidade é outra. O primeiro grande desafio que você como empreendedora terá que lidar é a parte técnica, mas não precisa se assustar, você não terá que lidar com códigos complexos ou situações que eu sei que você não daria conta… isso é coisa do seculo passado, hoje as coisas são mais tranquilas.

A primeira coisa que eu quero te dizer é … você consegue. Sim não importa de onde você veio, qual seu nível de conhecimento, se você é mais lento ou mais rápido. Você consegue.

E para te ajudar nisso, quero deixar tudo registrado, todos os itens que você irá precisar para criar sua plataforma de cursos online com WordPress.

Registro de domínio

O primeiro passo que você irá precisar é de um domínio, seu nome na internet. Para registrar o seu domínio acesse o site www.registro.br e veja o nome na qual você procura esta disponível.

Hospedagem WordPress

Após contratar o seu domínio é hora de contratar sua hospedagem WordPress. No mercado há centenas de hospedagens WordPress no entanto saiba que você esta criando uma plataforma de cursos online e nem toda hospedagem serve para você.

Não caia em conto de vendedor ou pessoas que não domine a plataforma.

Quero te recomendar basicamente 2 hospedagens que se você contratar terá muito sucesso.

Hospedagem SiteGround 

Hospedagem HostGator

Ambas são americanas, mas isso não será problema já que você poderá usar o Google Translator.

Software de gravação de telas

Assim como existem centenas de Hospedagens WordPress também existem dezenas de Software de edição de vídeos, e nós mesmo já testamos dezenas deles.

Quero deixar aqui nossa recomendação sobre o Appwer Software que é um Suite de ferramentas para gravação e edição de vídeos e outras ferramentas legais.

Ele é muito fácil de usar e tem um preço muito acessível comparado aos outros no mercado.

Clique aqui para comprar o Apower Software

Web Cam

Aqui na Escola Ninja WP nós usamos uma Logitec HD C920 mas há também uma nova versão da mesma empresa.

Microfone para gravar videos online

Há no mercado diversos microfones para gravação, desde lapela até shotgun.

Claro que cada é para um tipo de situação.

Aqui na Escola Ninja WP nós usamos o Blue Snoball que é um microfone condessador de mesa semi profissional.

Você encontrará esta belezura no Ali Express, não recomendo que compre no Mercado livre pois irá pagar 200% mais caro.

Como criar uma plataforma de EAD com WordPress?

Para te ajudar um pouco mais na parte técnica, gravei um vídeo ensinando passo a passo como criar uma plataforma de cursos online com WordPress de forma gratuita. Você não vai gastar nem 30 minutos.

Plugins Utilizados no projeto

PagSeguro WooCommerce

Extra Checkout Fields For brazil

LearnPress

WooCommerce

Add On WooCommerce For LearnPress

Tema Utilizado

Ocean WP

Baixe gratuitamente o Add On WooCommerce For LearnPress

Clique aqui para baixar o Plugin

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 Replies to “Como criar uma plataforma de cursos online com WordPress”

Avatar Of Hugo Picanço
Hugo Picanço

Eu estou precisando com urgência montar meu curso e queria fazer por aqui pelo WordPress. Eu já tenho, mas não há tempo pra eu fazer. Queria contratar seus serviços pra me ajudar.

Avatar Of Adriano Prado De Souza
ADRIANO PRADO DE SOUZA

Prezados, primeiro parabéns pela qualidade de informações que vcs disponibilizam. Muito práticas e fáceis de entender a assim, nos ajudam a resolver problemas simples. Ocorre que no Learn Press, quando incluo o preço do Curso, o período do curso (365 dias), nada destas informações ficam registradas e o curso sai como gratuito. Atualizo sempre depois de incluir estas informações mas não está resolvendo. Vcs saberiam dizer o que pode estar acontecendo?

Avatar Of Rosaniel Pedro
Rosaniel Pedro

VALEU, OBRIGADAO

Avatar Of Sebastião
Sebastião

Bom dia Flavio Henrique, espero que você e sua equipe estejam bem.

Me ajuda só mais esta vez; libera pra mim o add on do learnpress woocommerce.

Cordialmente.

Sebastião.