Checklist – 11 coisas que você precisa verificar antes de lançar um site em WordPress

1. Instale uma solução de backup WordPress Instale um plugin de backup no site em questão. Recomendo utilizar o Updraft Plus Backup. No curso de Segurança para WordPress você aprenderá como configurar um backup corretamente.

2 – Segurança do site WordPress

Como o WordPress é o sistema de conteúdo mais utilizado do mundo é muito comum alguns engraçadinhos tentarem acessar seu WP Admin, por isso antes de publicar o seu site verifique se a segurança do mesmo esta Ok. Para isso veja o curso de segurança para WordPress e aplique as boas práticas de segurança.

3 – Elimine todos os erros 404 do seu site

O Erro 404 é uma resposta do servidor quando uma página requisitada não existe. É muito comum os usuários receberem esse erro ao acessar essas páginas, talvez um dia ela existiu mas aí você mudou sua URL ou até mesmo excluiu ela, mas o usuário ainda tem acesso através dos resultados de busca ou até mesmo porque ele guardou nos favoritos. Então aqui fica uma dica, elimine todos os erros 404, para isso utilize o plugin 404 to Start para essa tarefa, ele irá monitorar suas páginas e caso algum usuário ou os crawlers acessem um página com erro 404 você ficará sabendo, depois de identificar o erro basta você utilizar o plugin REDIRECTION para fazer um redirecionamento 301 do mesmo. OBS: Utilize um e-mail alternativo pois dependendo você poderá receber uma grande quantia de e-mails de alerta.

4 – Verifique as configurações de e-mail do WordPress

Antes de lançar o site WordPress verifique se todos os formulários etão funcionando corretamente. Em alguns casos é necessário a instalação de um plugin para reconfigurar o envio das mensagens do WP. Recomendo utilizar o plugin WP Mail SMTP by WP Forms. Para configurá-lo perfeitamente, basta seguir o passo-a-passo do tutorial completo.

5 – Verifique todas as imagens Sliders e vídeos

Antes de publicar seu site, faça um checkup se todas as imagens estão abrindo corretamente, utilize o screaming Frog SEO para essa tarefa, ele irá checar todo seu site e caso encontre alguma imagem quebrada ele irá te mostrar.

6 – Integração com redes sociais

Verifique se todas as integrações com redes sociais estão funcionando corretamente, compartilhe algum post do seu site e veja com ele irá exibir nas redes sociais, certamente terá algo a ser corrigido.

7 – Otimize o desempenho do seu site

Não publique seu site antes de melhorar a performance dele, muito provavelmente terá coisas a ser ajustadas. Por isso recomendo que de uma olhada no nosso curso de performance para WordPress, tenho certeza que depois dele seu site carregará muito mais rápido.

8 – Google analytics e Google webmaster tools

Não esqueça de instalar o Google analytics e Webmaster tools em seu site. Isso é muito importante. Para essa atividade utilize o Plugin YOAST SEOGoogle Analytics by MonsterInsights. Aqui estão os tutoriais completos destas ferramentas: Configurar o Yoast SEO. Configurar o Google Analytics by MonsterInsights.

9 – SEO

Verifique todas as configurações de SEO se elas estão Ok. Uma dica importantíssima, vá em CONFIGURAÇÕES DE LEITURA DO WORDPRESS e desmarque a opção Evitar que mecanismos de busca indexem este site. Muita gente coloca o site no ar com ela marcada, por favor não cometa esse erro primário.

10 – Homologação final

Por fim, se você estiver desenvolvendo um site para algum cliente, peça para ele fazer um checkup do site como todo e assinar essa validação, após isso crie um usuário diferente do seu para ele com acesso limitado a algumas partes, isso evita com que ele mexa onde não deva e não venha te aborrecer depois. Uma dica é usar o plugin para customizar a área do seu cliente. Gravei um vídeo para o canal da Escola Ninja WP, ensinando exatamente como fazer a customização da área do cliente.
Agora seu site pode ser publicado com tranquilidade. Boa sorte.]]>

Fechar Menu