SEO

O Que é SEO - Guia Definitivo 2022

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 12/08/2020
O Que é SEO - Guia Definitivo 2022
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Que E Seo Guia Definitivo 2020

Se você tem se interessado por temas relacionados ao marketing digital, mas ainda não se sente familiarizado o suficiente, e sempre se pergunta o que é SEO, o que são leads, o que é copy, não se preocupe.

Ninguém nasce sabendo, e por mais complicado que tudo isso possa parecer, não é nada impossível, e pode ser compreendido por qualquer pessoa.

Ou seja, se você quer entender sobre marketing digital e deseja começar descobrindo o que é SEO, você está no lugar certo.

Leia esse guia completo, e descubra como utilizar essas técnicas a favor do seu negócio!

O que é SEO

Antes de falarmos sobre todos os benefícios que o SEO pode trazer para o seu negócio, vamos falar começar pelo que é mais importante: começar do início.

Sendo assim, vamos compreender ao certo, o que é SEO.

SEO em Inglês, significa Search Engine Optimization, e significa otimização para os mecanismos de busca.

Isso ocorre, pois para que um site tenha um bom posicionamento no Google e nos mecanismos de pesquisa, ou seja, apareça logo que alguém pesquisar sobre o tema que ele aborda, algumas técnicas precisam ser utilizadas.

Se essas técnicas não existissem, qualquer site poderia estar em primeiro lugar e isso não seria tão bom quanto parece, e a explicação é muito simples.

O Google é uma empresa que investe constantemente e incansavelmente em tecnologia de ponta, e que seja favorável ao seu usuário, ou seja, ele acredita na experiência como o melhor método para conquistar clientes, e não somente a venda em si.

Com isso, podemos afirmar que com o tempo, novas técnicas são aprimoradas para que os sites que irão conseguir estar entre os primeiros do Google, serão aqueles que além de oferecer uma boa estrutura, também serão favoráveis para o usuário.

Isso significa, não deixar entre as primeiras posições sites duvidosos, que possam prejudicar a imagem de quem o acessa ou de causar incômodos ou constrangimentos, e etc.

Mas, voltando para o que é SEO, podemos dizer que isso tudo faz parte dessa sigla que diz respeito à otimização das pesquisas dos sites.

Em outras palavras, podemos afirmar que SEO é um conjunto de métodos que são implantados por sites, para garantir que suas páginas estejam entre as mais vistas dos mecanismos de pesquisa.

O que são esses motores de busca?

Falamos que SEO é o conjunto de técnicas capazes de melhorar a posição de um site em um site de busca, mas o que são esses motores de busca?

Os motores de busca podem ser classificados como sistemas, que são formados por uma série de números algoritmos, e que apresentam sua função de indexar, rastrear e ranquear todos os conteúdos da internet.

Essa organização facilita a apresentação desse conteúdo na internet, e define como esses sites serão exibidos ao terem seus temas abordados pesquisados.

Esses motores de busca também podem ser chamados de mecanismos de busca, sites de busca e derivados, como é o caso do Google, Baidu e Yahoo!

Cada um dos mecanismos citados, e tantos outros que não foram falados aqui, apresenta um tipo de critério para definir quais serão as técnicas para escolher seu ranqueamento.

Mas, o mais importante e o que eles têm em comum é sempre a mesma finalidade: promover a melhor experiência para o usuário.

Funcionamento dos motores de busca

Quando você faz uma pesquisa no Google, por mais simples que seja, ela demanda um grande trabalho que ocorre em milissegundos.

Ou seja, você nem percebe todo o trabalho que está por trás disso.

Mas, para que você compreenda como funciona esse processo, observe as etapas:

Crawling

Em primeiro lugar, os buscadores passam a rastrear o conteúdo em toda a web, através de seus robôs ou spiders, ou como são chamados os robozinhos do Google, os googlebots.
Eles passam a seguir todo o caminho que os links apresentados apontam, enquanto buscam novas atualizações.

Indexação

Como o próprio nome já diz, após o rastreio das páginas, elas são indexadas.
Essa indexação funciona como uma imensa biblioteca, que guarda todo o conteúdo por posição e índice.
Nesse momento, todas as páginas estão dividas e separadas por suas características, como tempo que demora para carregar o conteúdo, palavras chave, e etc.

Ranquamento

Os processos anteriores ocorrem o tempo inteiro, mas a posição do site e como ele estará no ranking do site de pesquisa, quem irá definir será esse momento do processo.

Atualizações do algoritmo do Google

Para saber o que é SEO, é preciso compreender a importância dos mecanismos que estão por trás desse ranqueamento de sites, e como tudo isso funciona.

Temos como grande exemplo, o algoritmo do Google, que funciona como um grande organizador do ranking de sites que são encontrados em sua busca.

Ele tem como sua maior função, criar uma hierarquia justa e benéfica para o usuário ao pesquisar por algo.

Em outras palavras, é ele quem garante em que posição o site deve ficar, dependendo do quanto ele pode ajudar na vida das pessoas que terão acesso a ele.

Para que esse processo seja efetivo, o algoritmo passa por inúmeras melhorias e atualizações constantes para acompanhar tudo o que o marketing digital tem a oferecer.

A cada melhoria que esse algoritmo recebe, ele se torna mais capaz de identificar sites que tragam boas experiências para o usuário, com avaliações cada vez mais próximas do que é humano.

Além disso, a cada nova atualização, ele volta cada vez mais empenhado em manter para longe das primeiras páginas, sites maliciosos e que possam transformar a experiência do usuário em algo negativo.

Confira abaixo algumas das atualizações, suas mudanças e compreenda um pouco melhor como funciona na prática:

2011 – Panda
Os sites foram penalizados, na época, por utilização de palavras chave em excesso e pela utilização de fazendas de links.

2012 – Penguin
Os sites foram penalizados, na época, por utilizar backlinks com baixa qualidade, valorizando sites que recebiam links que eram contextualizados, além de sites com autoridade nos assuntos que abordavam.

2013 – Hummingbird
Melhorou a compreensão das palavras chave, que antes eram levadas em consideração de maneira mecânica.
Após essa atualização, as flexibilizações das palavras chave também passaram a ser levadas em conta, como por exemplo: beber agua e bebendo água.

2015 – Mobilegeddon
Momento em que o mobile-friendly passou a se tornar critério de ranqueamento.

2015 – RankBrain
As músicas dos usuários passaram a ser melhor compreendidas através da inserção da inteligência artificial e machine learning.

Mobile-First Index
Momento em que as páginas mobile passaram a ser um dos fatores primordiais para o ranqueamento do site.

2019 – BERT
Última atualização do algoritmo, que passou a compreender melhor como o ser humano realiza buscas, investindo em entendimento mais humano e menos quadrado de como esse processo ocorre.

Descubra quais são os fatores de ranqueamento

Há hoje, mais ou menos, 200 fatores de ranqueamento que são levados em consideração para que uma página ocupe certa posição e porquê.
O Google, propriamente dito, não revela quais são esses fatores, mas existem diversas pesquisas e investimentos na área que apontam inúmeras possibilidades.
Com algumas explicações superficiais oferecidas pelo Google, e com a junção de conhecimento proveniente dessas pesquisas, podemos nos basear em alguns fatores de ranqueamento, como:

On page
Os fatores que podemos identificar de ranqueamento no caso on page, já estão todos na própria página, como:

  • Título
  • Meta descrição
  • Conteúdo
  • Heading Tags
  • URLs
  • Imagens
  • Rich Snippets

Mas, como manter um site destacado nos mecanismos de busca, se qualquer site apresenta essas características?
A resposta é muito simples: conhecendo sobre o assunto, e entendendo melhor o que é SEO, pois será o uso dessas técnicas que possibilitará a otimização desses conteúdos.

Off page
Diferentemente dos elementos on page, que já estão na própria página, como o nome já sugere, os elementos off page são aqueles que mostram se ela é, de fato, uma referência ou não.
Sendo assim, podemos dizer que o SEO Off Page tem como finalidade otimizar a autoridade do site, e sua imagem, em relação a outros usuários e sites.

Conheça alguns dos fatores que influenciam nessa decisão:

  • Diversidade, quantidade e contextos de backlinks
  • Menções às marcas
  • Buscas diretas
  • Sinais sociais

White Hat x Black Hat

Como você já sabe, o algoritmo do Google trabalha de maneira incessante para que o usuário tenha a melhor das experiências ao acessar um site.

E, essa busca pelo melhor é oferecida de diferentes maneiras, entre elas um melhor ranqueamento dos sites de boa qualidade, e na queda de visibilidade dos sites de qualidade duvidosa, os chamados Black Hats.

Como iniciar sua estratégia de SEO 2022

Agora, que você já sabe um pouco sobre o que é SEO, chegou o momento de descobrir como colocar em prática seu conhecimento.

Assim como toda estratégia, o SEO também exige alguns cuidados e técnicas para funcionar de maneira correta.

E o mais importante: é preciso lembrar que essas técnicas são importantes em qualquer momento do seu negócio, e que podem trazer benefícios a curto prazo, mas seu maior feito será a longo prazo e seus resultados poderão ser acompanhados por muito tempo.

Dito isto, vamos às estratégias!

Dica número 1 – Defina os seus objetivos

As técnicas de SEO não são prontas, e não oferecem o mesmo padrão de linha definida. Elas são baseadas naquilo que cada usuário tem a oferecer com seu conteúdo, de uma maneira mais direcionada, um consultor SEO pode te ajudar nas definições dos seus objetivos.

Sendo assim, a para que o SEO tenha eficácia, é preciso que sua estratégia esteja pautada naquilo que você deseja conquistar, como:

  • Geração de leads
  • Mais vendas
  • Redução do custo de aquisição do cliente
  • Educação do mercado
  • Aumento da autoridade da marca

É importante manter sempre aliados, os objetivos do SEO da empresa, com os objetivos da marca de uma maneira geral, afinal de contas, estamos falando do mesmo lugar.

Dica número 2 – Defina sua persona

Para saber como falar, o que dizer e que tipo de produto vender, é preciso ter um público que esteja disposto a adquirir esse produto, correto?

Sendo assim, o conhecimento a respeito do público alvo é de extrema importância, e deve ser levado a sério.
Porém, tão importante quanto o conhecimento do público alvo, é a criação de uma persona.

Mas, o que é uma persona?

Persona é uma pessoa semi fictícia, que é criada a partir dos dados em comum da maioria do público alvo, e tem como maior objetivo auxiliar o marketing digital para direcionamento correto.

A partir desses dados coletados a respeito do público alvo, você irá criar uma persona, que terá nome, idade, gênero, classe social, escolaridade, problemas, sonhos, desejos e uma rotina.

Tudo isso irá ajudar você a conquistar novos horizontes e abordagens capazes de ajudar seu público com seus produtos ou serviços.

Dica número 3 – Utilize as ferramentas básicas de SEO

Além de compreender melhor sobre o que é SEO, é preciso colocar em prática também toda a utilização de ferramentas possíveis para que o processo seja efetivo para o seu site ou blog.

Confira abaixo, algumas das opções de ferramentas que podem, e devem, ser utilizadas durante essa busca pela melhora do SEO da sua página:

Google Analytics

Nada pode ajudar mais uma empresa que se empenha em melhorar, do que seus resultados.

Sim, parece óbvio. Mas quando você tem acesso apenas aos resultados, você sabe que um percentual de investimento funcionou e te gerou lucro, e outro não muito. E isso é fundamental.

Mas, mais importante do que conhecer o resultado, é entender o que o causou.

Através do Google Analytics, você terá acesso à métricas, números e acompanhamentos a respeito da sua página, que poderão auxiliar no seu processo de melhora.

Afinal de contas, como acertar, se você não sabe em que está errando?

Além disso, ela é uma ferramenta que pode auxiliar no SEO, como:

  • Melhor identificação sobre quais são as páginas mais visitadas e seu desempenho
  • Maior acesso a respeito do tipo de público que visita o seu site, para criação da persona
  • Melhor monitoramento dos números de tráfego orgânico
  • Identificação dos tipos de canais que mais geram tráfego para o seu site ou blog
  • Melhor entendimento a respeito do engajamento
  • Etc

Google Search Console

O Google Search Console é o tipo de ferramenta que traz muito mais facilidade na comunicação entre o Google e o site, além disso, ele também oferece outros recursos, como:

  • Saber se o site foi penalizado pelo Google ou hackeado
  • Saber se existe algum tipo de problema de indexação
  • Monitoramento das suas posições médias na SERP
  • Identificação a respeito de quais sites utilizaram backlinks para o seu
  • Solicitação da retirada de backlinks duvidosos ao Google
  • Etc

Quando começar a investir em SEO?

O melhor momento para começar a investir em SEO, tanto no quesito tempo, quanto em investimento financeiro propriamente dito, é agora.

Ou melhor. O momento certo para iniciar o investimento em qualquer ferramenta que melhore a visibilidade do seu negócio, e que garanta novas oportunidades na sua área, é o momento em que você decide priorizar isso.

Caso você não possa investir com dinheiro, dedique seu tempo estudando através de cursos online grátis e conteúdos disponíveis online.

Porém, se você deseja investir em cursos e não sabe pode onde começar, também é possível iniciar através de cursos para SEO totalmente voltados para ranqueamento, e melhora nos resultados de pesquisa.

Sendo assim, pense melhor sobre a importância desse tipo de conhecimento para o seu negócio, e o quanto você está disposto a fazer acontecer o seu sucesso.

Você é capaz de dedicar tempo do seu dia? Então invista em bons cursos, boas estratégias, boas leituras e novas tentativas para que seu negócio alcance novos patamares através do SEO!

Vale a pena investir em SEO?

Como você já sabe agora o que é SEO, também já percebeu que por se tratar de um conjunto de técnicas, o processo acaba não sendo tão simples quanto parece.

Entretanto, o SEO é tão fundamental para qualquer site ou blog, e principalmente para a marca, que qualquer “complicação” que possa aparecer se torna irrelevante.

Por isso, é tão importante manter a atualização a respeito de novas técnicas, abordagens e melhorias no processo que o SEO engloba, e estar sempre ciente sobre como essas mudanças podem afetar o seu trabalho.

Mantenha-se por dentro do assunto, e esteja sempre pronto para se atualizar e adaptar seu estilo de trabalho para alcançar novos resultados com seu site ou blog através do SEO.

E, para responder a pergunta do texto, podemos afirmar com toda a certeza do marketing digital, que sim. Vale muito a pena investir em SEO.

Sem ele, seria impossível manter sua marca à vista de potenciais clientes, além de tornar a competitividade muito mais organizada e justa entre sites e blogs.

Conclusão

Compreender o que é SEO significa investir em seu negócio, e em como ele irá se comportar no futuro, e no presente.

Com esse conhecimento, você poderá conquistar seu espaço no mercado, e manter sua página entre as mais vistas da internet quando o assunto for o tema abordado no seu site ou blog.

Invista em SEO, e desfrute de todos os benefícios que ele pode oferecer!

TAGS:

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendente do WhatsApp
Atendente do WhatsApp

Olá, seu site precisa de mais tráfego orgânico? Sabia que temos a solução perfeita para isso? Me chama aqui