Como aumentar o tráfego do seu site WordPress com o Rank Brain (Guia básico de SEO 2018)

Aprenda como melhorar o posicionamento do seu site com o Rank Brain O Ano começou e você já iniciou suas buscas sobre como aumentar o trafego do seu site WordPress com estratégias de SEO certo? Legal. Neste post vou compartilhar com você diversas estratégias práticas para você aplicar hoje mesmo seu site. Você irá aprender o que tem de mais novo sobre SEO. Escute este post [audio mp3="https://www.escolaninjawp.com.br/wp-content/uploads/2018/01/Curso-de-SEO-presencial-Belo-Horizonte-SEO-RankBrain.mp3"][/audio]   [message_box bg=”#f11″] Você mora em Belo Horizonte e região? Matricule-se em nossa turma do curso de SEO para WordPress presencial em Belo Horizonte. [/message_box]

O Google mudou, e você mudou também?

Talvez você não saiba, mas o Google atualiza constantemente os seus algorítimos, são tantas atualizações que fica até difícil de acompanhar. A sua atualização mais recente que tem ganhado muita relevância em SEO 2018 foi o Rank Brain e é sobre isso que vamos tratar neste post. O que é o Rank Brain e como otimizar sites para Rank Brain. Fique comigo até o final tenho certeza que dessa vez o seu concorrente ficará para trás.

O que é o RANK Brain

O Rank Brain é um algoritmo de aprendizagem de maquina (Inteligência artificial) que o Google usa para classificar os resultados de busca. Antes o Google usava algoritmos quase que manuais para classificar as páginas em seus resultados de busca. Hoje a coisa é quase que atomizada através de um robô que aprende tudo sobre o seu comportamento. Vamos falar mais disso.  

Como Rank Brain Funciona?

Basicamente ele analisa o comportamento das pessoas nos resultados de busca e dependendo do que a pessoa faz ele pode aumentar ou diminuir a relevância daquela página automaticamente. Antes isso era algo demorado pois era feito manual. Vou te dar um exemplo prático Imagine que você tenha um site de receitas fit, no caso a pessoa vai ao Google e pesquisa: Receita fit bolo de chocolate. Ao fazer isso o Google retorna para ela uma lista com 10 resultados, ela observa e clica no que ela acha mais interessante, este site estava na 4 posição do Google para este termo. Porem aquele site mostra que na receita tem farinha de trigo, entre outros componentes que não fazem parte de uma dieta FIT, então ela volta ao Google e clica em outro resultado que estava na 7 posição. Ao ler ela gosta do conteúdo, vê que esta de acordo com o que ela deseja e com isso ela devora o conteúdo. Ao fazer isso o Rank Brain entende que o outro conteúdo não é relevante pois a pessoa mal ficou nele com isso ele perde posição e o outro que estava embaixo ganha posição. O algoritmo Rank Brain faz isso pois ele analisa sistematicamente o comportamento de todas as pessoas e através do que elas fazem na página ele aumenta ou diminui o posicionamento do site para o termo que ele estava tentando otimizar.

Ok, mas qual é a diferença do focado em Rank Brain para o SEO tradicional?

O SEO tradicional é focado em palavras chaves de calda longa, palavras chaves de baixa concorrência, domínio exato etc etc etc. O que não é feito no SEO tradicional ou é feito muito porcamente é oferecer uma experiência MUST HAVE para as pessoas. Isso é raro. Já no SEO para Rank Brain tudo é focado na experiência do usuário, o conteúdo não é focado em calda longa e sim calda média, todo conteúdo desenvolvido é feito para de fato ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas cotidianos, isso significa que quanto mais cedo você produzir conteúdos sedutores, aqueles que as pessoas amam de verdade que elas até compartilham com o seu cachorro e gato, mais cedo você terá resultado.

Então o SEO tradicional morreu?

Não. Os outros fatores ainda continuam bem vivos, como otimizar títulos, palavra chave no título, SEO on-page, Imagens, vídeos etc etc. Porem o SEO não pode ser mais pensado como um processo sintético algo como linha de produção. Tipo: Me fala qual palavra você quer que eu vou fazer um conteúdo fodão aqui para você. Isso sim morreu. Dica: Quando você estiver desenvolvendo o seu conteúdo para SEO, foque em resolver o problema da persona que você quer atingir. Por exemplo: Se você dendê Softwares que ajudam engenheiros a calcular o preço de uma obra, você poderia desenvolver um conteúdo fantástico falando sobre como economizar tempo no orçamento das obras, como evitar as armadilhas da precificação entre outros conteúdos relacionados, e não falar o porquê o seu software é o melhor. Tire o foco do seu produto, foque em apresentar a solução independente do seu produto.

Como otimizar um conteúdo para Rank Brain ?

No passado não muito distante os profissionais de SEO começaria o seu trabalho abrindo a ferramenta de palavra chaves, pesquisando sobre concorrência, volume de busca etc. Iriam analisar os concorrentes, ver a autoridade do domínio de pagina entre outras coisas, isso ainda é até valido porem muito cuidado. Hoje otimizar um conteúdo para Rank Brain basicamente consistem e você definir quem é sua persona, quantos anos ela tem, que tipo de conteúdo ela consome, com qual frequência ela usa internet, ela preferente vídeos ou texto? Áudio ou texto? A partir deste conhecimento prévio, você irá selecionar o tipo de conteúdo que vai resolver de fato a vida da sua persona. Podemos começar este trabalho levantando palavras chaves que estão no campo semântico do que ela precisa, esqueça a palavra chave de calda longa, a concorrência. Pelo menos neste momento. Se você usa alguma ferramenta de palavra chaves para SEO você poderia verificar se elas possuem o que chamamos de brain storm de palavras chaves. Se você não tem uma ferramenta de palavras chaves SEO, eu recomendo usar a UBERSUGGEST.IO é gratuita e atende bem. Aqui esta uma breve lista de palavras chaves relacionadas ao termo receita bolo de chocolate FIT. Como aumentar o tráfego do seu site WordPress com o Rank Brain (Guia básico de SEO 2018) 1 Então podemos ver palavras como CACAU e entre outras palavras chaves. O que isso quer dizer é que quando se otimiza um conteúdo para Rank Brain você não precisa focar em 1 palavra-chave, mas sim em todas que estão no mesmo campo semântico. Isso ajuda o algoritmo a entender sobre o que é o seu conteúdo. Sabendo disso fica fácil otimizar um conteúdo para Rank Brain.

Conclusão

O Rank Brain veio para ficar e cada dia que ele ganha mais força, então em 2018 foque o seu SEO em produzir conteúdos que ajude as pessoas a resolverem os seus problemas. Nós próximos posts falarei sobre outras características do Rank Brain e como você pode tirar muito mais proveito desse algorítmico e sair na frente da sua concorrência.   Bom pessoal por hoje é isso nos vemos no próximo post.]]>

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