Um consultor SEO trata-se de um profissional que tem uma procura cada vez maior no mercado por parte das empresas e isso está relacionado diretamente com a enorme importância que ele possui.
Esse tipo de profissional ajuda muito qualquer empresa, não importa qual seja o segmento ou o porte dela, a ganhar maior visibilidade dentro da internet através do tráfego orgânico.
Isso quer dizer que não há a necessidade de que você, como empreendedor, pague pelos anúncios pagos para que a sua empresa ganhe destaque no mercado digital.
O SEO é, já há algum tempo, um dos pilares mais essenciais para um bom posicionamento dentro do Google, da mesma forma que acontece com a produção de conteúdo.
Não adianta escrever ótimos conteúdos que não estejam otimizados, da mesma forma que não tem sentido escrever conteúdos dentro do SEO mas pobres em material que seja importante aos seus potenciais clientes.
Antes de você tomar a decisão sobre a contratação do consultor SEO, é essencial entender o que é esse profissional, bem como o que ele faz, as suas responsabilidades e as vantagens que a empresa terá com essa contratação.
Para saber tudo a respeito desse assunto, não deixe de acompanhar esse texto até o final!
O que faz um Consultor SEO?
Um consultor SEO é um profissional responsável por fazer a análise, a avaliação e o direcionamento das estratégias de uma empresa em relação ao trabalho de otimizar um site.
Esse é, portanto, um profissional bastante capacitado e que tem todo o conhecimento que é necessário para ajudar a otimizar sites, por isso empresas de todos os tamanhos e segmentos cada vez o buscam mais.
Toda empresa que tem um site sabe como o SEO é uma prática essencial para que se consiga obter tráfego orgânico e um ótimo posicionamento dentro dos principais buscadores da internet, em especial o Google.
Ainda que você já tenha experiência com um site ou se está começando agora nesse ramo, o conhecimento técnico não é suficiente para, sozinho, conseguir realizar a otimização do seu site por meio das principais práticas atuais.
Muitos empreendedores, ainda mais os que possuem empresas de pequeno porte, ainda tentam fazer as coisas sozinhos, mas não conseguem, até porque trata-se de algo que exige um longo estudo e muito conhecimento.
É aí que entra então a importância do profissional que é o consultor de SEO, visto que quem necessita da otimização do site precisa que ela seja muito bem feita.
O profissional de SEO é capaz de trazer resultados incríveis, reais e rápidos para tornar toda a estratégia digital do seu negócio muito melhor e maior.
Um dos maiores motivos pelos quais as empresas necessitam de um consultor SEO é porque elas não possuem uma equipe especializada em marketing.
A maioria não tem, inclusive, condições de fazer o pagamento de profissionais de marketing dentro da folha de funcionários, portanto, o melhor é contratar um profissional a parte para prestar consultoria.
Dessa maneira, ficará muito mais fácil que você tenha resultados incríveis em sua empresa ao contratar um profissional que estará focado em desenvolver as melhores estratégias para otimização do seu site.
Agora que você já sabe o que é um consultor de SEO, é hora de saber o que é que esse profissional faz na prática, algo que ainda gera muitas dúvidas na maior parte das pessoas.
Como a Consultoria de SEO da Escola Ninja WP pode catapultar seu site ao topo das buscas do Google
A Escola Ninja WP não é apenas mais uma empresa de consultoria em SEO; é uma instituição que se dedica a ensinar, implementar e otimizar o melhor das práticas de SEO. Aqui está como a consultoria de SEO da Escola Ninja WP pode transformar sua presença online:
- Abordagem Personalizada: Cada site é único, e a Escola Ninja WP entende isso profundamente. Eles avaliam meticulosamente as necessidades do seu site e criam estratégias específicas para garantir o máximo de eficácia.
- Expertise em WordPress: Dada a especialização da Escola Ninja WP em WordPress, eles têm um conhecimento aprofundado de como otimizar sites nessa plataforma, garantindo que você aproveite ao máximo seus recursos.
- Formação Contínua: Além da consultoria, a Escola Ninja WP é dedicada à educação. Isso significa que eles estão sempre atualizados com as últimas tendências e algoritmos, assegurando que seu site esteja sempre um passo à frente da concorrência.
- Implementação Técnica: Do mapeamento de URLs à otimização de sitemaps, passando por análises de backlink e validações de tag canônica, a equipe da Escola Ninja WP cuida de todas as complexidades técnicas para que você não precise se preocupar.
- Feedback e Comunicação Constante: Com a Escola Ninja WP, você não fica no escuro. Eles acreditam em manter os clientes no loop, oferecendo relatórios regulares e feedbacks construtivos, garantindo que você esteja sempre informado sobre o progresso do seu site.
Quais atividades um consultor SEO realiza?
A primeira coisa sobre a qual precisamos falar é qual o principal objetivo do consultor SEO, que é ajudar uma empresa a conseguir um ótimo posicionamento dentro do Google para keywords relacionadas com um negócio.
Um problema grande que muitas empresas enfrentam ao tentar fazer o trabalho sozinhas é achar que basta fazer essa busca e o uso das palavras-chave uma vez para já se ter ótimos resultados.
A verdade é que esse trata-se de um trabalho que é contínuo e que necessita ser revisado de maneira constante, afinal, você deverá sempre oferecer novos conteúdos aos seus visitantes e potenciais clientes.
Quanto melhor for o que você oferece a ele, melhor vai ser a experiência que o mesmo terá, ainda mais em relação aquilo que a concorrência está enviando a ele.
Mais do que isso, a necessidade de fazer um trabalho contínuo de posicionamento da sua marca na internet por meio das palavras-chave passa também pelos próprios robôs do Google.
Isso porque eles são os responsáveis por fazer a organização e a definição de quais são os sites e os conteúdos que irão aparecer na primeira página de resultados.
Esses robôs criados pelo Google estão em constante evolução e é por isso mesmo que as empresas também precisam contar com profissionais atualizados, que acompanhem essas mudanças.
Sem esse conhecimento, as estratégias utilizadas passarão a ficar defasadas e se tornarão insuficientes para que você consiga alcançar bons resultados em seu site dentro do Google e de outros mecanismos de buscas.
Um consultor SEO, de maneira resumida, deve conhecer e fazer a implementação de todas as técnicas para otimização de uma página na internet, seja um blog ou um site.
O trabalho dele, portanto, é otimizar um site para que o público-alvo da empresa encontre-o com maior facilidade e veja os conteúdos que estão ali disponíveis, o que ajudará muito nas conversões que serão alcançadas.
As atividades mais comuns que um consultor SEO faz em seu trabalho são as seguintes:
- Planejamento detalhado de SEO
- Revisão do site
- Perfil de backlinks
- Mapeamento de palavras-chave
- Análise de conteúdo duplicado
- Análise de arquitetura do Site
- Análise de concorrentes
- Validação de links quebrados
- Tempo de carregamento
- Mapeamento de URL
- Otimização de tag title
- Otimização de tag description
- Otimização de imagens
- Validação de erros 404
- Acompanhamento de webmaster tools
- Otimização de heading tags
- Otimização de taxa de abandono
- Otimização de taxa de rejeição
- Validação de tag canonica
- Otimização de robots.txt
- Otimização de sitemap.xml
- Otimização para local search
- Otimização de conteúdo
- Otimização para mobile
- Análise de landing page
- Análise de usabilidade
- Reuniões com seu consultor SEO
Todas essas atividades compõem então uma consultoria de SEO bem completa, que deve ser feita por um consultor treinado e capacitado para tal função.
O que você deve saber antes de contratar um consultor SEO?
Até agora, ficou muito claro o que é um consultor SEO e o que é que esse profissional faz em seu dia a dia de trabalho, então vamos a um outro ponto bem importante.
É hora de você saber algumas coisas antes de tomar a sua decisão final de contratação de um consultor de SEO, para evitar que futuramente tenha problemas com um profissional de baixa qualidade.
Um especialista em SEO, ou seja, um profissional que preste consultoria nessa área deve saber tudo o que envolve uma boa produção de conteúdos, isso é fato.
Mas ele necessita também ter todas as competências e as habilidades necessárias dentro de outras áreas, para realizar o domínio de determinadas técnicas que trarão melhores resultados para um site.
Um consultor SEO pode ser sim alguém formado na faculdade de comunicação social ou de marketing, mas também uma pessoa que não tenha formação nessa área em uma graduação, porém que tenha feito muitos cursos.
Aliás, as certificações e os cursos se fazem essenciais para que esse profissional realmente tenha o conhecimento que seja necessário para atuar como um consultor de SEO.
Uma dica importante é que você peça sempre os certificados que ajudem a comprovar que ele realmente possui conhecimento específico naquela área, já que isso vai garantir que os resultados obtidos serão positivos à sua empresa.
Muitos profissionais acabam tentando entrar nesse ramo de qualquer forma, sem que tenham feito antes um curso, mesmo o mais básico, e acabam não ajudando em nada as empresas que os contrataram.
É essencial também que você analise a questão dos atributos pessoais do consultor SEO, o que quer dizer que ele deve ser alguém que toma as suas decisões com algum embasamento.
Ninguém deseja trabalhar com um profissional focado em achismos, mas sim que se oriente por todos os dados disponíveis e que possua um ótimo raciocínio analítico.
Por último, e que é também extremamente importante, pesquise a respeito do portfólio daquele consultor de SEO, o que ajudará você a entender se realmente ele já fez bons trabalhos anteriormente e trará mais segurança ao seu negócio.
Quais são as responsabilidades que possui um consultor SEO?
Um consultor de SEO deve prestar uma boa consultoria para os seus clientes e isso significa prestar um serviço de alta qualidade e que traga excelentes retornos.
Uma consultoria em SEO, ou de qualquer outra coisa, é um trabalho que deve ser realizado somente por pessoas qualificadas, visto que são muitas as responsabilidades envolvidas.
Algumas das responsabilidades de um consultor SEO é que ele possua uma capacidade de resposta que seja alta para lidar com os desafios mais complexos que venham a aparecer.
Também é muito importante que ele saiba como coordenar e como executar uma produção de conteúdo interno e para fazer a publicação externa, voltada ao cliente.
Isso significa, entre outras coisas, elaborar boas pautas e ótimos briefings que deverão ser direcionados aos profissionais responsáveis pela redação dos conteúdos.
Um bom consultor de SEO também deve fazer uso de métricas que ajudarão a avaliar a sua performance em SEO, sempre retirando-as dos relatórios gerados.
Além da questão da otimização de conteúdos, o consultor deve fazer modificações na estrutura dos sites, sempre levando em consideração os aspectos relacionados à arquitetura da informação das páginas.
Ele deverá fazer pesquisas de palavras-chave ou keywords, realizar a mensuração sobre resultados possíveis nas atividades que planejou e, mais uma vez, fazer as otimizações dentro dos conteúdos das páginas.
O acompanhamento sobre quais as últimas atualizações feitas pelos motores de buscas e os seus algoritmos é uma das maiores responsabilidades de um consultor.
Afinal, sem esse conhecimento é impossível que ele saiba como agir corretamente, pois as estratégias acabarão obsoletas para os algoritmos atualizados do Google, por exemplo.
Etapas de uma consultoria de SEO
Nos próximos tópicos, você irá conhecer quais são as etapas que devem ser realizadas para que uma boa consultoria de SEO seja feita por um profissional de qualidade. Acompanhe!
Análise de performance
O passo inicial que um consultor de SEO deve dar é realizar a análise de performance, ou seja, compreender qual o desempenho do trabalho de otimização atual da empresa.
Assim, ele vai entender o que está sendo feito para posicionar melhor aquele site nos buscadores da internet e isso permitirá que ele identifique quais as falhas, bem como encontre formas de melhorá-las e ter bons resultados.
Análise dos concorrentes
Um segundo ponto para uma boa consultoria SEO é fazer uma análise dos concorrentes da sua empresa.
Com essa análise, será possível entender como está sendo o desempenho das empresas concorrentes, um ponto mais do que fundamental para saber onde atuar e conquistar os clientes daquelas com quem você compete.
Quando se faz uma boa análise dos concorrentes, é possível que o consultor identifique quais são os pontos fortes e quais os pontos fracos daquelas que você necessita superar e tudo torna-se bem mais fácil.
Planejamento estratégico
Todas as informações recolhidas até o momento serão importantes para que você possa criar o planejamento estratégico da empresa, ou seja, a direção que deverá ser tomada para fazer um bom SEO.
É neste momento que você vai conseguir definir quais serão as técnicas de SEM que serão eficientes de verdade, as que precisam ser trocadas e os passos que deverão ser dados para melhorar seu desempenho.
Criação de conteúdo para SEO
O passo seguinte para uma boa consultoria SEO é a criação do conteúdo, algo que pode ser feito também pelo consultor, ou seja, prestar serviços de marketing de conteúdo.
Esse tipo de serviço permitirá que a consultoria informe à empresa quais tipos de conteúdos devem ser criados e publicados para aumentar de vez a relevância da marca, além de gerar mais tráfego orgânico ao site.
Com esse direcionamento, os profissionais poderão definir quais os melhores formatos de conteúdos, quais os assuntos e os materiais que são mais úteis ao seu negócio perante o seu público-alvo.
Link building
A última das etapas de uma boa consultoria SEO é fazer link building, o que será essencial para a criação de autoridade da página na internet.
Quanto maior for a quantidade de links que estiverem direcionados ao seu site, desde que sejam de qualidade, então maior vai ser a relevância dele perante os buscadores da internet.
Esse é um ponto sobre o qual a maioria das empresas não atenta-se no SEO e um bom consultor vai aprimorá-lo, fazendo toda a diferença nos resultados que serão alcançados.
Você deve compreender que a consultoria de SEO deverá estar de acordo com aquilo que a empresa deseja alcançar.
Um consultor não pode prestar uma consultoria única para todos os seus clientes, já que eles possuem objetivos diferentes e cada situação é bastante peculiar.
Portanto, esteja atento para isso na hora de fazer a contratação do profissional que irá realizar a consultoria para sua empresa.
Quais são as vantagens para sua empresa de contratar um consultor SEO?
Para você que ainda tem dúvidas sobre se é vantajoso contratar um consultor SEO, veja nos próximos tópicos quais são os melhores motivos para isso.
Os seus investimentos em marketing vão ter um melhor custo-benefício
Toda empresa procura o melhor custo-benefício em qualquer área na qual precise investir e no marketing isso não é diferente.
Assim, com um bom consultor de SEO você vai ter a certeza de que os recursos da sua empresa vão ser utilizados da melhor forma, sem desperdício e trazendo retornos excelentes, o que é o desejo de qualquer negócio.
O produto ou serviço oferecido pela sua empresa vai ser encontrado mais fácil
O SEO tem como um dos seus objetivos principais o posicionamento melhor nos buscadores da internet e isso é essencial para que o produto ou serviço oferecido pela sua empresa seja encontrado mais facilmente.
Um bom consultor SEO ajudará a corrigir todos os erros encontrados e permitirá que o posicionamento da sua empresa seja bem melhor.
Faz com que o tempo de permanência dos visitantes no seu site seja maior
Mais uma enorme vantagem da consultoria SEO é que o seu site tenha um desempenho melhor, com um tempo de permanência maior nas suas páginas.
Esse maior tempo de permanência traz mais autoridade e mais relevância para o seu endereço, mostrando que aquele conteúdo que é oferecido realmente tem relevância para o seu usuário.
Ajuda a aumentar a produtividade
Uma consultoria SEO facilita ainda mais a sua vida e de qualquer funcionário que trabalhe com você, pois quem não atua com marketing poderá manter o foco em suas atividades principais, aumentando a produtividade.
Como você viu, é muito importante entender o que é um consultor SEO, visto que dessa forma os resultados obtidos pela sua empresa serão bem melhores dentro da internet, com um maior destaque no mercado digital.
Neste texto, você conheceu o que é um consultor de SEO, bem como quais são as responsabilidades dele e o que ele faz, assim como as etapas para uma boa consultoria SEO e as vantagens de contratar uma para seu negócio.
Portanto, não deixe de fazer o quanto antes a contratação de uma consultoria SEO para a sua empresa e melhore os resultados e alcance os objetivos desejados.
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