Hospedagem WordPress

Ferramenta de Monitoramento de sites WordPress

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 12/04/2020
Ferramenta de Monitoramento de sites WordPress
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Olá, neste post vou compartilhar com você uma ferramenta gratuita de monitiramento de sites.

Monitorar se o seu site esta funcionando é uma tarefa obrigatória, a pior coisa que é você ser abordado pelo seu cliente com ele dizendo que tentou acessar o seu site e não conseguiu e quando você vai analisar, eis o problema, site fora do ar.

Um Site pode ficar off-line por vários motivos, o mais comum deles é a hospedagem não suportar a quantidade de visitas que você esta recebendo ou algum plugin deixou de funcionar.

No primeiro cenário é fundamental você contratar uma hospedagem WordPress profissional.

No segundo cenário é você efetuar manutenções preventivas nos seus projetos.

Ferramenta para monitorar sites WordPress

A ferramenta que vai te ajudar a monitirar se o seu site WordPress está funcionando é a UPTIME ROBOT, ela é uma ferramenta grautuita.

Clique aqui para acessar a UPTIME ROBOT

 

Uptime Robot

O primeiro passo é você criar uma conta gratuita.

Monitirar Site Wordpress 1

Clique no botão ADD New Monitor e adicione o seu site.

Após isso a ferramenta fará o monitoramento para você.

Ao clicar sob o site, você conseguirá ver o histórico dele.

Monitoramento Wordpress

Pronto, agora basta adicionar os próximos sites.

Meus sites estão saindo do ar frequêntemente o que eu faço?

Um site WordPress não fica Offline sem nenhum motivo, isso definitivamente não existe.

Encontrar o problema que faz com que o seu site fique off-line vai precisar de uma auditoria técnica, no entanto algumas coisas podemos analisar no olho.

1 – Você esta recebendo muitas visitas?

Esta é a primeira pergunta que fazemos aos clientes, nós pedimos acesso ao Google Anaytics para analisar o tráfego no momento que o site vai ficar offline.

Se notarmos que o site fica Off-line ao receber muito tráfego, nós imediamente tomamos algumas médidas como otimizar a performance do site WordPress, otimizar o banco de dados, imagens etc.

Se isso não for o suficiente, nós analisamos a Hospedagem do cliente, se ele não estiver em uma Hospedagem WordPress, nós tratamos de providênciar uma Migração do site dele para uma Hospedagem WordPress profissional.

Dependendo do tamanho do site e o tamanho do tráfego nos podemos migrar ele para 2 ambientes.

1 – SiteGround – Se o site dele receber até 25 Mil visitas nós mês.

2 – VPS – Se for uma loja virtual, EAD, Marketplace ou algum site que esteja recebendo um tráfego superior a 25 mil ou muitos acessos simultános.

 

2 – Meu site é pequeno, não recebo muitas visitas e ele sai do ar regularmente.

Bem esta situação é mais complicada, ela depende de uma serie de analise fria. Mas para isso podemos primeiramente analisar o pelo Uptime Robot se há um padrão de queda do seu site, por exemplo, todos os dias a cada 2 horas é reportado um Down Time (Queda).

Ao chegar a este resultado podemos verificar o que no seu site pode esta rodando a cada 2 horas, geralmente o plugin de backup mau configurado, atualizações automáticas ligadas etc.

Tecnicamente para um site sair do ar ele precisa gerar um erro em algum plugin , tema ou o servidor entrou em sobre carga.

Servidores que entram em sobrecarga sem receber uma grande quantidade de acesso significa que tem algum plugin gerando problema interno ou um conjunto de ações internas estão fazendo com que ele gere este erro.

Logo podemos começar desativando todos os plugins temporariamente e analisar o comportamento, se o prazo de 2 horas chegar e o site não sair do ar, podemos concluír que é algum plugin.

Abaixo vou deixar uma lista de possíveis plugins que podem tirar o seu site do ar.

1 – Plugin de Backup mau configurado.

Geralmente os usuários iniciantes configura o plugin de backup para efetuar um FULL BACKUP do WordPress a cada 2 horas ou a cada 24 horas e não definem qual será o horário que ele vai começar.

Isso Significa que 24 horas que iniciam as 10 da manha, seriam as 10 da manha do dia seguinte, logo neste horário ele fará um backup completo do site e dependendo do tamanho do seu site ele pode sair do ar, pois neste momento você estará recebendo os acessos normais das 10:00 e também o servidor estará louco processando o backup.

Em outro artigo eu abordarei mais sobre como fazer backup no WordPress corrtamente.

Por hora, o certo é você fazer o full backup começar todo dia as 00:00.

2 – Plugins de Segurança

Plugin de Segurança se mal configurado pode tirar o seu site do ar, e se você estiver usando 2 ou mais plugins com o mesmo propósito isso também pode vir acontecer.

3 – Versão do PHP antiga conflitando com plugins e temas.

Nem toda rotina dos plugins são executadas a todo momento, algumas rotinas são executadas em background sem você saber, é o que chamamos de tarefas Cron.

Uma tarefa cron é uma atividade agendada que será feita por um plugin em background.

No entanto se a versão do PHP ativa no seu servidor for antiga e a função executada pela tarefa cron não for compatível com a versão do PHP ele irá gerar um erro 500 naquele momento até que o cron finalize.

Outro ponto importante é que o seu site pode ter problemas

Se mesmo assim o site continuar saindo do ar, podemos considerar um possível onda de ataque DDOS.

 

Esses são os casos mais comuns de site WordPress que fica Offline, o certo é você cuidar para que tudo esteja bem, em outro artigo eu vou compartilhar com você dicas para que você possa cuidar do seu site de maneira profissional.

 

Espero que tenha gostado.

Até a próxima.

 

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.