O que é: Certificado SSL

Escrito por em 04/07/2023

O que é Certificado SSL?

O Certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança que permite a criptografia de dados transmitidos entre um servidor web e um navegador. Ele garante que as informações trocadas entre o usuário e o site sejam transmitidas de forma segura, protegendo-as contra interceptações e ataques de hackers.

Como funciona o Certificado SSL?

Quando um usuário acessa um site protegido por um Certificado SSL, ocorre um processo de criptografia das informações. Esse processo envolve a geração de chaves de criptografia exclusivas para cada sessão, que são usadas para codificar e decodificar os dados transmitidos.

Quando o usuário envia informações para o site, como dados de login, senhas ou informações de pagamento, o Certificado SSL criptografa esses dados antes de enviá-los ao servidor. O servidor, por sua vez, utiliza sua chave privada para decodificar as informações recebidas e processá-las de forma segura.

Por que o Certificado SSL é importante?

O Certificado SSL é importante porque garante a segurança das informações transmitidas entre o usuário e o site. Com a crescente preocupação com a privacidade e a segurança online, ter um Certificado SSL se tornou uma prática essencial para qualquer site que lida com dados sensíveis dos usuários.

Além disso, o Certificado SSL também é um fator de ranqueamento nos motores de busca, como o Google. Sites que possuem Certificado SSL tendem a ter uma melhor posição nos resultados de pesquisa, o que pode aumentar a visibilidade e a confiança dos usuários.

Tipos de Certificado SSL

Existem diferentes tipos de Certificado SSL disponíveis, cada um com suas características e níveis de segurança. Os principais tipos são:

1. Certificado SSL de Domínio Único

O Certificado SSL de Domínio Único é o tipo mais comum e é utilizado para proteger apenas um domínio específico. Ele é ideal para sites que possuem apenas um domínio principal.

2. Certificado SSL de Vários Domínios

O Certificado SSL de Vários Domínios, também conhecido como Certificado SSL Wildcard, permite proteger vários domínios e subdomínios com um único certificado. Ele é ideal para empresas que possuem diversos sites ou subdomínios.

3. Certificado SSL de Validação de Organização

O Certificado SSL de Validação de Organização é utilizado para empresas e organizações que desejam exibir informações adicionais sobre sua identidade no certificado. Ele oferece um nível mais alto de confiança aos usuários.

4. Certificado SSL de Validação Estendida

O Certificado SSL de Validação Estendida é o tipo mais seguro e confiável. Ele exige uma validação rigorosa da identidade da empresa e exibe uma barra de endereço verde no navegador, indicando que o site é seguro.

Como obter um Certificado SSL?

Para obter um Certificado SSL, é necessário adquiri-lo de uma Autoridade de Certificação (AC) confiável. Existem diversas ACs disponíveis no mercado, e é importante escolher uma que seja reconhecida e respeitada.

Após escolher a AC, é necessário gerar uma solicitação de certificado (CSR) e fornecer as informações necessárias para a validação. A AC irá verificar as informações e emitir o certificado, que deve ser instalado no servidor web.

Como verificar se um site possui Certificado SSL?

Para verificar se um site possui Certificado SSL, basta observar a barra de endereço do navegador. Sites com Certificado SSL exibem um cadeado ao lado do endereço e utilizam o protocolo “https://” em vez de “http://”. Além disso, alguns navegadores também exibem uma mensagem informando que o site é seguro.

O Certificado SSL é essencial para garantir a segurança das informações transmitidas entre o usuário e o site. Além de proteger contra ataques de hackers, ele também é um fator de ranqueamento nos motores de busca. Portanto, é importante que todos os sites que lidam com dados sensíveis dos usuários tenham um Certificado SSL instalado.