O que é: Jekyll

Escrito por em 06/07/2023

O que é Jekyll?

Jekyll é um gerador de sites estáticos de código aberto, criado por Tom Preston-Werner, co-fundador do GitHub. Ele permite que os desenvolvedores criem sites estáticos de forma rápida e fácil, sem a necessidade de um banco de dados ou servidor de aplicativos. Jekyll é escrito em Ruby e usa o Liquid como sua linguagem de template. Ele é amplamente utilizado por desenvolvedores e blogueiros para criar sites estáticos, blogs e documentação técnica. Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que é Jekyll e como ele funciona.

Como funciona o Jekyll?

O Jekyll funciona convertendo arquivos de texto simples em um site estático. Ele usa uma estrutura de diretórios bem definida e uma série de arquivos de configuração para criar o site final. O processo de construção do site envolve a conversão dos arquivos Markdown, HTML, CSS e outros recursos em um site estático que pode ser hospedado em qualquer servidor web. O Jekyll também suporta a criação de layouts, que permitem que os desenvolvedores definam a estrutura e o estilo do site de forma consistente.

Por que usar o Jekyll?

Existem várias razões pelas quais os desenvolvedores escolhem usar o Jekyll para criar seus sites estáticos. Uma das principais vantagens é a simplicidade do processo de criação. Com o Jekyll, os desenvolvedores podem criar sites estáticos sem a necessidade de um servidor de aplicativos ou banco de dados. Isso torna o processo de desenvolvimento mais rápido e fácil, além de reduzir a complexidade do projeto. Além disso, o Jekyll é altamente flexível e personalizável, permitindo que os desenvolvedores criem sites com qualquer estrutura ou estilo desejado.

Principais recursos do Jekyll

O Jekyll oferece uma série de recursos poderosos que o tornam uma escolha popular entre os desenvolvedores. Alguns dos recursos mais importantes incluem:

1. Conversão automática de arquivos Markdown e HTML em páginas estáticas.
2. Suporte para layouts personalizados, permitindo que os desenvolvedores definam a estrutura e o estilo do site.
3. Integração com o Liquid, uma linguagem de template flexível e poderosa.
4. Suporte para plugins, que permitem estender as funcionalidades do Jekyll.
5. Suporte para categorias e tags, facilitando a organização e navegação do conteúdo.
6. Suporte para a geração automática de menus de navegação.
7. Suporte para a criação de feeds RSS e sitemaps XML.
8. Integração com o GitHub Pages, permitindo que os sites Jekyll sejam facilmente hospedados no GitHub.

Como instalar o Jekyll?

A instalação do Jekyll é relativamente simples e pode ser feita em poucos passos. Primeiro, é necessário ter o Ruby instalado no sistema. Em seguida, basta abrir o terminal e executar o seguinte comando:

gem install jekyll
“`

Isso irá instalar o Jekyll e suas dependências. Uma vez instalado, é possível criar um novo site Jekyll usando o seguinte comando:

jekyll new nome-do-site
“`

Isso irá criar uma estrutura básica de diretórios e arquivos para o site. Em seguida, basta navegar até o diretório do site e executar o seguinte comando para iniciar o servidor de desenvolvimento:

jekyll serve
“`

Isso irá iniciar o servidor e permitir que o site seja visualizado localmente no navegador.

Exemplo de uso do Jekyll

Para ilustrar como o Jekyll pode ser usado na prática, vamos considerar um exemplo simples de criação de um blog estático. Primeiro, é necessário criar um novo site Jekyll usando o comando mencionado anteriormente. Em seguida, é possível adicionar posts ao blog criando arquivos Markdown na pasta `_posts`. Cada arquivo Markdown deve seguir uma convenção de nomenclatura específica, incluindo a data e o título do post. O conteúdo do post pode ser escrito usando a sintaxe Markdown, que é convertida automaticamente em HTML pelo Jekyll.

Em resumo, o Jekyll é uma ferramenta poderosa para a criação de sites estáticos. Ele oferece uma série de recursos flexíveis e personalizáveis, permitindo que os desenvolvedores criem sites com qualquer estrutura ou estilo desejado. Além disso, o Jekyll é fácil de instalar e usar, tornando-o uma escolha popular entre os desenvolvedores. Se você está procurando uma maneira rápida e fácil de criar um site estático, o Jekyll é definitivamente uma opção a ser considerada.