O que é: Roteamento de URL amigável

Escrito por em 07/07/2023

O que é Roteamento de URL amigável?

O roteamento de URL amigável, também conhecido como URL amigável ou SEO-friendly URL, é uma técnica utilizada para criar URLs mais amigáveis e compreensíveis para os usuários e para os motores de busca. Essa prática consiste em transformar URLs complexas e cheias de parâmetros em URLs mais simples e descritivas, facilitando a navegação e melhorando a experiência do usuário.

Benefícios do Roteamento de URL amigável

A utilização do roteamento de URL amigável traz diversos benefícios para um website, tanto em termos de usabilidade quanto em termos de SEO. Alguns dos principais benefícios são:

Melhor experiência do usuário

URLs amigáveis são mais fáceis de serem lidas e compreendidas pelos usuários, o que melhora a experiência de navegação. URLs complexas e cheias de números ou caracteres especiais podem ser confusas e desencorajar os usuários a clicarem nos links.

Melhor indexação pelos motores de busca

URLs amigáveis são mais facilmente interpretadas pelos motores de busca, o que facilita a indexação do conteúdo do website. URLs descritivas e relevantes para o conteúdo da página ajudam os motores de busca a entenderem do que se trata a página e a classificá-la corretamente nos resultados de pesquisa.

Facilidade de compartilhamento nas redes sociais

URLs amigáveis são mais atrativas para serem compartilhadas nas redes sociais, pois são mais curtas, mais legíveis e mais fáceis de serem copiadas e coladas. Isso facilita a disseminação do conteúdo do website nas redes sociais, aumentando sua visibilidade e alcance.

Melhorias na estrutura do website

A implementação do roteamento de URL amigável muitas vezes requer uma revisão na estrutura do website, o que pode resultar em melhorias gerais na organização e na arquitetura do site. Isso pode facilitar a navegação dos usuários e melhorar a usabilidade do website como um todo.

Como implementar o Roteamento de URL amigável

A implementação do roteamento de URL amigável pode variar dependendo da plataforma utilizada para construir o website. No entanto, existem algumas práticas gerais que podem ser seguidas para garantir URLs amigáveis:

Utilize palavras-chave relevantes

É importante utilizar palavras-chave relevantes na estrutura das URLs. Isso ajuda os motores de busca a entenderem o conteúdo da página e a classificá-la corretamente nos resultados de pesquisa. Além disso, URLs com palavras-chave relevantes podem atrair mais cliques dos usuários.

Evite o uso de parâmetros desnecessários

Evite o uso de parâmetros desnecessários nas URLs, como números ou códigos aleatórios. Esses parâmetros não agregam valor ao conteúdo da página e podem dificultar a leitura e a compreensão das URLs pelos usuários e pelos motores de busca.

Utilize hífens para separar as palavras

Utilize hífens para separar as palavras nas URLs, em vez de espaços ou underscores. Os hífens são mais amigáveis para os motores de busca e facilitam a leitura e a compreensão das URLs pelos usuários.

Evite URLs muito longas

Evite criar URLs muito longas, pois isso pode dificultar a leitura e a compreensão das URLs pelos usuários e pelos motores de busca. URLs curtas e concisas são mais fáceis de serem compartilhadas e lembradas pelos usuários.

Utilize redirecionamentos 301

Quando for necessário alterar a estrutura de uma URL existente, utilize redirecionamentos 301 para redirecionar os usuários e os motores de busca para a nova URL. Isso ajuda a preservar o valor de SEO da página antiga e evita erros de página não encontrada.

O roteamento de URL amigável é uma prática essencial para melhorar a usabilidade e a visibilidade de um website nos motores de busca. Ao criar URLs mais amigáveis e descritivas, é possível proporcionar uma melhor experiência de navegação para os usuários e facilitar a indexação do conteúdo pelos motores de busca. Seguindo as práticas recomendadas, é possível implementar o roteamento de URL amigável de forma eficiente e obter os benefícios desejados para o website.