WP Mail SMTP

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 09/07/2023

O que é o WP Mail SMTP?

O WP Mail SMTP é um plugin para WordPress que permite enviar e-mails usando um servidor SMTP em vez da função de e-mail padrão do WordPress. O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é um protocolo de comunicação usado para enviar e-mails pela internet. Ao usar o WP Mail SMTP, você pode garantir que seus e-mails sejam entregues com sucesso aos destinatários, evitando problemas comuns de entrega de e-mails, como serem marcados como spam ou não serem entregues.

Por que usar o WP Mail SMTP?

Existem várias razões pelas quais você deve considerar o uso do WP Mail SMTP em seu site WordPress. Primeiro, o plugin resolve problemas de entrega de e-mails, garantindo que seus e-mails cheguem à caixa de entrada dos destinatários. Isso é especialmente importante se você estiver usando seu site para enviar e-mails transacionais, como confirmações de pedidos ou redefinições de senha.

Além disso, o WP Mail SMTP permite que você personalize as configurações de e-mail do WordPress de acordo com suas necessidades. Você pode escolher o servidor SMTP que deseja usar, configurar autenticação SMTP para garantir que seus e-mails sejam enviados com segurança e até mesmo definir um endereço de e-mail personalizado para o remetente.

Como instalar o WP Mail SMTP?

A instalação do WP Mail SMTP é simples e direta. Primeiro, faça o login no painel de administração do seu site WordPress. Em seguida, vá para a seção de plugins e clique em “Adicionar novo”. Na barra de pesquisa, digite “WP Mail SMTP” e clique em “Instalar agora” ao lado do plugin.

Após a instalação, clique em “Ativar” para ativar o plugin. Em seguida, você precisará configurar as opções de e-mail do WP Mail SMTP. Vá para a seção de configurações do plugin e preencha as informações necessárias, como o servidor SMTP, porta, autenticação e endereço de e-mail do remetente.

Configurando o WP Mail SMTP

Depois de instalar o WP Mail SMTP, você precisará configurá-lo corretamente para garantir que seus e-mails sejam enviados com sucesso. A primeira etapa é escolher o servidor SMTP que você deseja usar. Existem várias opções disponíveis, como Gmail, Outlook, Sendinblue e outros provedores de e-mail.

Depois de escolher o servidor SMTP, você precisará preencher as informações de autenticação. Isso geralmente inclui o nome de usuário e a senha da sua conta de e-mail. Certifique-se de inserir as informações corretas para garantir que o plugin possa se conectar ao servidor SMTP com sucesso.

Além disso, você pode definir um endereço de e-mail personalizado para o remetente. Isso é útil se você quiser que seus e-mails sejam enviados de um endereço específico, em vez do endereço padrão do WordPress.

Testando o WP Mail SMTP

Depois de configurar o WP Mail SMTP, é importante testar se ele está funcionando corretamente. O plugin oferece uma opção de teste de e-mail que permite enviar um e-mail de teste para verificar se tudo está configurado corretamente.

Para testar o WP Mail SMTP, vá para a seção de configurações do plugin e clique na guia “Teste de e-mail”. Preencha o endereço de e-mail para o qual deseja enviar o teste e clique em “Enviar e-mail de teste”. Verifique sua caixa de entrada para garantir que o e-mail de teste tenha sido entregue com sucesso.

Integrações com outros plugins

O WP Mail SMTP oferece integrações com vários outros plugins populares do WordPress. Isso permite que você aproveite ao máximo o plugin e melhore ainda mais a funcionalidade do seu site.

Algumas das integrações disponíveis incluem WooCommerce, Easy Digital Downloads, Gravity Forms e muitos outros. Ao integrar o WP Mail SMTP com esses plugins, você pode garantir que os e-mails transacionais sejam entregues corretamente e evitar problemas de entrega.

O WP Mail SMTP é uma ferramenta poderosa para melhorar a entrega de e-mails em seu site WordPress. Com o plugin, você pode enviar e-mails usando um servidor SMTP, garantindo que eles sejam entregues com sucesso aos destinatários. Além disso, o WP Mail SMTP oferece várias opções de configuração e integrações com outros plugins, permitindo que você personalize as configurações de e-mail de acordo com suas necessidades. Experimente o WP Mail SMTP em seu site WordPress e aproveite os benefícios de uma entrega de e-mail confiável e eficiente.