Uncategorized

Plugins para otimização de imagens WordPress 2018

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 07/04/2018
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sem dúvidas as imagens são as principais vilãs de todos os sites WordPress, elas são responsável por pelo menos 60% da lentidão de todos os sites. O processo de otimização de imagens WordPress pode assustar muitos no primeiro momento, mas depois de ler este post você verá que otimizar imagens no WordPress não é um bicho de 7 cabeças.
Neste post quero compartilhar com vocês alguns plugins de Otimização de imagens WordPress e também algumas ferramentas de otimização de imagens neste caso para uso geral.

Porque devo me preocupar com a otimização de imagens no WordPress?

Simples. Ganho absurdo de Performance.
Como eu disse acima, as imagens são responsáveis por deixar grande parte dos sites WordPress lento, é claro há também outros fatores que contribuem para deixar um site WordPress lento, como por exemplo a hospedagem que você esta usando, mas não entraremos neste assunto, vamos focar apenas em conhecer os principais plugins de otimização de imagens para WordPress 2018.
Atenção, vamos apresentar aqui os principais plugins de otimização de imagens WordPress 2018, você não deve em hipótese alguma utilizar todos eles.
Mas Flavio porquê não indicar apenas 1 e sim vários ?
Cada plugin trabalha com um algorítimo de compressão diferente, dependendo do projeto que você estiver trabalhando e como suas imagens estarão alguns deles não irão otimizar muito mais suas imagens, no entanto outros não tem a condição de otimizar imagens muito grande e exigem que você ou compre uma licença ou um plano. Por esse motivo é importante saber as opções e em qual cenário elas irão encaixar para você.

As imagens são vilãs, mas elas não veem sozinhas

Como foi dito acima as imagens são grandes vilãs, mas ela vem acompanhada com outros vilões, como tempo de resposta do servidor baixo, CSS, JS, muitos plugins etc, tendo em vista que o processo de otimização de imagem é apenas um dos fatores, eu recomendo que você conheça nosso curso de performance para WordPress, lá você irá encontrar de forma prática tudo o que precisa para melhorar a performance do seu site WordPress.
Caso você não tenha interesse em fazer um curso voltado para melhorar performance do seu site WordPress, você também poderá contratar o nosso serviço performance WordPress. 
Bem chega de apresentações, agora vamos conhecer os principais plugins de otimização de imagens para WordPress 2018.
1 – Smush

Smush Image Compression and Optimization

Este é um dos principais plugins  para otimização de imagem WordPress, ele já conta com mais de 1 milhão de downloads no repositório do WordPress, no entanto o que poucos sabem é que o seu algorítimo não funciona 100% no plano gratuito, ele otimiza muito bem as imagens mas dependendo de como estiver o seu projeto muitas imagens passarão sem ser otimizadas.

 

2 – EWWW image Optimizer

Plugin Para Otimizar Imagem Wordpress
Outro plugin bem famoso é o EWWW, seu algorítimo te limita a imagens muito grandes, este é um daqueles plugins que você irá usar quando você tem imagens de tamanho mediano, para você conseguir mais poder com este plugin você terá que contratar o plano Premium deles.

3 – Optimius

Melhor Plugin Para Otimizar Imagem Wordpress Em 2018
Este é um dos nossos queridinhos. O plugin Optimius foi desenvolvido pela empresa KeyCDN uma empresa de renome quando o assunto é Performance WordPress. O optimium é um plugin Premium no entanto seu custo benefício passa a ser o seu principal atrativo, este é um dos únicos plugins que faz um progressive image de forma eficiente. Vale a pena comprar sua licença.

Plugin Otimização Imagem Wordpress
Este é o mais recente plugin para otimização de imagens WordPress, se você notar ele não tem muitas instalações, mas não deixe este número te assustar, nós aqui da Escola Ninja WP testamos e aprovamos este plugin, ele é capaz de otimizar grandes tamanhos de imagens, em nossos testes conseguimos otimizar imagens com 8MB de tamanho ele as deixou em um tamanho surpreendentemente pequeno, a versão gratuita dele te da acesso a poucas imagens para ser otimizada, mas você pode utilizar o nosso CUPOM DE DESCONTO para consegui 1 mês gratuito de otimização.
Este plugin também tem um excelente custo benefício, você poderá contratar planos anuais de acordo com sua necessidade os preços são bem atrativos.

 
Estes são os melhores plugins para otimização de imagem WordPress em 2018, nós poderíamos mostrar muitos outros no entanto em nossos testes os de mais plugins não aprestaram ter uma excelente desempenho.
Agora veremos alguns Softwares para otimização de imagem para desktop

Software para otimização de imagem Desktop

1 – JPGMINI

Principal Software para otimizar Imagens, no entanto ele é um Software pago o seu custo não é muito atrativo, mas se você trabalha com otimização de grandes lotes de imagem você precisa olhar ele com carinho. Como eu disse este Software é muito indicado para quem trabalha com processamento de grandes lotes de imagem como fotografo e agencias que estão trabalhando eu sites de clientes.

2 – Caessium

O Caessium é um Software para otimização de imagens gratuito disponível para Windows e Mac. Seu papel é semelhante ao Jpgmini no entanto seus algorítimos são completamente diferente. Aqui na Escola Ninja WP nós utilizamos os 2 quando precisamos otimizar grandes lotes de imagem. Primeiro nos passamos no JPGMINI e depois no Caessium. Nós fazemos isso pois o JPGmini não permite regular a qualidade da imagem já o Caessium permite.
Baixe e experimente o Caessium clicando no link abaixo.

COMO ADICIONAR O CÓDIGO DE CUPOM

CUPOM: ESCOLANINJAWP

Resumo

A performance WordPress é algo que todos devem levar a sério, afinal ninguém gosta de ficar esperando muito tempo para um site carregar. As imagens sempre serão os principais vilões de performance WordPress logo você deve se preocupar com o processo de otimização de imagens WordPress. O processo de otimização de imagens WordPress não é complexo mas também não é 100% gratuito, dependendo do seu caso você terá que contratar uma ferramenta profissional para otimização de imagens.
Se você estiver enfrentando muita dificuldade para melhorar o tempo de carregamento do seu site, temos nosso curso completo de performance para WordPress e também nosso serviço de Performance WordPress.
Gostou? Deixe seu comentário.