Blog

Swap - Como Otimizar fontes do Google

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 03/05/2021
Swap - Como Otimizar fontes do Google
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

As fontes do Google são um problema para muitos sites, há vários motivos para você não as usar porem não há como fugirmos do problema, precisamos encará-lo de frente.

Pensando neste grande problema que é otimizar as fontes do Google, passei semanas estudando como otimiza-las da melhor forma possível.

Neste post vou compartilhar meu estudo com você.

Porquê as fontes do Google deixam o seu site pesado?

As fontes do Google deixam o seu site pesado pelo simples fato de que o navegador precisa abrir conexões para os servidores do Google.

O grande problema aqui é que muitos sites WordPress fazem uso de várias fontes do Google o que faz com quem várias conexões sejam abertas, e se no momento o servidor de fontes do Google estiver congestionado o seu site precisará aguardar até que a conexão seja liberada.

Você deve esta pensando. Tudo bem, é só eu usar 1 fonte e pronto.

Você está certo. Porem na prática não temos muito como controlar isso já que muitos plug-ins e temas fazem uso das fontes do Google, e outro ponto é, não usar as fontes fará o seu site ficar feio já que as fontes padrões do sistema não são atrativamente bonitas.

 

Conheça o Display SWAP.

Se for a primeira vez que estiver lidando com performance WordPress este nome não será muito familiar, mas vou explicar o que esta técnica faz.

O que é Display Swap?

Display Swap é a técnica de dizer ao Google como você quer que ele mostre a fonte, há vários valores possíveis porem o mais usado é o Swap.

Como o Swap funciona?

Como eu te disse quando um usuário acessa o seu site o navegador terá que acessar o site do Google fonts para baixar e neste momento o seu site ficará lento.

Quando usamos o Swap o Google irá mostrar uma fonte alternativa até que a Fonte seja totalmente baixada e neste momento ele fará a troca.

É uma técnica bem legal já que no momento que navegador identifica uma fonte do Google com Swap ele não ficará bloqueado aguardando, o que acontecerá é que o seu site irá carregar como se na estivesse uma fonte do Google e quando a fonte estiver 100% disponível ele fará a alteração.

Como implementar o Fonte Swap no WordPress?

Se você não tiver conhecimento em códigos você precisará de um plugin para implementar o Font Swap para você.

O meu plugin favorito é o Asset Cleanup PRO.

Porem se você não tiver como adquiri o Asset Cleanup Pro que além da funcionalidade de Swap também te entrega várias outras, há uma opção gratuita para você implementar o Swap.

Plugin gratuio Swap Google Fonts Display

Espero que este Post te ajude.

Abraços

 

 

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.