Swap – Como Otimizar fontes do Google

Avalie este artigo post

As fontes do Google são um problema para muitos sites, há vários motivos para você não as usar porem não há como fugirmos do problema, precisamos encará-lo de frente.

Pensando neste grande problema que é otimizar as fontes do Google, passei semanas estudando como otimiza-las da melhor forma possível.

Neste post vou compartilhar meu estudo com você.

Porquê as fontes do Google deixam o seu site pesado?

As fontes do Google deixam o seu site pesado pelo simples fato de que o navegador precisa abrir conexões para os servidores do Google.

O grande problema aqui é que muitos sites WordPress fazem uso de várias fontes do Google o que faz com quem várias conexões sejam abertas, e se no momento o servidor de fontes do Google estiver congestionado o seu site precisará aguardar até que a conexão seja liberada.

Você deve esta pensando. Tudo bem, é só eu usar 1 fonte e pronto.

Você está certo. Porem na prática não temos muito como controlar isso já que muitos plug-ins e temas fazem uso das fontes do Google, e outro ponto é, não usar as fontes fará o seu site ficar feio já que as fontes padrões do sistema não são atrativamente bonitas.

 

Conheça o Display SWAP.

Se for a primeira vez que estiver lidando com performance WordPress este nome não será muito familiar, mas vou explicar o que esta técnica faz.

O que é Display Swap?

Display Swap é a técnica de dizer ao Google como você quer que ele mostre a fonte, há vários valores possíveis porem o mais usado é o Swap.

Como o Swap funciona?

Como eu te disse quando um usuário acessa o seu site o navegador terá que acessar o site do Google fonts para baixar e neste momento o seu site ficará lento.

Quando usamos o Swap o Google irá mostrar uma fonte alternativa até que a Fonte seja totalmente baixada e neste momento ele fará a troca.

É uma técnica bem legal já que no momento que navegador identifica uma fonte do Google com Swap ele não ficará bloqueado aguardando, o que acontecerá é que o seu site irá carregar como se na estivesse uma fonte do Google e quando a fonte estiver 100% disponível ele fará a alteração.

Como implementar o Fonte Swap no WordPress?

Se você não tiver conhecimento em códigos você precisará de um plugin para implementar o Font Swap para você.

O meu plugin favorito é o Asset Cleanup PRO.

Porem se você não tiver como adquiri o Asset Cleanup Pro que além da funcionalidade de Swap também te entrega várias outras, há uma opção gratuita para você implementar o Swap.

Plugin gratuio Swap Google Fonts Display

Espero que este Post te ajude.

Abraços

 

 

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.