Uncategorized

WordPress.com ou WordPress.org, eis a questão. Descubra qual versão é perfeita para você.

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 30/07/2018
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

WordPress.com ou WordPress.org, eis a questão. Não resisti, tive que inserir esta dúvida no que Shakespeare disse. Desde já o aviso é válido. Preste bastante atenção neste conteúdo, pois escolher a versão correta do WordPress, irá nortear o seu sucesso ou o fracasso de seu site, blog ou loja virtual. Neste conteúdo, você verá o que é WordPress.com, o que é WordPress.org, vantagens e desvantagens de cada versão. Claro que não é só isso. Irei entregar de “bandeja” qual o perfil ideal para utilizar cada versão. Depois de trabalharmos em centenas de projetos, dos mais variados tipos de complexidade, iremos dizer qual versão irá de encontro às suas necessidades. Se você está ainda iniciando e buscando entender o que é WordPress, precisa de um glossário para não ficar perdido. Pensando em ajudar você, criamos gratuitamente o “Glossário do WordPress”. Com ele, você irá aprender todos os termos e não ficará “perdido” sem saber o que estão falando.

A pergunta que não quer calar: WordPress.com ou WordPress.org?

Wordpress.com Ou Wordpress.org Gosto de já deixar as coisas bem claras no início. Existe diferença entre os dois. E como disse anteriormente, sabendo quais são as particularidades de cada versão e principalmente no que cada uma se difere. Você estará muito mais perto de ter sucesso com seu site, blog ou loja virtual. Não concordo com aquela velha conversa de que você tem que escolher isso ou aquilo e pronto. Gosto bastante de mostrar os pontos e qual é o perfil ideal para utilizar algo. Também é bastante válido dizer que cada versão do WordPress tem suas vantagens e desvantagens. Cada uma foi criada com um objetivo, por isso não existe versão melhor, mas sim, a versão que é perfeita para o seu caso. Se você precisa de um projeto mais profissional, mas não tem conhecimento técnico a versão .org será perfeita para você. Se você não precisa de algo tão profissional e só quer inserir conteúdo mesmo, compartilhar suas ideias para o mundo, a versão .com irá atender você muito bem. Logo abaixo, você saberá todas as diferenças e poderá tirar as suas próprias conclusões se deve escolher a versão WordPress.com ou WordPress.org. Com a ajuda deste conteúdo, você estará mais próximo de conseguir ter um projeto de sucesso na internet. Sem mais delongas, vamos saber o que é cada uma das versões e suas vantagens e desvantagens.

O que é WordPress.com?

O Que É Wordpress.com A versão WordPress.com, é um serviço totalmente gratuito. Não havendo necessidade de hospedar seu site em um servidor e também não irá utilizar um domínio próprio. De primeiro momento, você enxerga diversas vantagens em não hospedar o site e não se preocupar com mais nada. Mas vendo as vantagens e desvantagens você verá que não é bem assim. Por isso, para que você não corra o risco de tomar a decisão errada, leia com bastante atenção as vantagens e desvantagens dos das duas versões. Basicamente, em menos de 5 minutos seu site ou blog estará no ar.

Vantagens do WordPress.com?

  • Vem pré instalado. Utilizando esta versão você não precisa de se preocupar com instalação, backup, etc. WordPress.com vem praticamente instalado, bastando somente que você configure o nome do site, escolha o template e pronto.
  • Totalmente grátis. Esta versão é caracteriza por ser totalmente gratuita. Sendo assim, você tem cerca de 3 GB de espaço para inserir os conteúdos que deseja. Caso tenha necessidade de ter mais memória, você deve pagar em torno de R$ 50,00 por ano. Este valor garante mais 5 GB, ou seja, toda vez que precisar de mais memória você deve contratar por este valor.
  • Backups automáticos. Outra característica é a forma como esta versão faz o backup. Nela seu site ou blog fará o backup automaticamente, ou seja, você não terá que se preocupar com isso.
  • Utilização simples. Para fazer as configurações necessárias é muito simples e intuitivo. Após ter se familiarizado com a versão, será cada vez mais fácil fazer as alterações necessárias.

Desvantagens do WordPress.com?

  • Não é permitido utilizar domínio próprio. Nesta versão você não poderá utilizar seusite.com.br, seu domínio ficará seusite.wordpress.com.
  • Limitação para monetização. Caso você não saiba, monetizar significa como você irá gerar renda com este projeto. Na versão .com é encontrado muita dificuldade, pois é uma versão mais “engessada” e não proporciona muitos recursos para você monetizar o projeto.
  • Customização limitada. Nesta versão você não tem toda a liberdade para customizar como quiser.

O que é WordPress.org?

O Que É Wordpress.org Se tratando de WordPress.org, você terá uma gama de possibilidades. Aliás, são infinitas as possibilidades de customização, edição, etc. Esta versão é o que chamamos de versão Open Source. Basicamente, Open Source significa código livre. Código livre significa que você tem liberdade para utilizar o software do jeito que “bem entender”. Ele proporciona recursos ilimitados para os usuários. Você instala no seu próprio servidor e consegue trabalhar na performance do site e também em recursos de layout, SEO, entre outras possibilidades.

Vantagens do WordPress.org?

  • Conhecimento técnico, não necessário. É incrível como o time do WordPress, foi capaz de aliar todos os recursos necessários em um software extremamente simples e intuitivo. Na versão .org, você poderá usar todos os recursos sem entender de linguagem ou lógica de programação.
  • Domínio próprio. Com ele você pode ter seu domínio personalizado. Um exemplo prático seria seusite.com. Ter um domínio próprio mostra mais profissionalismo por parte de sua marca.
  • Total controle. Quando se utiliza o WordPress.org, é assim que os usuários se sentem. A sensação é que não existe limitações e nem mesmo barreiras que impeçam que você implemente o que quiser.
  • Design personalizado. Você pode criar o design do jeito que você quiser. Poderá tirar sua ideia do papel na integra. Sabe o modelo que você deseja que seu site, blog ou loja virtual tenha? Então, aqui você encontrará recursos para tal.
  • Instalar plugins. Os plugins acrescentam funcionalidades a sua instalação do WordPress. Fazendo com que mesmo aqueles que não possuem conhecimento, possam inserir funcionalidades infinitas aos seus projetos.
  • Possibilidade de aumentar o compartilhamento nas redes sociais.
  • Infinito: Só para não ser injusto com a plataforma, tenho que inserir esta aba “infinito”. São tantas funcionalidade que não posso terminar esta parte sem dizer que todas as vantagens não estão aqui, pois são milhares.

Desvantagens do WordPress.org?

Tudo que é bom tem suas desvantagens também. Mas o interessante das desvantagens do WordPress.org é que não atrapalham em nada sua usabilidade e os resultados que você terá com seu projeto.
  • Os backups são de sua responsabilidade. Pode parecer complicado ou até mesmo uma desvantagem. Mas lembra dos plugins que disse anteriormente e que eles acrescentavam funcionalidades a suas instalação. Então, você encontra plugins que possibilitam que você possa fazer o backup do seu site, blog ou loja virtual facilmente.
  • Prevenir Spam. Caso você não saiba, mas Apam é uma palavra criada para definir conteúdos indesejados na internet. Infelizmente não só sites, mas como todos nós sofremos com esta prática. No WordPress.org você terá que sresolver este problema. Mas como no exemplo anterior, você pode instalar um plugin e ele fará todo o trabalho duro, simples não.
  • Atualização. Não considero tanto como uma desvantagem, mas certamente faz parte deste meio. O WordPress notifica você sobre a nova atualização e basta dar alguns clique e pronto. Atualização concluída com sucesso.

Qual a versão perfeita do WordPress para meu perfil?

Versão Perfeita Do Wordpress Para Meu Perfil Aqui irei compartilhar o perfil ideal de usuário para utilizar as versões do WordPress. Muito tem dúvidas se devem escolher a versão WordPress.com ou WordPress.org. Esse é o grande diferencial deste artigo para os demais da internet. Desta forma, você mesmo irá tirar suas conclusões de acordo com os pontos que irei abordar. Após ter descoberto as vantagens e desvantagens das versões do WordPress, agora você está preparado para saber o perfil ideal para utilizar cada uma das versões.

Perfil para usar WordPress.com

Se o seu projeto não exige algo mais profissional e que mostre mais confiança para as pessoas. A versão .com será perfeita para você. Ela é mais voltada para o público que deseja criar um site ou blog, com finalidade de Hobby. Por isso, que você praticamente não precisa investir nada. Pois seu projeto será um Hobby e não necessita de grandes customizações, alterações,etc. Não tem a finalidade de vender nada e fazer dinheiro com seu site. Pode usar a versão .com sem medo, pois ela irá atendê-lo muito bem.

Perfil para usar WordPress.org

Se deseja criar um projeto na internet focado em gerar clientes para seus produtos ou serviços. Você precisa utilizar a versão .org. Ela será a melhor opção para você. Lembrando, você terá que investir em um servidor de hospedagem. Mas o valor é irrisório, se comparado ao ganho que se pode ter com os múltiplos recursos que WordPress.org proporciona para seus usuários. Boa parte dos sites que estão na primeira página do Google e outros buscadores, são feitos na versão .org. Esta versão já foi concebida de forma otimizada por parte dos desenvolvedores. Isso significa que com a otimização oriunda da plataforma, mais a possibilidade de acréscimo de recursos. Deseja usar a internet, não como uma brincadeira, mas para gerar vendas? Então, utilize WordPress.org, pois você encontrará todos os recursos necessários para conseguir ter um site, blog ou loja virtual de sucesso.

Considerações finais

WordPress.com ou WordPress.org? Depende. Depende da finalidade e dos recursos necessários para o projeto. Algo que já devemos esquecer. Se você errar na escolha da versão, pode ter o sucesso de seu projeto comprometido. Por isso, se preciso, leia novamente e reflita nos pontos que são fundamentais para sua escolha. Deseja um projeto para concretizar seu Hobby? WordPress.com irá atender você muito bem. Agora, precisa de algo profissional que seja melhor encontrado pelo Google e demais buscadores? Precisa de divulgar seu site, blog ou loja virtual nas redes sociais? Vai de WordPress.org que você começará do jeito certo. Agora você poderá tirar seu projeto do papel de forma assertiva e com a versão que supre suas necessidades. Deixe nos comentários qual versão mais se encaixa a sua necessidade. Até mais.]]>

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

One Reply to “WordPress.com ou WordPress.org, eis a questão. Descubra qual versão é perfeita para você.”

Avatar Of Camila Barros
Camila Barros

Perfeito!