Para quem está em busca de trabalho freelancer, não há dúvidas de que as plataformas voltadas para essa finalidade são as melhores opções, incluindo a Workana.
Quem ainda não ouviu falar sobre essa plataforma está perdendo uma enorme oportunidade de conseguir muitos serviços, nas mais diferentes áreas.
A Plataforma é, atualmente, a maior plataforma de serviços freelancers online de toda a América Latina.
Apenas para se ter uma ideia de como essa comunidade é grande, são praticamente 2 milhões de usuários cadastrados em busca de serviços freelancers.
Além disso, são mais de mil oportunidades de serviços freelancers que são publicadas diariamente na plataforma, trazendo muitas possibilidades para quem quer trabalhos dessa forma.
Com o crescimento do trabalho dentro da América Latina, em quase 200% por ano, nada mais importante do que conhecer as boas oportunidades disponíveis.
O Brasil é atualmente o 3º país em termos de profissionais que trabalham de forma independente, tendo tido um crescimento enorme desde o ano de 2015.
Em termos numéricos, em torno de 25% dos trabalhadores que atuam na América Latina querem tornar-se freelancers, mas não apenas em períodos extras, mas sim em tempo integral.
Um outro ponto que mostra como é importante sites como a Workana é o fato de mais de 90% das empresas já concordarem, atualmente, com a contratação de profissionais freelancers, como uma estratégia para crescimento.
A previsão feita por especialistas na área é de que em até 5 anos quase 50% de todos os perfis de trabalho serão remotos.
Dito tudo isso, é hora de saber mais a respeito do que é o Workana, entender para que serve essa plataforma e como ela funciona de maneira prática.
Quem quer começar a atuar como freelancer, a partir de agora, terá grandes possibilidades.
[bsa_pro_ad_space id=1]O que é a Workana?
A Workana trata-se de um plataforma online que permite tanto às empresas oferecer serviços freelancers, quanto os profissionais freelancers candidatarem-se às vagas de trabalho.
Essa plataforma conta, atualmente, com quase 2 milhões de usuários já cadastrados, além de contar com uma média de mil vagas de trabalho freelancers oferecidas diariamente.
Hoje em dia, muitas empresas oferecem serviços de freelancer na plataforma para garantir que os profissionais candidatar-se e serem contratados dessa forma.
Mesmo empresas de grande porte já utilizam a plataforma com a finalidade de conseguir contratar profissionais para as vagas de trabalho que estão em aberto.
Com uma mudança nas relações de trabalho que aconteceram nos últimos anos, esses portais de trabalhos freelancers ou independentes têm crescido muito, passando a ser muito populares entre profissionais de diferentes áreas.
Os portais como Workana, aliás, têm se tornado uma opção muito viável para uma enorme setor de mão-de-obra dentro da América Latina, com as empresas que a cada vez mais buscam por contratos flexíveis e econômicos.
A plataforma foi fundada no ano de 2012, sendo uma das primeiras em toda a região da América Latina totalmente voltada para serviços freelancers.
Um dos maiores diferenciais dessa plataforma, em comparação com as outras existentes no mercado, é justamente o foco totalmente no mercado da América Latina.
O funcionamento da plataforma, que possui um ranking para classificar freelancers e clientes, ajuda a trazer também uma visão diferenciada para ela, pois permite aumentar a reputação dentro dela.
Portanto, o ambiente que é promovido dentro desse site é de permanente confiança e da garantia das boas práticas entre as duas partes.
Como é que a Workana funciona?
A compreensão a respeito da Workana só é completa quando se entende como é que a plataforma funciona na prática.
A principal ideia por trás da plataforma é a oferta de um espaço que seja seguro para que os clientes, em geral as empresas, possam estar publicando projetos de serviços freelancers.
Além disso, o espaço também oferece um ambiente que seja de proteção para que os freelancers possam inscrever-se aos mais diferentes serviços, garantindo que irão receber pelo trabalho que realizaram.
Os clientes vão poder, por meio dessa plataforma, escolher com qual freelancer desejarão trabalhar, considerando, principalmente, a história da qualificação dos clientes e o preço de proposta oferecido por eles.
O freelancer também vai poder aplicar para todas as vagas que achar que adequam-se ao seu perfil, bem como considerando a qualidade de cada proposta e o valor médio oferecido pelo cliente pelo trabalho.
A partir do momento em que os dois chegam a um consenso sobre o prazo de entrega e o valor a ser pago pelo serviço, eles fecham então um acordo e o contrato começa a valer.
Como fazer o cadastro como freelancer na Workana?
O cadastro como freelancer na plataforma da Workana é muito fácil de ser feito, o que faz com que qualquer profissional possa começar a trabalhar sem problemas.
A primeira coisa que é preciso fazer é o registro como usuário e então realizar o preenchimento do perfil como um freelancer, já que há a opção também de cadastrar-se como cliente.
O processo de cadastro é extremamente simples, sendo que o próprio sistema acompanha o usuário ao longo de todo o procedimento passo a passo.
Um dos pontos mais interessantes a respeito do cadastro na Workana é que o preenchimento do perfil se faz essencial, pois ele é que vai ser o diferencial entre você ganhar ou não ganhar os projetos na sua área de especialização.
É importante considerar um erro que é bastante comum para a maioria dos freelancers que estão iniciando na plataforma.
Jamais cometa o erro de estar copiando e colando o CV, ou seja, seu curriculum vitae diretamente no perfil do Workana.
Isso porque muitos clientes, a maioria deles, não quer ter que perder muito tempo lendo uma lista enorme com todas as empresas em que o freelancer trabalhou ou as instituições nas quais estudou.
Portanto, o melhor a se fazer é deixar tudo bastante resumido e direto ao ponto, garantindo que haverá mais chances de contratação.
Como é que o pagamento funciona dentro da Workana?
Um dos diferenciais da Workana está justamente no chamado “depósito de garantia”, que fará uma enorme diferença no pagamento que o freelancer vai receber.
Todos os projetos que estão disponíveis na plataforma fazem uso desse depósito, pois essa modalidade de pagamento assegura que o cliente e o freelancer vão cumprir com aquilo que foi combinado.
Sempre que a proposta pelo serviço é aceita, então o cliente deve fazer o pagamento do valor completo que está de acordo com o combinado para aquele trabalho.
A quantia do valor total do serviço, então, é mantida dentro do sistema da Workana, para que a empresa possa garantir ao cliente que no caso de ele finalizar o serviço.
Além disso, sempre que a empresa tenha certeza de que o material completo foi entregue pelo freelancer ao cliente, o pagamento então é liberado ao primeiro.
Por outro lado, no caso do trabalho não ter sido entregue, então o valor que foi colocado pelo cliente como depósito de garantia irá voltar para ele.
O pagamento pode ser liberado tanto de forma integral quanto parcial, dependendo de qual seja o projeto e se ele envolve mais de uma tarefa/prazo.
É o caso, por exemplo, de uma determinada empresa/cliente ter contratado um redator online para que ele escreva 10 artigos, podendo dividir o pagamento em cinco partes, a cada dois textos entregues.
As opções de pagamento que são oferecidas pela Workana são múltiplas, podendo ser:
[bsa_pro_ad_space id=1]- Via boleto bancário
- Via cartão de débito
- Via cartão de crédito
- Via MercadoPago
- Via Paypal
A forma de pagamento irá depender bastante de qual é a localização do cliente, pois em determinados países há alguns pagamentos que não são aceitos.
Workana: Quais os tipos de projetos oferecidos na plataforma?
A Workana está sempre oferecendo uma variedade enorme de projetos e de serviços, indo desde a produção de artigos e traduções de textos em diferentes idiomas até a assessoria virtual, como a jurídica e a financeira.
A seguir, serão mostrados os projetos principais a serem oferecidos dentro da plataforma de serviços freelancers.
Trabalhos de TI e Programação
Um dos tipos de serviços ou projetos mais comuns de serem oferecidos na Workana são aqueles relacionados com TI e programação, como é o caso do desenvolvimento de sites ou aplicativos.
Na plataforma, é possível achar serviços nessa categoria como desenvolvedor AJAX, desenvolvedor JavaScript, desenvolvedor HTML5, desenvolvedor PHP, desenvolvedor API, desenvolvedor Facebook e iPhone.
Serviços de design e de multimídia
Outros tipos de serviços comuns são os de design e multimídia, como é o caso de serviço Web, gráfico ou mobile, que ajudam a melhorar bem o site da empresa ou ainda proporcionar o desenvolvimento melhor do UX do e-commerce.
Dentro da plataforma é possível encontrar vagas para designer de ilustrator, designer gráfico, especialista em identidade de marca corporativa, especialista em Adobe After Effects, designer de cartões de visitas, entre outros.
Quem atua como designer de aplicativos móveis, de apresentações e de infográficos, por exemplo, também consegue muitos serviços nessa área a partir do momento em que se candidatam às várias vagas abertas.
Projetos de criação de conteúdos e tradução
A Workana é rica em serviços voltados para a criação de conteúdos e tradução, nos mais diferentes idiomas, sendo assim, que tem habilidades nessa área consegue resultados incríveis.
As vagas direcionadas a essa categoria de projeto são de redator acadêmico, redator publicitário, redator SEO, revisor de textos, redator jornalístico, e especialista na escrita ghostwriting ou ainda na escrita de E-Books.
Quem resolve atuar como tradutor pode realizar o serviço em diferentes idiomas, como:
- Tradutor de inglês – português
- Tradutor de português – inglês
- Tradutor português – espanhol
- Tradutor espanhol – português
- Tradutor inglês – espanhol
- Tradutor francês – português
- Tradutor alemão – português
Projetos na área de marketing e de vendas
Os projetos na área de marketing e de vendas estão sempre em alta na Plataforma e o melhor é que eles abrangem setores bastante completos e permitem que profissionais das mais diferentes frentes possam atuar.
Quem resolve candidatar-se às vagas na área de marketing e de vendas pode buscar por posições como:
- Campanhas de publicidades nas redes sociais
- Trabalhos com foco no SEO
- Trabalhos como community management
- Campanhas de e-mail marketing
- Campanhas de data analytics
Projetos na área de suporte administrativo
Os trabalhos no ramo de suporte administrativo também são muito amplos para qualquer freelancer que queira atuar na plataforma.
É possível encontrar projetos variados com vagas como atendimento ao cliente, assistente virtual, televendas, data entry e também de pesquisa de mercado.
Projetos na área jurídica
A plataforma permite que os usuários possam encontrar possibilidades de projetos dentro da área jurídica, para quem possui experiência nesse ramo.
Nesta categoria de serviços da Workana, o freelancer vai poder encontrar as mais diferentes atividades relacionadas à área jurídica.
É o caso das seguintes vagas, como:
- Redator de conteúdos da área jurídica
- Revisão de contratos jurídicos
- Consultoria jurídica
- Edição de vídeos na área jurídica
Tudo o que o profissional souber fazer em termos de serviço que exija um grande e específico conhecimento, mais técnico, na área jurídica é possível pegar bons projetos na plataforma.
Projetos na área de finanças e de administração
Por último, é possível encontrar vários serviços dentro de finanças e de administração para freelancers.
Os trabalhos dentro dessa área envolvem vagas como:
- CRM
- Planejamento estratégico
- Gerenciamento de projetos
- Recrutamento e seleção
- Engenharia e manufatura
- Atividades de contabilidade
- Análise de dados
- Entre vários outros
Caso o interesse seja em atuar na área de engenharia e de manufatura, há também muitas opções dentro da Workana, como é o caso dos desenhos em CAD, do designer de interiores e do modelador em 3D.
Como escrever um bom perfil no Workana?
Muitos freelancers acabam perdendo a chance de conseguir serviços freelancers na Workana porque criam projetos pobres em termos de informações e de atratividades.
Como há muitas concorrências, principalmente dependendo de qual seja o projeto, conseguir um destaque maior é essencial, e um bom perfil profissional faz uma enorme diferença.
A seguir, algumas dicas de como montar um bom perfil como freelancer serão mostradas.
Destacar o que foi importante na trajetória profissional
A primeira dica de como conseguir escrever um perfil bom e atrativo é dando destaque para o que foi mais importante na carreira profissional.
Os clientes recebem propostas de dezenas de freelancers e é preciso fazer algo para chamar a atenção deles.
O freelancer que coloca no perfil apenas aquele que foi o caso de maior sucesso na trajetória como profissional conseguir diferenciar-se dos concorrentes e conseguir mais serviços em sua área de especialização.
Optar pelas habilidades de trabalho de deem destaque para a especialização que possui
Não adianta o freelancer tentar colocar habilidades em seu perfil que não condizem com a especialização que eles possuem.
Além disso, é importante colocar sempre aquelas habilidades que deem um maior destaque sobre o que o freelancer realmente sabe fazer.
Como dito anteriormente, os clientes precisam analisar diversos perfis de freelancers e eles não vão poder fazer uma análise de currículo completo.
As informações que precisam estar presentes no perfil do freelancer devem focar sempre nas habilidades dele como um bom profissional.
É essencial, em meio a um enorme dinamismo e a tanta concorrência, ser bem mais objetivo e fazer uso das palavras-chaves que resumem melhor as habilidades técnicas e comportamentos que se possui.
No caso do freelancer que não tem uma grande experiência técnica, a melhor coisa a se fazer é pontuar somente aquelas qualidades que sejam mais importantes para o cliente.
Algumas delas são a responsabilidade no cumprimento de prazos, uma boa qualidade na entrega dos serviços, entre outras.
Colocar os objetivos e as metas profissionais é essencial
É importante colocar sempre no perfil da Workana, de maneira bastante resumida, quais os objetivos profissionais e as metas que possui para que o cliente possa analisá-las.
Isso porque há muitas empresas que buscam por parcerias que sejam prolongadas, então elas poderão escolher freelancers mais alinhados com o perfil profissional que possuem.
Compartilhar o portfólio de trabalho é essencial
Um perfil que esteja completo na plataforma da Workana é imprescindível, é claro, mas além disso é importante compartilhar o portfólio de trabalho.
Para isso, tudo o que vai ser preciso é disponibilizar um link que permita ao cliente ser redirecionado ao portfólio que estará disponível online.
O maior cuidado em relação a isso é estar sempre mantendo o perfil ao máximo atualizado e completamente organizado, com foco nos melhores trabalhos feitos até o momento.
[bsa_pro_ad_space id=1]Conclusão
Como visto aqui, a Workana é uma plataforma de serviços freelancer online que tem quase 2 milhões de usuários inscritos e mil projetos por dia sendo divulgados no site.
Neste texto, foi possível ver um pouco mais a respeito da plataforma em si, em relação à criação dela em 2012, como é que se dá o funcionamento dela e ainda como fazer o cadastro e receber o dinheiro.
Para quem se interessou e quer saber mais a respeito dessa plataforma e dos serviços freelancers, o convite está feito para que se venha conhecer todos os serviços oferecidos por nós, da Escola Ninja WP.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Me chamo João e tenho meu perfil na workana faz pelo menos 3 anos. A plataforma é muito boa, principalmente para que está começando e precisa montar um portfolio. Para conseguir algum projeto na plataforma é muito recomendado que contrate um dos planos de benefícios para o freelancer, pois assim vai ganhar ranking e destaque. Além disso, tenha um pequeno portfolio com alguns bons projetos, por exemplo, se você trabalhar com criação de sites crie alguns como se fosse para empresas, mas deixe um aviso que é apenas uma demonstração.
Se contratar o plano de benefícios hero o freelancer vai conseguir ter acesso a uma funcionalidade da plataforma que mostra uma media dos valores que um trabalho recebeu. Isso acaba sendo bom, pois varias vezes o preço praticado nesse tipo de plataforma acaba sendo abaixo do mercado, então se quiser pegar um trabalho no inicio você precisará cobrar um valor baixo, já que assim vai conseguir ganhar boas avaliações, reputação e subir de nível.
Uma última dica para quem está começando é encontrar projetos de clientes que tem pouco tempo na plataforma ou são novos, falo isso pois geralmente esse tipo de cliente está querendo algo rápido, barato e acaba sendo fácil de fechar se você demostrar que o cliente só terá vantagens ao contratar você.
A plataforma mudou muito em relação a 3 anos atrás, algumas coisas boas e outras nem tanto, mas no geral é ótima para encontrar bons profissionais e projetos.
Valeu!!!