Hospedagem WordPress

Como Resolver o 500 internal server error no WordPress

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 11/03/2019
Como Resolver o 500 internal server error no WordPress
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Erro Interno Do Servidor 500
Créditos de imagem a kinsta

O que é o 500 Internal Server Error no WordPress?

Basicamente 500 Internal Server Error significa que o servidor é incapaz de processar as requisições do seu site WordPress, mas não se preocupe, se você esta tendo este erro, nós podemos te ajudar apontando algumas causas e possíveis soluções.

Em 90% dos casos o 500 internal server error esta ligado a algum problema vindo do seu site WordPress, sabendo disso podemos descartar no primeiro momento que seja alguma configuração mal feita no Servidor, salvo quando for um Servidor VPS, neste caso precisaríamos fazer uma analise mais avançada.

O Objetivo deste conteúdo é te ajudar a resolver 500 internal server error de forma rápida.

1 – Desativar todos os Plugins

Quando um 500 internal server error aparece para eu geralmente vou na pasta de Plugins do WordPress que fica em WP-CONTENT/PLUGINS e renomeando a pasta, essa simples alteração desativa todos os plugins e aqui podemos saber se o erro 500 no wordpress vem de algum plugin.

Se ao comentar a pasta de plugins o seu site voltar, significa que é algum plugin que esta com problemas, logo fica mais fácil corrigir, basta acessar a pasta de plugins e ir comentando plugin por plugin até chegar ao plugin problemático.

Se o problema não for solucionado com a desativação dos Plugins você pode avançar ir para o próximo passo que é os temas.

2 – Desativar os Temas

O erro 500 Internal Server pode esta ligado alguma tema mal codificado, para saber se é algum tem que esta gerando o erro 500, basta acessar a pasta dos temas que fica em WP-CONTENT/THEMES e ir desativando tema por tema.

Para desativar um tema basta Renomear sua pasta, exatamente como você fez nos plugins.

Se esta etapa não resolver o erro 500 no WordPress, podemos tentar mais uma técnica.

3 – Arquivo HTACCESS problemático

Um outro arquivo que pode gerar o erro 500 no WordPress é o HTACCESS, este arquivo envia instruções de configuração direta para o servidor e qualquer má configuração nele ou qualquer linha, ponto e virgula e espaço incorreto pode gerar um mal funcionamento acarretando o terrível erro 500.

Para solucionar este problema, basta acessar o FTP do seu site, ir até a raiz do seu site, localizar e deletar o arquivo htaccess.

Não se preocupe o WordPress irá gerar um novo arquivo válido de Htaccess.

4 – Instalação do WordPress corrompida

Ainda há usuários do WordPress que optam pela famosa instalação manual do WordPress, aquela instalação onde você baixa o WordPress pelo site do WordPress.org e envia pelo FTP.

Este tipo de instalação pode ser perigosa pois se sua internet apresentar qualquer latência ou indisponibilidade o FTP vai gerar vários erros de envio de arquivo e quando você tentar acessar o erro 500 estará la.

Mas não é só com instalação do WordPress manual que isso pode acontecer, o simples fato de você atualizar o WordPress pelo dashboard e sua internet não estiver passando bem e a conexão cair, pode encerrar o processo de atualização fazendo com que nem todos os arquivos sejam baixados ou baixados de forma incompleta para o seu servidor, se isso acontecer você verá um erro Fatal ou erro 500.

Como Resolver se este for o caso?

Se a ultima coisa que você fez foi tentar atualizar o WordPress e o erro 500 apareceu, faça o seguinte.

Baixe a ultima versão do WordPress no site br.wordpress.org e faça sua atualização via FTP com isso você estará fazendo uma atualização manual e se este for o seu caso o erro 500 no WordPress terá resolvido.

5 – Problemas técnicos no servidor

Eu coloquei este item como último pois ele representa uma menor parcela na equação. Se o seu site WordPress esta tendo problema de erro 500 por conta do Servidor de hospedagem, pode ter certeza que todos os outros sites instalado neste mesmo servidor também estão, logo isso é um problema geral da hospedagem.

Para resolver este problema basta entrar em contato com o seu provedor de hospedagem e verificar se eles estão passando por algum problema grave.

6 Dicas finais que farão toda diferença para você resolver o problema até 10x mais rápido

Como eu sei que o 500 Internal Server Error Gera muita dor de cabeça entre usuários do WordPress eu reuni algumas dicas úteis de mindset que farão você resolver o problema até 10x mais rápidas. Vamos la.

1 – Mantenha a calma

A situação já esta complicada, estressar não vai te ajudar em nada, logo mantenha calma, se for necessário de uma volta, tire a cabeça para pensar em outras coisas, isso vai ajudar sua mente a se organizar novamente.

2 – Respeito e Humildade

Muitos usuários do WordPress quando um erro 500 aparece recorrem a outros profissionais em grupos no facebook ou no WhatsApp, a dica aqui é: Nenhuma pessoa tem obrigação de te ajudar, logo se você chegar com certa arrogância, falta de educação, vai fazer com que eles não queiram te ajudar nem que você os pague.

Se precisar de ajuda, chegue para pessoa ou grupo com Educação e respeito, explique sua situação e que você já tentou de tudo mas pela falta de conhecimento você não obteve sucesso, tenho certeza que se fizer isso não somente 1 mas muitos irão querer te ajudar.

3 – Colabore, uma mão lava a outra

Vejo muitos usuários que trabalham com WordPress entrando em Grupos aleatoriamente só para “Sugar” o que está nos Grupos. Saibam que os administradores e os próprios usuários estão de olho em você.

Não estou dizendo que você precisa postar coisas novas ou ficar olhando o WhatsApp a cada 5 minutos. Mas quando você ver um usuário esta precisando de ajuda e você tem algo para colaborar, faça isso.

Quando você fizer isso, um fenômeno vai acontecer e esse fenômeno se chama “Reciprocidade”. O Ser humano é motivo por atalhos mentais e a reciprocidade é um deles.

A reciprocidade diz que quando nós ajudamos uma pessoa a probabilidade dela nos ajudar aumenta consideravelmente.

Seja reciproco.

Conclusão:

Não deixe com que o 500 Internal Server Error tire o seu sono, o WordPress é uma plataforma incrível mas de vez em quando você irá de deparar com uns erros bizarros.

Fique tranquilo, respire fundo que tudo vai dar certo.

Eu tenho uma 2 frases bem legais que trago comigo em toda situação caótica que são:

1 – Se alguém já resolveu este erro eu também posso. Se ninguém ainda resolveu, eu serei o primeiro.

2 – Para mim o impossível só existe no dicionários.

 

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.