Blog

O que é um EAD - Guia Completo

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 26/05/2020
O que é um EAD - Guia Completo
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A partir desse artigo, você irá entender tudo o que é necessário para extrair o melhor do Ensino à distância, e como vale a pena dedicar um pouquinho do seu tempo à essa leitura sobre o que é EAD – Guia completo.

Você irá compreender de maneira simples, como esse método, que era escolhido por alguns, tem se tornado nos últimos tempos a única solução para inúmeras situações do dia a dia.

Porém, para alcançar esse conhecimento, é preciso entender o que é, de fato, o EAD e o que ele propõe, quais são as suas vantagens, e etc.

Para descobrir a fundo sobre o tema, acompanhe essa leitura sobre o que é EAD – Guia completo até o final!

Feliz Dia Do Amigo 10 1

Definição de EAD

A definição de o que é EAD – Guia completo ganhou notoriedade de forma rápida ao passo que a acessibilidade à tecnologia pela população fez-se cada vez maior.

Realizando a leitura deste guia, você se informará sobre tudo a respeito desta modalidade de ensino e entenderá sobre os seus principais benefícios.

Certamente, você já ouviu falar sobre o que é EAD – Guia completo por aí, na TV e internet de se obter um diploma superior de maneira prática e remota vem alcançando estudantes de todas as partes do mundo.

Adversidades financeiras, localização geográfica ou problemas com a rotina são alguns dos diversos fatores que podem impossibilitar a realização de muitos sonhos.

Porém, com a facilidade ao acesso à internet cada vez maior, é possível superar os obstáculos que, durante muito tempo, restringiram o crescimento de uma carreira e consequentemente, o futuro de milhares de pessoas mundo a fora.

Como resultado, criou-se o EAD, ou ensino à distância. Recurso que, baseia-se no uso da tecnologia para graduar profissionais ao redor do mundo, composto por inúmeras vantagens

Essas vantagens, na maioria das vezes passam despercebidas em meio aos prejulgamentos quando se fala em “estudar em casa”.

 

Cópia De Cópia De Plano Pro 2

A facilidade do EAD

A educação à distância, conhecida por sua abreviação “EAD”, é uma das categorias da composição do conhecimento onde os professores e alunos não permanecem juntos fisicamente, mas através da tecnologia.

Para que isso aconteça, não se faz necessário uma data ou horário pré-determinado para que a troca de aprendizado ocorra.

Esta oportunidade de aprender e ensinar a partir de qualquer lugar que possua acesso à internet tem sido utilizada como alternativa em diversas partes do mundo.

Isso facilita o aprendizado de muitas pessoas que têm o desejo de estudar, mas não contam com instituições nas proximidades, ou até mesmo não contam com condições para ingressar em uma instituição física.

A educação à distância possibilita ao aluno administrar o próprio aprendizado, dando a ele autonomia para organizar seus estudos e assistir as aulas de acordo com seu tempo livre.

Todas as informações necessárias ao aluno estão disponíveis online. As aulas, os matérias didáticos, calendários de provas e trabalhos, e informações sobre os professores e demais alunos, além de eventos disponíveis e datas que serão necessárias a presença do aluno na instituição estarão disponíveis para o acesso em poucos cliques.

Lendo aqui sobre o que é EAD – Guia completo diversas perguntas podem ser respondidas sobre a categoria da educação que vem sendo encarada como opção para aprimorar os horizontes no que se refere à formação profissional e científica.

Mas, o que é novo pode gerar indagações para os que pretendem seguir em frete para descobrir o que é EAD – Guia completo.

Então, se você ainda está se questionando sobre o que é EAD – Guia completo e interessa-se em saber sobre como tudo funciona, você está no caminho certo. Continue a leitura.

 

Entendendo o que é EAD

A EAD é uma tática educativa fundamentada no uso da tecnologia na promoção de ensino e aprendizagem, sem restrição de horários, dias, locais e idade dos alunos.

Assim sendo, faz-se necessário uma boa escolha do ambiente em que será desenvolvido o estudo, visto que muitos alunos poderão encontrar dificuldades no manuseio.

O ambiente escolhido deverá ser eficiente e de fácil compreensão, pois deverá conter ferramentas que irão inovar o conteúdo do curso em questão.

Por meio deste ambiente, os alunos irão manter a comunicação com os professores e com os colegas de turma, ter acesso ao material de estudo, assistir às aulas, sanar suas dúvidas e realizar atividades e avaliações.

 

 

Exigências do MEC para o EAD

Nos cursos superiores que são realizados à distância, grande parte das aulas acontece via internet. Apesar disso, são realizados encontros presenciais para a realização de atividades laboratoriais, provas finais e apresentação de trabalhos.

Tal exigência é feita pelo Ministério da Educação (MEC) para todas as faculdades à distância. Estes encontros são realizados nos polos de apoio presencial de cada instituição.

A maior parte do curso é realizada de forma virtual, para isso, os alunos que escolhem esta modalidade deverão ter organização, dedicação e disciplina, além de motivação para seguir até o fim.

A dedicação na realização de cursos à distância é um quesito bem visto no mercado de trabalho, pois se deduz que o possível colaborador apresenta determinação e boa disciplina.

A organização e o interesse do aluno também deverão ser levados em consideração, pois da mesma forma que um freelancer lida com as adversidades que envolvem a gestão do seu tempo de trabalho e a sua rotina.

O estudante que opta pelo ensino à distância também precisa mostrar sua disciplina e autonomia na hora de explorar todas as vantagens que seu curso tem a oferecer mesmo que à distância.

Está conseguindo compreender o que é EAD – Guia completo? Então continue lendo para saber sobre as vantagens da modalidade.

Vantagens da EAD

De acordo com o que foi dito no início deste guia sobre EAD, o ensino à distância tem em sua essência o poder de ajudar muitas pessoas que em condições normais, não teriam acesso ao Ensino Superior.

Entretanto, não se pode negar que para muitas pessoas o ensino à distância é visto com muita desconfiança, questionando-se o tempo todo se é possível aprender algo através do computador, como no ensino presencial.

Bem, é cada vez mais provável e frequente que a sociedade supere os avanços relativos à tecnologia e ao acesso remoto à informação.

É normal que se tenha em mente toda e qualquer mudança sempre irá causar algum tipo de estranhamento, o que faz com que os comportamentos distintos em relação às novas propostas de estudos se tornem naturais.

O que é EAD – Guia completo pode ser determinado por muitos pontos importantes, porém o de maior importância é a vantagem que flexibilidade de horários pode proporcionar, o que hoje em dia se faz de extrema importância.

Nos dias atuais, muitas pessoas têm o desejo de continuar sua formação e iniciar um ensino superior, mas por conta do trabalho não é possível conciliar os horários de estudo e a locomoção até a instituição.

Mas, esta não é a única vantagem que o ensino à distância traz. Listamos aqui mais algumas vantagens por detrás da EAD:

 

  • Conservação do aluno em ambiente familiar;
  • Autonomia para conciliar estudos e trabalho;
  • Custo mais acessível em relação ao presencial;
  • Variação das estratégias de ensino;
  • Independência do aluno;
  • Inclusão de materiais didáticos;
  • Maior interação entre professores, alunos e apoiadores;
  • Conteúdos digitais adicionais para apoio;
  • Materiais desenvolvidos com orientação para a utilização.

 

Por este motivo, ao ficarem claros os níveis de estudos que utilizam o ensino à distância para se desenvolver, é necessário aceitar suas vantagens, por poder ser utilizada no ensino regular, fundamental, médio, superior e ainda durante a pós-graduação.

Antes de realizar a matrícula em um curso, é necessário atentar-se às modalidades disponíveis à distância, e prestar bastante atenção pois algumas exigem uma maior participação presencial que as outras.

A essa altura, a pergunta sobre o que é EAD – Guia completo já começou a ser esclarecida na sua cabeça, não é mesmo? Então, continue lendo para conhecer a quem este método atende.

 

Ead

Quais os tipos de EAD disponíveis no mercado?

No ensino à distância existem categorias de curso: a modalidade à distância e a semipresencial.

Na modalidade à distância, o Ministério da Educação (MEC) exige que a carga horária seja divida em 80% correspondente à atividades realizadas à distância e 20% deverá corresponder às atividades presenciais.

Para que isso ocorra, ao se inscrever, atente-se ao escolher uma instituição que ofereça polos acessíveis.

Já a modalidade semipresencial, é efetuada quando o aluno realiza uma grande parte da grade curricular via internet.

Mas ainda assim, se faz necessário que este vá até o polo da faculdade com maior frequência para assistir algumas aulas que não estão disponíveis online e para a realização de atividades práticas.

Além das modalidades citadas, é possível encontrar diversos cursos EAD no mercado, e vamos analisar cada um logo abaixo.

Ensino Fundamental e Médio

Destinado àqueles que não tiveram a oportunidade de cursar ou concluir o ensino de base, agora graças à tecnologia é possível recorrer ao EAD para garantir um diploma.

Esse método poderá ser realizado por meio do ensino integral de cada uma das séries ou por meio da realização de supletivos online.

Ensino de nível Técnico

Os cursos técnicos têm como finalidade formar habilidades específicas nos alunos em níveis abaixo do superior, ainda assim muito importantes para o ingresso no mercado de trabalho, e agora podem ser realizados à distância de acordo com a disponibilidade de cada aluno.

 

Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo

Logo após concluir o Ensino Médio, é possível escolher por um curso superior à distância. Dentre as opções desta modalidade, estão os cursos de Bacharelado, Licenciatura e/ou Tecnólogo, assim como ocorre nas faculdades presenciais.

A única diferença é que os cursos específicos, como Psicologia, Medicina, Odontologia e Geologia não podem ser oferecidos nesta modalidade.

Pós-Graduação

A procura por esta modalidade à distância vem crescendo cada vez mais por conta da disponibilidade e da dificuldade de conciliar carreira profissional com os estudos.

Hoje em dia, existem diversas opções de MBAs, Mestrados e Especializações que podem ser realizados à distância.

Cursos Livres

Esta modalidade de ensino à distância não disponibiliza um grau de formação assim como os já citados anteriormente neste guia,

Porém, são de grande importância no que se diz respeito a agregar conhecimento profissional para que o indivíduo se destaque ainda mais no mercado de trabalho demasiadamente competitivo.

Os cursos livres procuram agregar conhecimento para que a pessoa tenha um diferencial no mercado.

Os cursos livres podem abordar diversos temas e áreas, que variam de marketing de conteúdo a finanças, podendo tratar de línguas estrangeiras e até mesmo, artes.

Um dos maiores benefícios dos cursos livres se dá por conta da simplicidade em produzir e distribuir os conteúdos online.

Além disso, a facilidade em poder abordar temas cada vez mais atuais, contextualizados e relevantes quando comparados com os cursos realizados da maneira tradicional.

Aliás, muitos destes cursos vêm sendo pré-requisito para a presença em processos seletivos, exatamente por suas notoriedades e particularidades.

Validade do diploma da EAD

Os cursos de educação formal, como graduação, pós-graduação, ensino técnico e etc., necessitam ser regimentados pelo MEC para que o diploma apresente uma validade.

O MEC avalia os cursos de modalidades presenciais e à distância com a mesma rigidez e se baseando nos mesmos critérios.

Assim sendo, os diplomas das modalidades presenciais e à distância apresentam a mesma validade, desde que a instituição seja reconhecida, credenciada e regularizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Tutoria da EAD

O ensino da categoria EAD é fundado em três elementos essenciais para a interação: aluno, material didático e professor.

Apesar da elaboração do tipo de educação adotada e dos instrumentos didáticos utilizados, pode-se observar que o sistema de tutoria se faz cada vez mais necessário para o prosseguimento das aulas à distância.

Diante disso, compete ao tutor EAD conduzir as atividades, encorajar a realização de cada uma delas, orientar os alunos e proporcioná-los condições de um aprendizado autossuficiente.

Para ser um tutor é necessário ser especialista em todos os conteúdos e materiais que estão sendo impulsionados em cada curso.

O tutor deverá ser o vínculo esclarecedor de dúvidas e informações entre os alunos e os conteúdos disponíveis.

Além de tudo isso, é através da tutoria que os alunos encontrarão feedbacks rápidos sobre qualquer requerimento que se possa ter.

 

Público-alvo da EAD

O público-alvo do ensino à distância pode ser determinado por pessoas que não têm muito tempo disponível e têm necessidade de conciliar a rotina de trabalho com os estudos, que para muitos, pode não parecer tão exaustiva,

Porém, só quem vivencia esse tipo de situação entende o quanto realmente é complicado manter as duas coisas, desenvolvendo uma oportunidade maior de crescimento profissional por todo o país.

O progresso da EAD em instituições públicas de ensino tem sido encorajador para a profissionalização e especialização daquelas pessoas que não têm condições de pagar por este tipo de préstimo ou não dispõem de tempo para frequentar aulas tradicionalmente presenciais.

Learning Management System (LMS)

Para que todo o procedimento entre o ensino e aprendizagem ocorra da maneira correta, além da comunicação entre os reais interessados envolvidos no processo, é necessário analisar as técnicas, táticas, procedimentos, programas e educadores qualificados exclusivamente para esta modalidade.

Posto isto, não existe nada melhor para atender tais exigências e necessidades, do que um Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA), também conhecido em inglês como Learning Management System (LMS).

Trata-se de um sistema operacional designado para dar assistência às atividades mediadas pelas TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação). Tal sistema permite complementar diversas mídias, recursos e linguagens, exprimir esclarecimentos de forma organizada.

Além de incrementar relações entre pessoas e objetos de compreensão, organizar e sociabilizar produções intencionando alcançar os objetivos estabelecidos anteriormente.

Por meio de uma plataforma LMS se é capaz de fazer com que o sistema funcione de maneira intuitiva, prática e dinâmica para quem tem desejo de providenciar um curso online ou, capaz de trazer facilidade até mesmo para o aluno.

Cópia De Cópia De Plano Pro 2

Conclusão

Agora que chegou até aqui e já sabe o que é EAD – Guia completo, tenha muita atenção ao escolher a instituição de ensino que pretende realizar seus estudos à distância.

Afinal, na educação, assim como em diversas outras áreas de atuação, existem diversas empresas que oferecem fraudes, com a intenção apenas de vender o que não é real e lucrar com isto.

Lembrando que, os diplomas oferecidos por instituições de ensino à distância são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem a mesma validade dos diplomas ofertados por cursos presenciais, isto é, o seu diploma terá a mesma validade do diploma de alguém que se graduou em uma instituição presencial e de custo mais alto que a sua.

É preciso sempre exercitar a desconstrução de alguns preconceitos que permeiam a educação à distância, e para que isso ocorra, a melhor saída é o exercício da leitura e realização de pesquisas acerca deste assunto para informar-se sempre mais.

Pesquise, leia e conheça melhor todas as utilidades e vantagens do ensino à distância e veja como esta modalidade pode ser prática e eficiente para atender às suas necessidades e ser o seu diferencial.

Se você conseguiu absorver nosso sobre o que é EAD – Guia completo, e caso ainda haja alguma dúvida sobre o assunto entre em contato conosco.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.