Como criar um blog no WordPress - Guia Definitivo

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 10/12/2018

Escolha entre WordPress.com e WordPress.org O primeiro passo é escolher qual das duas versões que o WordPress disponibiliza será a melhor para o seu blog. Veja como tomar essa decisão:

Quando escolher o WordPress.org?

Essa é a chamada versão instalável do WordPress, já explicamos por aqui com mais detalhes quais são as diferenças entre as duas modalidades. Para a construção de um blog, o WordPress.org é indicado quando você realmente precisa ter total liberdade sobre ele, podendo editar seu código-fonte; se possui conhecimento técnico em linguagem de programação ou deseja desenvolvê-lo; não quer encontrar nenhum tipo de limite na customização do blog; pretende instalar plug-ins sem assinar os planos do WordPress; prefere pagar pelo domínio e hospedagem, mas não pelo uso do Wordoress.

Quando escolher o WordPress.com?

Trata-se da versão hospedada do WordPress e é ideal para quem não tem amplos conhecimentos sobre programação e design; considera suficiente a capacidade de customização que o próprio WordPress oferece; não quer se preocupar com todas as questões técnicas que existem por trás de um blog e ainda contar com o suporte oferecido.

Montando o blog em WordPress.org

Se você escolheu essa modalidade, antes de mais nada precisará comprar o domínio e a hospedagem para o blog. Em seguida, é preciso fazer o download do WordPress (diretamente no site wordpress.org) no formato .zip, salvar no seu computador e extrair o conteúdo da pasta zipada. Os arquivos deverão ser enviados para o servidor de hospedagem do blog e para isso, você precisará contar com um programa de FTP. Depois de todos esse processo, também será necessário criar um banco de dados para armazenar as informações referentes ao blog. Essas informações serão utilizadas em um arquivo chamado wp-config.php, que precisará ser editado e também enviado para o servidor. Feito tudo isso, você poderá concluir a instalação e acessar o painel de administração com o seu usuário e senha.

Montando o blog em WordPress.com

Nessa versão, a montagem do blog é muito mais fácil! Ao acessar wordpress.com, você vai encontrar os diversos tipos de página que podem ser criados e selecionar a opção blog. Existem duas opções: você pode usar o domínio gratuito (nomedoblog.wordpress.com) ou um domínio próprio, que precisará ser adquirido com uma empresa especializada. É possível começar com o gratuito e evoluir para um pago futuramente. Em seguida, você vai escolher um dos quatro planos do WordPress: Gratuito, Pessoal, Premium ou Negócios. Quanto mais alto é o valor, maiores são os benefícios do usuário. Com o plano de Negócios, por exemplo, você pode instalar ferramentas e plug-ins ilimitados. A partir da escolha do plano, o usuário começa a personalizar o blog de acordo com os recursos disponibilizados. Aliás, já falamos aqui sobre algumas dicas de temas gratuitos para blogs, vale a pena conhecê-los antes de fazer a sua escolha. Adquira o acesso à nossa plataforma e faça cursos exclusivos para se tornar um expert em WordPress!]]>

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.