Hospedagem WordPress

Como deixar o WordPress rápido

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 31/03/2022
Como deixar o WordPress rápido
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Deixar o WordPress rápido pode parecer um tortura em um primeiro momento, mas saiba que isso não é uma tarefa complicada, eu otimizo sites a muitos anos e vejo que qualquer pessoa tem condições de deixar um WordPress rápido.

Neste artigo vou te revelar o que você precisa fazer para deixar o WordPress rápido, vem comigo.

Antes de te dizer como deixar o WordPress rápido quero te explicar algumas coisas bem rápidas.

Dicas para deixar seu WordPress mais rápido

O WordPress é um sistema gratuito de gerenciamento de conteúdo (CMS) que oferece uma ampla seleção de temas e plugins para ajudar você a criar um site ou blog. Embora seja uma plataforma muito popular, o WordPress pode ser um pouco lento se não for configurado corretamente. Se você está tendo problemas para carregar seu WordPress rapidamente, confira essas dicas para deixá-lo mais rápido.

Como deixar o wordpress mais rápido?

Talvez o único fator que leve as pessoas a querer deixar o WordPress rápido seja o fato que ele impacta diretamente nas suas vendas ou seja quanto mais lento for o seu site pior será.

Isso porque o Google usa a velocidade para classificar o seu site no seu buscador e só isso já é muita coisa.

O WordPress é lento?

Absolutamente não, o WordPress é tão rápido quanto outras plataformas, porém ele exige que a hospedagem seja capaz de entregar velocidade.

Atualmente no mercado há centenas de Hospedagens que não são adequadas para WordPress, eu mesmo já testei dezenas delas e sempre estou em busca da Melhor Hospedagem para WordPress.

Então quero afirmar que NÃO o WordPress não é lento.

Fatores que impactam na velocidade do WordPress

Há centenas de fatores que impactam diretamente e indiretamente na velocidade do WordPress, vou compartilhar como você uma lista dos fatores que deixam o WordPress lento.

  • Hospedagem
  • Muitos Plugins
  • Imagens Pesadas
  • Falta de cachê ou Plugin ruim
  • Integrações externas
  • Temas Pesados
  • Otimizações mal feitas 

 Hospedagem WordPress

A Hospedagem equivale a 60% do sucesso da velocidade do seu WordPress, logo se você quer deixar o WordPress rápido, a primeira coisa que precisa ter em mente é escolher uma boa Hospedagem para WordPress

Nossa recomendação é a Hospedagem Napoleon, que vai te entregar Performance com um preço justo.

Muitos Plugins

Como Deixar O Wordpress Rapido

Cada plugin que você instala equivale a pelo menos 2 css e 2 js para funcionar ou seja quanto mais plugins mais requisições você terá e quanto mais requisições mais lento será o seu site.

Imagens Pesadas

As imagens para Web precisam ter entre 100 a 200 KBPS, qualquer coisa a mais que isso será considerada pesada.

Como Deixar O Wordpress Rapido

Plugin de cacheNo Mercado há centenas de Plugins de cache porém nem todos são bons, aqui a dica é você usar o WP ROCKET e evitar dores de cabeça com plugins gratuitos.

Integrações externas

Google adwords, Facebook ads, instagram ads, Google adsense, analytics, hotjar ou qualquer outra plataforma que seja externa ao seu site irá ter um certo impacto na velocidade do site, isso porque quando estamos navegando no site precisamos abrir uma conexão para um site terceiro e aguardar ele responder, se este site estiver ocioso ou até mesmo lento, seu site será prejudicado.

Temas pesados

Todo site WordPress precisa de um tema, e escolher um tema é algo muito pessoal e também complexo, mas aqui vai a dica, dê preferência a temas pagos que possuem muitas vendas e atualizações em dia.

Também opte por temas que usam Elementor ao invés de visual composer.

Otimizações mal feitas

Se você não souber otimizar um site na tentativa de deixá-lo rápido saiba que você pode deixá-lo ainda mais lento, isso porque um dos fatores que usamos para deixar um site WordPress rápido é a análise técnica, somente essa análise irá nos dizer se estamos fazendo um bom ou mau trabalho.

Agora que você sabe de alguns pontos importantes, vamos ver os 5 passos para deixar um site WordPress rápido.

Como deixar o site mais rápido em 5 passos fáceis

plugin para deixar o site mais rápido wordpress

No Mercado do WordPress há centenas de Plugins para deixar o WordPress rápido, no entanto nem todos são bons.

Aqui quero compartilhar com vocêuma lista de plugins para você deixar o WordPress rápido.ç

  • WP ROCKET
  • LiteSpeed cache

Mas lembre-se não adianta nada usar os melhores Plugins de cache para WordPress se você estiver em uma Hospedagem Ruim.

Nitropack Vale a pena?

Muitos usam este plugin para deixar o WordPress rápido, porem o que muitos não sabe é que o mesmo irá atrapalhar sua vida, pois o seu método de otimização é obscuro e vai totalmente contra as filosofias do Google, o que eu quero dizer é, Sim este plugin vai deixar o seu site rápido porem o Google não irá ver o relatório dessa forma para o Google o seu site será lento.

É possível acelerar site wordpress?

Sim é 100% possível desde que você siga as orientações certas. Muita gente quer deixar sites rápidos mas não segue as boas práticas.

Como otimizar site wordpress para celular

Sim, o WP ROCKET por exemplo tem uma opção que realiza o cache só para Celular, no entanto a melhor coisa que você pode fazer é criar uma Home Page do seu site exclusiva para celular.

Checklist para você aumentar a velocidade do WordPress

Para deixar um site WordPress siga os ítens abaixo, sua garantia que dará certo.

  • Contrate uma empresa de Hospedagem WordPress
  • Instale um plugin de cache
  • Instale o Cloudflare
  • Otimize as imagens

8 Dicas para deixar o WordPress mais rápido

1 Escolha um tema adequado

Alguns temas WordPress são mais pesados do que outros. Se seu site for lento para carregar, experimente alterar para um tema mais leve. Existe uma variedade de temas gratuitos e pagos disponíveis na internet. Pesquise por temas adequados para o seu blog ou site e certifique-se de que o tema seja compatível com o WordPress.

2 – Remova os plugins desnecessários

Verifique os plugins que você está usando e remova os que não são necessários. plugins que não são utilizados podem impactar negativamente o desempenho do WordPress.

3 – Crie uma estrutura de diretórios hierárquica mais eficiente

A maioria dos plugins e temas do WordPress armazenam seus arquivos em vários diretórios. Quanto mais diretórios forem usados, mais lento será o carregamento do seu site. Se você estiver usando vários plugins e temas, crie uma estrutura de diretórios hierárquica mais eficiente.

4 – Altere as configurações de cache do seu servidor

Algumas configurações de cache do servidor podem melhorar o desempenho do WordPress. Certifique-se de que as configurações de cache do servidor estejam habilitadas e configure-as corretamente.

5 – Reduza o tamanho dos arquivos do seu site

O tamanho dos arquivos do seu site também pode afetar o desempenho. Reduza o tamanho de arquivos de imagem, vídeo e outros arquivos grandes.

6 – Escolha uma hospedagem WordPress

O servidor de hospedagem também influencia o desempenho do WordPress. Escolha um servidor adequado para o seu site ou blog.

7 – Mantenha o WordPress atualizado

O WordPress é atualizado frequentemente com novas funcionalidades e correções de erros. Mantenha o WordPress atualizado para ter o melhor desempenho.

8 – Faça um backup do seu site

Independentemente do que você fizer para melhorar o desempenho do WordPress, faça backups frequentes do seu site. Em caso de problemas, você poderá restaurar seus arquivos facilmente.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.