Performance WordPress – O Guia definitivo, fácil e sem segredos

Performance WordPress – O Guia definitivo, fácil e sem segredos

Vou confessar que o assunto performance WordPress me chama muita atenção, isso porquê vejo todos os dias empresários, empreendedores lutando de forma incansável para atingir a máxima performance do WordPress.

Eu particularmente estudo muito sobre Performance WordPress todos os dias, já perdi as contas de quantos artigos gringos já li, quantos tutoriais gringos já vi, tudo isso para saber o que de fato tem um grande impacto na performance do WordPress.

Então neste post quero ser direto com você, aqui você vai aprender como melhorar a performance do seu site WordPress sem segredo, e posso te garantir será mais fácil que você imagina, a única coisa que eu te peço é que você abra a cabeça um pouco, isso se você realmente estiver comprometido em melhorar a performance do seu site WordPress.

Talvez você já pesquisou muito sobre performance WordPress, já viu artigos indicando plugins para isso e para aquilo, amigos dizendo para fazer A ou B, coisas complexas, amigos te mandando print que alcançaram o sucesso com a Performance WordPress, mas você ainda está estagnado. Quero te perguntar agora. Estou certo ou errado?

Sabe porque eu sei disso? Porque vivo isso diariamente aqui na Escola Ninja WP, vemos pessoas quebrando a cabeça querendo ter um resultado que parece impossível de ser alçando, então como esse assunto para mim já se estendeu D+, resolvi publicar este post gratuitamente para que você tire proveito dele, não precisa se matricular na Escola Ninja WP para fazer o nosso curso de performance WordPress pois neste post você encontrará tudo o que precisa para melhorar a performance do seu site WordPress.

Não vou entrar né assuntos de mitos ou coisas complexas sobre performance WordPress, quero que este material seja realmente útil para você e se for, por favor compartilhe com os seus amigos.

Então chega de delongas, vamos aprender como melhorar a performance do WordPress

Como melhorar a performance do WordPress na prática

1 –  Hospedagem WordPress

A performance WordPress se resumo em 60% no servidor de hospedagem que você usa. Pode parecer bobo mas vai por mim não é.

Se você não usa uma boa hospedagem para WordPress, recomendo parar por aqui pois o resto do post será inútil.

Uma boa hospedagem para WordPress não tem absolutamente nada a ver com hospedagens moderninhas aquelas que você vê na TV ou publicidades para todo lado.

Geralmente essas empresas não são 100% qualificadas como uma boa hospedagem para WordPress.

Existem no mercado centenas de boas empresas de hospedagens para WordPress, sério existem mesmo.

Mas então cadê elas? Estão fora do Brasil. Hehe.

Mas quero como eu prometi, eu quero que você, depois de ler este post consiga alcançar o seu lugar ao sol. Por isso eu vou te indicar UMA empresa aqui no Brasil que esta fazendo um excelente trabalho.

O link dela está como afiliados, mas sinta-se a vontade para contratar sem link de afiliado.

O nome da empresa é a SiteGround, uma empresa americana. A SiteGround é sem dúvidas uma das melhores empresas de hospedagem para WordPress, até o WordPress.org recomenda a SiteGround como parceira de hospedagem WordPress.

 

Performance Wordpress – O Guia definitivo, fácil e sem segredos 1

 

Só quero te pedir um favor, se você ainda estiver cético quanto a esta escolha.

Faça o teste por 30 dias. Aplique tudo que está aqui e ao final de 24 horas o seu site estará pelo menos 6X mais rápido.

Caso você seja aluno da Escola Ninja WP, você encontrará um curso completo de como usar a SiteGround dentro da nossa área do aluno.

Clique aqui para conhecer os planos da SiteGround

 

Pronto o 1º passo rumo ao topo da performance WordPress você já tomou.

2º Plugin de cache

Aqui você terá que colocar a mão no bolso não tem jeito. Se tiver realmente comprometido com a performance WordPress, terá que fazer um pequeno investimento no Melhor plugin de cache para WordPress.

Estamos falando aqui do WP ROCKET.

Esqueça w3 total cache, super cache, fast cache ou qualquer outro plugin.

Compre e instale o Plugin WP ROCKET, ele é realmente sensacional e vai resolver todos os seus problemas.

Performance Wordpress – O Guia definitivo, fácil e sem segredos 2

 

Swift Performance

Caso você não goste do WP ROCKET e queria uma outra opção a altura, eu recomento o Plugin SWIFT Performance.

O Plugin Swift Performance é concorrente direto do WP ROCKET e este possuí várias ferramentas incríveis.

O Swift Performance também deixara o seu site voando.

O Blog da Escola Ninja WP utiliza o Plugin Swift Performance PRO.

Performance Wordpress – O Guia definitivo, fácil e sem segredos 3

3 – Imagens

Nesta etapa, se você já a SiteGround e já instalou o WP ROCKET ou o Swift Performance já deve ter notado um ganho absurdo de performance, estou certo? Então creio que já tenho sua confiança.

O próximo passo é cuidar da otimização das imagens do nosso site WordPress, existem aí no mercado centenas de plugins para isso, porem nem todos fazem as magicas por trás, alguns são populares mas não faz nada além do básico.

Otimizar imagens requer uma certa técnica e alguns algoritmos mágicos, e isso não é gratuito.

Por isso muitos tem problemas com performance em imagens para WordPress.

Existe um conceito que se chama Progressive Imagem, veja uma breve explicação abaixo.

Normalmente, os JPEGs serão carregados de cima para baixo, estes são conhecidos como imagens de linha de base. Os JPEG progressivos são diferentes, pois mostram toda a imagem imediatamente, mas apenas carregam alguns dos dados, o que significa que pode parecer um pouco pixelado até a imagem carregar completamente.

Veja que a 1º imagem é o método tradicional, e a 2º é a técnica que acabei de comentar, a imagem vai carregar 10x mais rápido e continuará carregando em background, mas isso é muito melhor que ver a imagem sendo carregada parecendo que não tem fim certo ?

Uma outra técnica bem legal é a Webp que é uma extensão que só o navegador entende. Então basicamente o plugin pega sua imagem, converte ela em webp e serve para o navegador muito mais rápido que uma imagem tradicional. Show d+ ne?

O que é imagem Webp?

O WebP é um formato de imagem moderno que oferece compactação superior sem perdas e com perdas para imagens na web. Usando o WebP, webmasters e desenvolvedores da web podem criar imagens menores e mais ricas que tornam a web mais rápida.

As imagens sem perda do WebP são 26% menores em comparação com os PNGs. As imagens com perda de WebP são 25-34% menores que as imagens JPEG comparáveis ​​com um índice de qualidade SIM equivalente.

Com isso quero indicar para você o plugin ewww. Esse Plugin é incrível, mas você deve contratar a versão paga a gratuita não vai te dar tantos recursos.

 

Melhor plugin para otimização de imagens WordPress

Agora que você já sabe um pouco sobre o formato webp e progressive load vamos ver os melhores plugins de otimização de imagens para WordPress. Todos os plugins já foram testados por nós e as analises aqui descritas são baseadas em nossos testes.

Atenção: Existe milhares de plugins de otimização de imagens e nosso papel aqui não é explicar todos eles, pois muitos estão em fase inicial de testes e outros já foram descontinuados.

Nosso intuito é mostrar para você os melhores plugins de otimização de imagens WordPress que estão no mercado hoje em busca do 1 lugar.

E nós entendemos também que cada pessoa é única, você pode não gostar das nossas opções e nós entendemos isso =).

1 – EWWW Image Optimizer

Desde o lançamento desde plugin já sabíamos que ele era diferente. O primeiro motivo é que ele é 100% gratuito, o segundo é que ele utiliza um poderoso algorítimo de otimização de imagens que de fato deixa suas imagens com tamanho reduzido.

Mas não é só isso que faz com o Ewww esteja na nossa lista dos melhores plugins de otimização de imagens WordPress, há outras funcionalidades incríveis aqui.

A que eu mais gosto é a possibilidade de converter as imagens em formato webp, que você já viu que é bem menor que jpg e png. Ele também converte imagens PNG e JPG em webp ou seja só de usar este plugin seu site vai ficar bem veloz na parte das imagens.

Caso você queira mais poder de fogo você pode contratar o CDN desta empresa por 9 dólares e com isso suas imagens além de menores serão carregadas ainda mais rápida fazendo com que seu site tenha mais performance WordPress.

Se você esta em busca de um plugin gratuito para otimização de imagens, eu recomendo este.

2 – Smush – Compactação e otimização de imagens

O WP Smush também esta na nossa lista dos melhores plugins de otimização de imagens WordPress. Este plugin é bem antigo e muito poderoso.

Ele conta com uma otimização bem poderosa de imagem e também conta com um excelente algorítimo de redução de tamanho.

O único ponto aqui é que ele não é 100% gratuito, a versão gratuita dele te da muitas ferramentas mas para ter acesso a todas você precisará fazer uma assinatura na empresa desenvolvedora do plugin. O custo não é muito interessante.

O WP Smush é indicado para sites médios e pequenos onde não há tanta necessidade de processamento de imagens e situações mais avançadas.

Nós sempre indicamos ele para nossos alunos e clientes em diversas situações, é claro que em outras situações outros plugins são mais interessantes.

3 – Compress JPEG & PNG images

Quem não conhece o famoso panda da Otimização de imagens? É isso mesmo estou falando do Tiny PNG.

O Tiny PNG só não esta no topo dos melhores plugins para WordPress pois ele não é 100% gratuito, a versão gratuita dele permite que você otimize poucas imagens e essas imagens não podem passar de 5MB.

Para ter acesso a todas as funções do plugin você precisa assinar o plano da empresa.

Eu particularmente só utilizo o Tiny PNG pelo site pois acho mais prático já que usamos outro plugin de otimização de imagem WordPress dentro do nosso site.

4 – reSmush.it Image Optimizer

O reSmush.it Image Optimizer permite usar a otimização de imagem livre com base na API reSmush.it. O reSmush.it fornece redução do tamanho da imagem com base em vários algoritmos avançados. A API aceita arquivos JPG, PNG e GIF de até 5 MB.

Este plugin inclui uma operação em massa para otimizar todas as suas fotos em 2 cliques! Altere seu nível de otimização de imagem para atender às suas necessidades!
Este serviço é usado por mais de 300.000 sites em diferentes CMS (WordPress, Drupal, Joomla, Magento, Prestashop …).

5 – ShortPixel Image Optimizer

O Shortpixel é um plugin de otimização de imagem bem interessante. Ele permite que você compre pacotes de crédito e divida entre os seus clientes.

Exemplo: Você cria uma conta PRO nele que é bem baratinha. Adiciona por exemplo 10 mil créditos de imagens (10 mil imagens) e você pode criar sub contas: 1 000 para o cliente A, 2000 para o cliente B e por ai vai.

Ou seja você pode re-vender os pacotes deles para seus clientes e ganhar uma boa grana com isso.

O Shortpixel também tem um excelente algorítimo de otimização de imagens e também conta com conversor de imagens para o formato webp.

Veredito final

Eu já disse em outros posts que plugins gratuitos sempre possuem suas limitações, afinal alguém precisa pagar as contas.

Logo nós descobrimos uma combinação perfeita de 2 plugins incríveis que farão você ter resultados reais na suas otimizações.

O Primeiro é usar o ShortPixel ou EWWW como plugin de otimização primário, faça a otimização com um dos dois, se puder contratar o plano PRO do ShortPixel ou do EWWW você terá muito mais poder de fogo com um preço bem pequeno.

Depois utilize o Plugin Re-Smush que fará uma Mega Supressão nas suas imagens deixando elas ainda menores.

Este Hackzinho da otimização de imagem ninguém te conta.

Os outros plugins de otimização de imagens em nossos testes mostrou-se bastante volátil ou seja em alguns imagens iam bem outras muito mal já os 2 sitados acima mantiveram constância nossos resultados.

4 – Otimização de Banco de dados WordPress

Provavelmente você já leu em algum lugar que é preciso otimizar o banco de dados do WordPress para ele fique mais rápido certo?

Sim, isso é verdade, com o passar do tempo o WordPress vai armazenando lixos (Informações desnecessárias) que fazem com que o WordPress precise trabalhar mais pesado, já que ele tem mais informações para processar.

Uma analogia que eu faço no nosso curso de performance WordPress é que se você não fizer a otimização de banco de dados do WordPress você estará carregando um peso morto.

É isso mesmo PESO MORTO.

Se os dados que estão ali não são mais necessários por quê ainda mantê-los?

Mas uma coisa que ninguém conta é como fazer isso, é muito simples.

Assista o vídeo abaixo sobre como otimizar o banco de dados do WordPress e se surpreenda o quanto é fácil.

5 – Otimização de Performance WordPress Avançada

Muito se fala que os plugins que instalamos só deixa o back-End mais pesado e que isso não tem nenhum impacto sobre o Front End.

Mas posso te garantir que isso é um grande mito, cada plugin que você instala no WordPress ele tem um impacto no Front End e algumas vezes esse impacto não é pequeno.

Vamos exemplificar aqui:

Vamos imaginar que Você instalou um plugin de migração de sites WordPress. Em teoria este plugin só tem utilidade no back-end já que ele serve para migrar site WordPress certo? Sim.

No entanto esse plugin que instalamos usa CSS e JS para fazer boa parte das suas funções de estilo e lógica, mas ainda só precisamos dele no back-end.

Mas ao visitar sua Home Page e ver o código fonte você visualiza um arquivo JS chamado all-migrate-one.JS ou qualquer outro nome que remeta a este plugin, eu te pergunto, porquê isso aconteceu? Você realmente precisa deste arquivo na Home do seu site?

A resposta é NÃO.

Isso aconteceu pois o plugin que você instalou não foi programado de forma adequada e seus arquivos estão aparecendo na home por um motivo que só o programador julgou, seja ele qual for, o script mencionado acima não tem nenhuma relevância para nós, logo é inútil.

Agora se eu te disser que a maioria dos plugins que nós instalamos adiciona na média de 2 arquivos na home do nosso site, é isso mesmo DOIS.

Você deve esta pensando, Flavio mas isso é pouco são apenas 2.

Multiplique Dois por 35 plugins que você tem instalado. São 70 arquivos CSS e JS que estão presentes na sua Home Page e você não precisa de 70% deles para o seu site funcionar.

Logo como vamos remover estes arquivos desnecessários?

Gravei um vídeo de como fazer otimização avançada no WordPress e você pode visualizar ele vendo o vídeo abaixo.

6 – CDN

Por fim, vem o CloudFlare que é o CDN gratuito para acelerar ainda mais o tempo de carregando todo seu site fazendo com que o seu site fique replicado em servidores próximos aos seus clientes aumentando o tempo de resposta inicial do servidor.

Como já disse no início, o que recomendamos é o CloudFlare.

Pronto, acabou. Como eu disse, é mais fácil que se imagina.

Mas para facilitar ainda mais quero deixar um resumo para você.

Performance WordPress Resumidamente.

1 – Contrate uma boa hospedagem para WordPress, nós recomendamos a SiteGround.

2 – Compre e instale o Plugin WP ROCKET.

3 – Compre e instale o plugin Ewww

4 – Instale o Cloudflare no seu site.

BÔNUS EXCLUSIVO

Para você que chegou até aqui e já implementou todas as técnicas de performance WordPress, eu quero te ensinar uma nova técnica para acelerar ainda mais a performance do WordPress.

Você já ouviu falar em HTTP2? Não

Clique aqui para ler o post

 

Pronto agora eu acredito que o seu site está pelo menos 10X mais rápido que estava.

E aí o que achou?

Perguntas sobre empresa de hospedagem WordPress
Provavelmente você está se perguntando, Flavio, e a empresa X é boa? E a Y, eu uso a empresa X o que você acha dela?

Caro amigo leitor, nós da Escola Ninja WP só recomendamos a SiteGround, qualquer empresa diferente dessa nós não temos condições de comentar, se você usa alguma empresa diferente dessas 2, reflita sobre a performance do seu site e julgue você mesmo se é ou não é uma boa empresa, analise todo histórico etc etc.

Performance Wordpress – O Guia definitivo, fácil e sem segredos 1

Seja feliz =)

Fechar Menu