como melhorar a velocidade do WordPressque farão seu site ficar até 300x mais rápido. Tais técnicas não são avançadas e mesmo assim muitos sites não as utilizam. Se você aplicar 70% do que é mostrado aqui você terá um ganho de performance surpreendente em seu site wordPress.
1 Escolha o tema já otimizado para performance e SEO
Escolher um bom tema para wordpress é uma arte, mas não se preocupe neste post você verá quais critérios utilizamos para escolher um bom tema que já venha otimizado para performance e SEO. Primeiro você irá acessar o site da ThemeForest Clique na aba WordPress > Popoular itens, aqui estão os temas mais utilizados por todos os clientes. Os 5 primeiros temas listados são 100% otimizados para performance.
5 Melhores temas para wordpress
AVADA (Conheça o nosso curso de avada )
Theme X
Betheme
Enfold
Bridge
Caso você escolha o AVADA, não deixe de conferir o nosso curso completo de AVADA. você irá aprender passo a passo para trabalhar com este tema incrível.
2 – Utilize um bom plugin de cache para wordpress
Utilizar um bom plugin de cache fará seu site carregar muito mais rápido. Existe diversas boas opções de plugins de cache para wordpress, mas nós da Escola Ninja WordPress recomendamos 3.
3 melhores plugins de cache para wordpress
WP Rocket (Nosso preferido)
W3 total cacheF
Wp Super cache
Todos os 3 plugins são ensinados nocurso de performance para wordpress da Escola Ninja WordPress. Em nosso curso você irá aprender o passo a passo para deixar o seu site wordpress muito mais rápido.
3 – Utilize um bom CDN
Recomendamos fortemente a utilização de um serviço de CDN para melhorar a velocidade do seu site wordpress. O CloudFlare é um excelente CDN gratuito para você começar a utilizar. Veja nosso vídeo como configurar o CloudFlare.
4 – Otimize o banco de dados do WordPress
Veja o vídeo abaixo onde nosso especialista em WordPress explica porque se deve otimizar o banco de dados do wordPress.
Plugins wordpress para otimizar o banco de dados
WP Rocket
WP Optmize
5 – Otimize as imagens Sem dúvidas as imagens estão entre as maiores vilãs da perda de performance no site. Você pode utilizar uma das ferramentas abaixo para otimizar suas imagens. Seja ela lossy ou lossless. Ou seja, com perda ou sem perda. Compressão do tipo lossy é um tipo de compressão com perda de qualidade, mesmo que minima há uma perda de qualidade. Lossless é o tipo de compressão sem perda ou seja o algorítimo irá remover somente meta dados da informação que não são relevantes para o navegador tais como dia que você tirou a foto, qual câmera você utilizou, onde você tirou a foto etc. Todas essas informações ficam embutidas junto da imagem e papel das ferramentas é remover essas informações.
4 Ferramentas para otimização de imagens
Riot
Wp Smush (Versão free é limitada a 2 MB e 50 imagens por vez, já a versão paga não há restrinções)
Ewww
Tiny Png
6 – Habilite a compressão GZIP
Compressão GZIP significa entregar os arquivos do seu site comprimidos para o navegador. A partir de testes realizados por empresas de performance como Ping dom e webpagetest constatou-se que habilitar a compressão pode economizar de 50% a 80% de largura de banda do seu site. Para saber se o seu site esta com o GZIP habilitado basta acessar o site https://checkgzipcompression.com/. Caso o seu site não esteja com o GZIP habilitado, entre em contato com o seu servidor de hospedagem e peça para eles habilitarem o GZIP para você. Se você utiliza um servidor com APACHE copie e cole o código abaixo em seu arquivo .htaccess
Utilize o plugin P3 para analisar quais plugins estão consumindo recursos do seu site, provavelmente estes plugins estão deixando seu site um pouco mais lento em algumas operações. Após descobrir quais plugins estão deixando seu site lento considere a troca do mesmo por outro e faça o teste novamente. Após corrigir o problema desinstale o plugin P3 pois ele é um plugin bem pesado para ficar instalado em seu site. Página do plugin P3
O maior erro no desenvolvimento de um web site é a falta de comunicação entre o desenvolvedor e o designer. Essa comunicação permite alerta os designers da importância de utilizar o mínimo possível de fonts, pois isso impacta diretamente na performance de um projeto.
Procure usar fontes nativas. Use Google Fonts com moderação, pois essas causam uma grande lentidão no seu web site.
Para otimizar as Fonts externas do seu site, recomendamos utilizar o plugin WP Rocket que já foi falado muitas vezes neste post.
O plugin WP Rocket possui uma configuração especial para otimização de Fonts do Google. Então se você utiliza muitas fonts tenho certeza que este plugin vai ser uma mão na roda para você.
Se você quer aprofundar seu conhecimento com o plugin WP Rocket, não deixe conferir o nosso curso de performance para WordPress da Escola Ninja WordPress.
9 – Otimize os ícones do seu site
Ícones são sempre legais de serem usados, eles dão uma boa usabilidade quando seu papel é indicar alguma ação no site.
O que muita gente não sabe é que os ícones (com carregamento em servidores externos) também causa perda de performance pois em sua grande maioria estamos buscando os ícones em repositórios externos. Se você é aluno da Escola Ninja WordPress provavelmente fez nosso curso de performance para wordpress e sabe que o número de requisições que o navegador faz para buscar os arquivos do seu site impactam diretamente no desempenho do seu site ou seja Google fonts, ícones, caixinhas do Facebook, Instagram etc, etc, tudo que é buscado de font diferente externa fará o seu site mais lento. E talvez não precisa nem dizer que o Google usa o tempo de carregamento como fator de ranqueamento, ou seja, quanto mais rápido o seu site carrega melhor para os negócios.
10 – Faça lazy load das imagens vídeos e outros
Lazy Load é a técnica utilizada para carregar informações sobre demanda. Ou seja, o seu usuário só verá aquela imagem bonitinha que está lá no rodapé do seu site quando ele rolar a pagina até lá, se ele não o fizer a imagem ficará em um estado de não carregamento. Os navegadores são inteligentes suficiente para saber quando um objeto esta em estado de aguarde eles só irão mostrar quando de fato o usuário solicitar isso através da barra de rolagem. Você pode fazer Lazy load de imagens, vídeos entre outros. O plugin que recomendo para realizar esse procedimento é o WP Rocket. Esse plugin faz isso de forma incrível. Com ele é possível escolher as páginas que você não quer fazer lazy load, basta acessar a página em questão e desmarcar as opções de lazy load que o plugin disponibiliza.
11 – Minifique os arquivos JS e CSS
Minificar é a técnica para tornar arquivos menores. Existem diversas ferramentas na internet para minificação como jscompress e o cssminifier. Estas fazem o trabalho de minificação de forma online, porém como estamos falando de WordPress essas ferramentas não são tão úteis. A ferramenta que você pode utilizar para estes casos são:
WP Rocket (A melhor)
W3 total cache
Lembrando que dependendo do seu tema ao ativar o recurso de minificação pode haver uma quebra no layout. O WP Rocket possui um recurso que você pode ignorar scrips que você não quer que seja minificado. Outro recurso é a ferramenta para descoberta de scripts, isso ajuda muito neste processo.
12 – Reduza as requisições https
Reduzir o número de requisições https é um passo muito importante para melhorar a performance do seu site WordPress. Utilize o script abaixo que foi desenvolvido pela equipe o KEYCDN uma empresa de referência em CDN. Este código irá desabilitar algumas funções desnecessárias do WordPress e com isso reduzirá o número de requisições https.
/**
* Disable the emoji's
*/
function disable_emojis() {
remove_action( 'wp_head', 'print_emoji_detection_script', 7 );
remove_action( 'admin_print_scripts', 'print_emoji_detection_script' );
remove_action( 'wp_print_styles', 'print_emoji_styles' );
remove_action( 'admin_print_styles', 'print_emoji_styles' );
remove_filter( 'the_content_feed', 'wp_staticize_emoji' );
remove_filter( 'comment_text_rss', 'wp_staticize_emoji' );
remove_filter( 'wp_mail', 'wp_staticize_emoji_for_email' );
add_filter( 'tiny_mce_plugins', 'disable_emojis_tinymce' );
}
add_action( 'init', 'disable_emojis' );
/**
* Filter function used to remove the tinymce emoji plugin.
*
* @param array $plugins
* @return array Difference betwen the two arrays
*/
function disable_emojis_tinymce( $plugins ) {
if ( is_array( $plugins ) ) {
return array_diff( $plugins, array( 'wpemoji' ) );
} else {
return array();
}
}
Caso você queira algo mais fácil, recomendo o plugin Gonzales. Esse é um plugin Premium para WordPress que dará a você total autonomia para gerenciar os scrips que são carregados em suas páginas. Só lembrando que o plugin Gonzales está em nosso curso de performance para wordpress, confere lá.
13 – Desabilite os Hotlinks
Hotlinks é quando alguém copia a URL da sua imagem e utiliza em seu web site. Imagine se 100 pessoas diferentes copiarem as urls das suas imagens e utilizarem em seu web site? O que irá acontecer? Irá acontece que toda vez que alguém acessar o site dessas pessoas o processamento será feito no seu servidor e não no servidor da outra pessoa. Você não quer isso né? Você pode bloquear o uso de suas imagens utilizando o código abaixo em seu arquivo .htaccess
Pingbacks é um recurso nativo do wordpress que te avisa quando alguém fala sobre o seu site em outro lugar da internet. O problema disso é que o seu servidor precisa ficar sempre com o radar ligado para saber se alguém esta falando de você. O que isso gera? Processamento desnecessário em seu servidor pois você poderia utilizar outras ferramentas como Google Alerts para fazer a mesma coisa e tirar esse peso das costas do seu servidor. Com isso você enomizaria algumas bandas de processamento. Então caso você queira desabilitar basta você ir até as configurações do seu wordpresss > configurações de discussão e desmarcar essas 2 opções conforme a imagem abaixo
15 – Especifique as dimensões das imagens
Além de otimizar suas imagens para deixar elas mais leves para o navegador e para o usuário você precisa também especificar as dimensões de largura e altura da imagem. Isso fará com o que o navegador saiba o tamanho exato da imagem que ele precisa “desenhar” caso contrario ele terá que descobrir qual é o tamanho da sua imagem e como você sabe isso gera perda de performance. Então toda vez que você utilizar uma imagem em seu site não esqueça de especificar o tamanho de width e height das imagens.
width="1407" height="233" />
16 – Ajuste o wp-ajax do wordpress
Utilize o plugin Heartbeat Control que está disponível no repositório do wordpress para reajustar suas configurações do ajax do php. É um plugin simples mas que fará sua administração do wordpress ficar muito mais rápido.
17 – Otimize o seu MYSQL
Verifique com sua hospedagem a possibilidade da otimização do MYSQL do servidor através da técnica MySQL Tuning. Caso seja possível seu site ficará um pouco mais rápido ao realizar as consultas do wordpress
18 – Por fim o mais importante, escolha uma excelente empresa de hospedagem
Para fechar com chave de ouro estou disponibilizando uma das aulas do nosso curso de performance para wordpress para explicar o processo de escolha de uma boa empresa de hospedagem para wordpress. https://www.youtube.com/watch?v=0lLzRsVKD74&t=75s Então é isso espero que vocês tenham gostado deste post, se gostou curta e compartilhe. E se você quer aprender mais sobre Performance para wordpress se cadastre em nosso curso clicando na imagem abaixo
Bônus – Conheça nosso método de como melhorar performance do WordPress
1 – Hospedagem WordPress A primeira pergunta que fazemos aos nossos clientes é: Qual sua hospedagem? Dependendo da resposta do mesmo nós já auxiliamos ele a troca. Não adianta nada você implementar nenhuma das dicas abaixo se sua hospedagem for ruim. Você precisa ter uma hospedagem para WordPress. Nós indicamos 2 hospedagens para WordPress: 1 – Weblink – Plano Ouro A Weblink é uma boa hospedagem WordPress brasileira. Em nossas analises ela foi a que melhor nos atendeu. Todos os clientes que nós já indicamos estão 100% satisfeitos. 2 – SiteGround – Plano Growgeek A SiteGround é uma empresa americana, os Sites da Escola Ninja WP estão hospedados na SiteGround e ela sem dúvida para nós é uma das melhores hospedagem WordPress de forma geral. Sem falar no suporte dos caras, é NINJA. 1 – Analise de Plugins Nessa etapa nosso time de analistas verifica a quantidade de Plugins que o site dos clientes estão utilizando. O objetivo desta analise é identificar se todos os plugins são realmente necessários e se é possível desativar alguns. Junto com a analise dos plugins, nós instalamos o Plugin P3 profiler para identificar algum possível gargalo gerado por outros plugins. Após identificar e remover os plugins que estão causando lentidão, partimos para próxima etapa que é a Ativação do CloudFlare. 2 – Ativação do CloudFlare. Como você já deve ter visto, o cloudFlare é uma plataforma de distribuição de conteúdo na rede que fará o seu site ficar muito mais rápido, isso é possível pois o CloudFlare distribui o conteúdo do seu site em vários de seus servidores. No caso, nós criamos uma conta para o Cliente e Instalamos o CloudFlare no seu site. Caso você queira, você também pode usar o SSL Grátis do mesmo. Veja o vídeo abaixo e aprenda como configurar o CloudFlare. https://www.youtube.com/watch?v=mMjSLJOxPI8 Após instalar o CloudFlare no seu site é preciso aguardar o prazo de 24 horas para propagação, esse prazo é obrigatório para que o serviço funcione no seu site. 3 – Otimização de Imagens Após ter instalado e configurado o CloudFlare, partimos para próxima fase que é a otimização das imagens do WordPres, essa etapa é de extrema importância. As imagens são responsáveis por mais de 30% da lentidão do seu site, logo você deve dar bastante atenção nisso. Aqui na Escola Ninja WP nós usamos 1 plugin e 1 ferramenta para otimizar nossas imagens e as imagens dos projetos dos clientes. 1 – JPEG MINI – Software instalado no Computador que permite você fazer uma otimização em massa, o legal desta ferramenta é que você pode arrastar e soltar uma pasta com número ilimitados de imagens. 2 – Optimius – Melhor Plugin para Otimização de imagens WordPress. Sério depois que contratamos este plugin nunca mais tivemos problemas com imagens pesadas. Mas aqui vale uma dica, não adianta usar a versão FREE dele, pois ela é limitada a imagens de 100 kbps, já a versão PRO do mesmo permite otimizar imagens com até 5 MB. E quando as imagens tem mais de 5MB? Lembra do JPEG MINI? Pois é, primeiro nós otimizamos todas as imagens usando ele, e depois de otimizadas nós inserimos elas no WordPress com isso elas ganham uma nova otimização. Não se preocupe pois não a perda de qualidade. A versão PRO do Optimus custa $ 19 dólares. Clique aqui para comprar3 – Cache e arquivos estáticos A próxima etapa é uma das mais tranquilas e também dependendo do seu tema a mais chata. Estou falando do sistema de cache. O plugin que nós utilizamos em todos os projetos é o WP ROCKET, sem sombra de dúvidas ele é o melhor plugin de cache para WordPress. 4 – Otimizações Gerais Se você implementou tudo até aqui você já deve ter notado um ganho de performance. Porem muitos clientes ainda nos questionam de certas lentidões em determinados situações e isso pode ser muito complicado de dizer de uma forma geral para todos. Pois cada template usa arquivos específicos e funcionalidades específicas, logo só uma analise de um especialista em WordPress pode te ajudar a ter mais performance. Porem quero te apresentar um plugin bem interessante que estamos adotando em todos nossos projetos. Perfmetters – O Objetivo deste plugin é remover recursos que e grande maioria das vezes você não vai precisar usar. Ele também te permite você desabilitar o uso de arquivos CSS, JS que você também não vai usar em seus projetos. Exemplo: Você esta usando um tema onde toda imagem que você coloca abre em formato Modal ou Lightbox, para que o seu site tenha condições de fazer isso, ele precisa de 2 arquivos diferentes, 1 Javascript para fazer o efeito e 1 CSS para cuidar da aparência. Porem você notou em suas analises que nenhum usuário clica nas imagens, logo ter esse efeito seria um desperdício de tempo de carregamento. Então quando você Instala o PerfMetters você terá condições de desabilitar os 2 arquivos e outros que julgar necessário. O que eu ganho com isso? Tempo de carregamento pois o seu usuário não terá que baixar arquivos desnecessários. Entendeu? Outra otimização que nós fazemos em alguns casos é a de banco de dados, eu dico em alguns casos pois o WP ROCKET já faz essa atividade, porem como isso não é o CORE do plugin ele não faz com tamanha perfeição sendo necessário a adição temporária de um Plugin WP Optimize.
Serviço de Performance WordPress
E por fim se você não teve o resultado que desejava, nós disponibilizamos aos nossos clientes, o serviço de Performance WordPress. Ao contratar nosso serviço de Performance WordPress nossa equipe de analistas irá implementar todas as principais técnicas citadas acima para melhorar ainda mais performance do seu site WordPress. Para saber mais sobre nossa solução de Performance WordPress, clique no link a seguir. https://www.escolaninjawp.com.br/servicos/servico-de-performance-wordpress/ Nossa equipe de analistas diariamente estuda novas técnicas e métodos de melhoria de performance WordPress, então quero te convidar a se cadastrar abaixo para receber nossas principais dicas de como melhorar a performance do WordPress. Até breve. Imagens utilizadas : freepik.com ]]>
Sou especialista WordPress com formação em análise e desenvolvimento de sistemas para internet com especialização em Marketing Digital. Meu objetivo com este blog é te ajudar a alavancar o seu negócio com o WordPress.
A weblink é a (ou da) Hostinger!? Reparei pela similaridade do layout e dos planos. Estou procurando este tema faz um tempo, mas parece ser desenvolvido no código mesmo. Além disso no ctrl + U tem diversas mensões a própria hostinger, rsrs
Vinny, tudo bem. Criamos este vídeo mostrando como descobrir temas e plugins de sites feitos em WordPress na internet. Aqui está https://www.youtube.com/watch?v=oWWyqH4q2wI . Sobre estas empresas de hospedagem não trabalhamos com elas por isso não temos propriedade para falar.
Obrigado Vinny. Inscreva em nosso canal, pois estamos ensinando coisas bastante avançadas de forma simples para qualquer um aprender e evoluir no WordPresss. https://bit.ly/inscrever-no-you-tube
Obrigado Vinny. Inscreva em nosso canal, pois estamos ensinando coisas bastante avançadas de forma simples para qualquer um aprender e evoluir no WordPresss. https://bit.ly/inscrever-no-you-tube
Parabéns e o artigo esta perfeito e bem explicativo sobre o assunto. Infelizmente tem poucos sites abordando sobre esse assunto. Compartilhei no meu twitter e facebook.
Eita até que fim achei o que estava procurando na internet. A internet é excelente, mas as vezes achar o que precisa pode demorar muito. Excelente artigo e vou compartilhar agora.
Parabens Otimo site, muito bem feito.
A weblink é a (ou da) Hostinger!?
Reparei pela similaridade do layout e dos planos.
Estou procurando este tema faz um tempo, mas parece ser desenvolvido no código mesmo.
Além disso no ctrl + U tem diversas mensões a própria hostinger, rsrs
Vinny, tudo bem. Criamos este vídeo mostrando como descobrir temas e plugins de sites feitos em WordPress na internet. Aqui está https://www.youtube.com/watch?v=oWWyqH4q2wI . Sobre estas empresas de hospedagem não trabalhamos com elas por isso não temos propriedade para falar.
Ah… sobre o artigo: melhor impossível!
Valeeew ,hehe
Obrigado Vinny. Inscreva em nosso canal, pois estamos ensinando coisas bastante avançadas de forma simples para qualquer um aprender e evoluir no WordPresss. https://bit.ly/inscrever-no-you-tube
Obrigado Vinny. Inscreva em nosso canal, pois estamos ensinando coisas bastante avançadas de forma simples para qualquer um aprender e evoluir no WordPresss. https://bit.ly/inscrever-no-you-tube
Parabéns pelo site gostei muito. 😉
Obrigado Maria.
Marisa, muito obrigado.
Marisa, muito obrigado.
Como você trabalha com marketing digital, eu deixei um recado gravado em vídeo para você ok.
Esta ai nesta página que deixei no campo site.
Parabéns e o artigo esta perfeito e bem explicativo sobre o
assunto. Infelizmente tem poucos sites abordando sobre
esse assunto. Compartilhei no meu twitter e facebook.
Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
trabalho!
Gostei muito.
um grande abraço!!!
Agradeço por suas palavras Marcos!
Agradeço pela suas palavras Marcos!
Eita até que fim achei o que estava procurando na
internet. A internet é excelente, mas as vezes achar o que
precisa pode demorar muito. Excelente artigo e vou
compartilhar agora.
Uau adorei o conteúdo. Que dicas você daria para quem
quer ranquear com artigos em 2021? Parabéns..vou voltar
mais vezes!